Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Thayrine Farias
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Lins, Abigail Fregni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/26210
Resumo: Nosso artigo diz respeito a um estudo de pesquisa sobre uso de kits de Robótica Educacional com relação ao raciocínio proporcional. Buscamos responder a viabilidade, se alguma, de se utilizar Robótica Educacional em aulas de Matemática. Em caso afirmativo, em que medida o seu uso auxilia a aprendizagem. Tomamos análise de erros como nosso norte analítico. A pesquisa de campo se deu em três etapas ao longo de quatro dias com dezenove alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. A primeira etapa buscou identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da Matemática. Já a segunda versou sobre ambientação e aplicação de uma proposta didática desenvolvida. E a etapa final implicou na aplicação de um Questionário Final, objetivando identificar as possíveis mudanças nos conhecimentos dos alunos. A proposta didática desenvolvida contém duas partes abordando Geometria e Raciocínio Proporcional, respectivamente, sendo parte I com apenas uma atividade e parte II com três. Em nosso artigo, apresentamos e discutimos duas das três atividades realizadas por um trio entre os dezenove alunos com relação à parte II de nossa proposta didática. A partir de nossos resultados, de modo geral, o trio de alunos teve um desempenho satisfatório. Podemos afirmar que Robótica Educacional é um recurso motivador e pode auxiliar nas aulas de Matemática. Destacamos que professores ao fazer uso de kits de Robótica Educacional em suas aulas devem ter cuidado e percepção que nem sempre poderão utilizá-los, para determinados conteúdos matemáticos, pois Robótica Educacional tem suas limitações.
id UFJF-6_d3ac270b5716768e36344d3670cce942
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/26210
network_acronym_str UFJF-6
network_name_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository_id_str
spelling Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcionalEducação matemáticaRobótica EducacionalAnálise de errosRaciocínio proporcionalObservatório da EducaçãoNosso artigo diz respeito a um estudo de pesquisa sobre uso de kits de Robótica Educacional com relação ao raciocínio proporcional. Buscamos responder a viabilidade, se alguma, de se utilizar Robótica Educacional em aulas de Matemática. Em caso afirmativo, em que medida o seu uso auxilia a aprendizagem. Tomamos análise de erros como nosso norte analítico. A pesquisa de campo se deu em três etapas ao longo de quatro dias com dezenove alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. A primeira etapa buscou identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da Matemática. Já a segunda versou sobre ambientação e aplicação de uma proposta didática desenvolvida. E a etapa final implicou na aplicação de um Questionário Final, objetivando identificar as possíveis mudanças nos conhecimentos dos alunos. A proposta didática desenvolvida contém duas partes abordando Geometria e Raciocínio Proporcional, respectivamente, sendo parte I com apenas uma atividade e parte II com três. Em nosso artigo, apresentamos e discutimos duas das três atividades realizadas por um trio entre os dezenove alunos com relação à parte II de nossa proposta didática. A partir de nossos resultados, de modo geral, o trio de alunos teve um desempenho satisfatório. Podemos afirmar que Robótica Educacional é um recurso motivador e pode auxiliar nas aulas de Matemática. Destacamos que professores ao fazer uso de kits de Robótica Educacional em suas aulas devem ter cuidado e percepção que nem sempre poderão utilizá-los, para determinados conteúdos matemáticos, pois Robótica Educacional tem suas limitações.Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática2017-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/2621010.34019/2594-4673.2017.v1.26210Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 1 n. 1 (2017): Julho - Dezembro2594-4673reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/26210/18088Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccessCavalcante, Thayrine FariasLins, Abigail Fregni2019-08-30T14:22:04Zoai:periodicos.ufjf.br:article/26210Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/indexPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/oairevista.ridema@gmail.com||2594-46732594-4673opendoar:2019-08-30T14:22:04Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
title Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
spellingShingle Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
Cavalcante, Thayrine Farias
Educação matemática
Robótica Educacional
Análise de erros
Raciocínio proporcional
Observatório da Educação
title_short Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
title_full Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
title_fullStr Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
title_full_unstemmed Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
title_sort Análise de erros: robótica educacional e raciocínio proporcional
author Cavalcante, Thayrine Farias
author_facet Cavalcante, Thayrine Farias
Lins, Abigail Fregni
author_role author
author2 Lins, Abigail Fregni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Thayrine Farias
Lins, Abigail Fregni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Robótica Educacional
Análise de erros
Raciocínio proporcional
Observatório da Educação
topic Educação matemática
Robótica Educacional
Análise de erros
Raciocínio proporcional
Observatório da Educação
description Nosso artigo diz respeito a um estudo de pesquisa sobre uso de kits de Robótica Educacional com relação ao raciocínio proporcional. Buscamos responder a viabilidade, se alguma, de se utilizar Robótica Educacional em aulas de Matemática. Em caso afirmativo, em que medida o seu uso auxilia a aprendizagem. Tomamos análise de erros como nosso norte analítico. A pesquisa de campo se deu em três etapas ao longo de quatro dias com dezenove alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Campina Grande, Paraíba. A primeira etapa buscou identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da Matemática. Já a segunda versou sobre ambientação e aplicação de uma proposta didática desenvolvida. E a etapa final implicou na aplicação de um Questionário Final, objetivando identificar as possíveis mudanças nos conhecimentos dos alunos. A proposta didática desenvolvida contém duas partes abordando Geometria e Raciocínio Proporcional, respectivamente, sendo parte I com apenas uma atividade e parte II com três. Em nosso artigo, apresentamos e discutimos duas das três atividades realizadas por um trio entre os dezenove alunos com relação à parte II de nossa proposta didática. A partir de nossos resultados, de modo geral, o trio de alunos teve um desempenho satisfatório. Podemos afirmar que Robótica Educacional é um recurso motivador e pode auxiliar nas aulas de Matemática. Destacamos que professores ao fazer uso de kits de Robótica Educacional em suas aulas devem ter cuidado e percepção que nem sempre poderão utilizá-los, para determinados conteúdos matemáticos, pois Robótica Educacional tem suas limitações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/26210
10.34019/2594-4673.2017.v1.26210
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/26210
identifier_str_mv 10.34019/2594-4673.2017.v1.26210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/26210/18088
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática ; v. 1 n. 1 (2017): Julho - Dezembro
2594-4673
reponame:Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
collection Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.ridema@gmail.com||
_version_ 1797069117563338753