A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Franciele Cristina da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neres, Celi Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31648
Resumo: Esse estudo teve como objetivo abordar as pesquisas relacionadas ao uso das tecnologias assistivas na educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez. Para tanto, recorreu-se às seguintes bases de dados: Instituto Brasileiro de informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), Scientific Eletronic Library (Scielo), Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Concluiu-se que as temáticas ainda são muito abrangentes em detrimento de estudos específicos que tratem o uso das tecnologias assistivas para os estudantes com deficiência.
id UFJF-7_0dc50a184c32e954e86c9f7902ff15a8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31648
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisastecnologias assistivaseducaçãodeficiência auditiva/surdezEsse estudo teve como objetivo abordar as pesquisas relacionadas ao uso das tecnologias assistivas na educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez. Para tanto, recorreu-se às seguintes bases de dados: Instituto Brasileiro de informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), Scientific Eletronic Library (Scielo), Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Concluiu-se que as temáticas ainda são muito abrangentes em detrimento de estudos específicos que tratem o uso das tecnologias assistivas para os estudantes com deficiência.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31648Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 2 (2017): Docência, políticas públicas e legislação educacional no Brasil; 447-4652237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31648/21068Silva, Franciele Cristina da Neres, Celi Corrêa info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-18T01:27:31Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31648Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:30.193963Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas
title A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas
spellingShingle A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas
Silva, Franciele Cristina da
tecnologias assistivas
educação
deficiência auditiva/surdez
title_short A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas
title_full A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas
title_fullStr A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas
title_full_unstemmed A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas
title_sort A educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez e o uso das tecnologias assistivas: o que demonstram as pesquisas
author Silva, Franciele Cristina da
author_facet Silva, Franciele Cristina da
Neres, Celi Corrêa
author_role author
author2 Neres, Celi Corrêa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Franciele Cristina da
Neres, Celi Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv tecnologias assistivas
educação
deficiência auditiva/surdez
topic tecnologias assistivas
educação
deficiência auditiva/surdez
description Esse estudo teve como objetivo abordar as pesquisas relacionadas ao uso das tecnologias assistivas na educação das pessoas com deficiência auditiva/surdez. Para tanto, recorreu-se às seguintes bases de dados: Instituto Brasileiro de informações em Ciência e Tecnologia (IBICT), Scientific Eletronic Library (Scielo), Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Concluiu-se que as temáticas ainda são muito abrangentes em detrimento de estudos específicos que tratem o uso das tecnologias assistivas para os estudantes com deficiência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31648
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31648/21068
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 2 (2017): Docência, políticas públicas e legislação educacional no Brasil; 447-465
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123388960768