A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TAVEIRA, Luana Sabrina
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57766
Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender sobre a importância do planejamento nas escolas regulares visando a inclusão dos alunos com deficiencia auditiva ou surdez. Para tanto definiu-se como metodologia a revisão bibliográfica baseada em autores da área da educação e da educação inclusiva, além de pesquisas online feitas em artigos, monografias e teses de mestrado e doutorado. Sendo assim, foi possível abordar assuntos relacionados a educação inclusiva no Brasil e no mundo com o intuito de destacar a importância do olhar inclusivo aos alunos com deficiencia auditiva ou surdez, discorrer sobre o ensino de libras na inclusão destes alunos e compreender a importância do planejamento para o atendimento educacional dos referidos alunos. Contudo foi possível concluir que o ensino de libras deve ser feito concomitante ao ensino da Língua Portuguesa, através de professores especializados e em ambientes escolares adequados para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma eficaz, levando em consideração o grau de deficiencia dos referidos alunos, assim como o contexto em que estão inseridos. Para o planejado das atividades considerou-se o estudo da Profª Dra. Mirlene Ferreira Macedo Damásio, elaborado para o Curso de Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, por ser um material didático, escrito de forma clara e objetiva e as duas fases do desenvolvimento do pensamento e da linguagem proposto por Lev Semionovitch Vygotsk.
id Krot_afba9cd7b9449d3143a302f3f41c1636
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57766
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regularEducação inclusivaDeficiencia auditivaSurdezEscola regularO presente estudo tem como objetivo compreender sobre a importância do planejamento nas escolas regulares visando a inclusão dos alunos com deficiencia auditiva ou surdez. Para tanto definiu-se como metodologia a revisão bibliográfica baseada em autores da área da educação e da educação inclusiva, além de pesquisas online feitas em artigos, monografias e teses de mestrado e doutorado. Sendo assim, foi possível abordar assuntos relacionados a educação inclusiva no Brasil e no mundo com o intuito de destacar a importância do olhar inclusivo aos alunos com deficiencia auditiva ou surdez, discorrer sobre o ensino de libras na inclusão destes alunos e compreender a importância do planejamento para o atendimento educacional dos referidos alunos. Contudo foi possível concluir que o ensino de libras deve ser feito concomitante ao ensino da Língua Portuguesa, através de professores especializados e em ambientes escolares adequados para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma eficaz, levando em consideração o grau de deficiencia dos referidos alunos, assim como o contexto em que estão inseridos. Para o planejado das atividades considerou-se o estudo da Profª Dra. Mirlene Ferreira Macedo Damásio, elaborado para o Curso de Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, por ser um material didático, escrito de forma clara e objetiva e as duas fases do desenvolvimento do pensamento e da linguagem proposto por Lev Semionovitch Vygotsk.2023-06-27T14:02:05Z2023-06-27T14:02:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57766TAVEIRA, Luana Sabrinaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-27T14:02:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57766Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-27T14:02:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-27T14:02:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
title A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
spellingShingle A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
TAVEIRA, Luana Sabrina
Educação inclusiva
Deficiencia auditiva
Surdez
Escola regular
title_short A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
title_full A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
title_fullStr A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
title_full_unstemmed A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
title_sort A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
author TAVEIRA, Luana Sabrina
author_facet TAVEIRA, Luana Sabrina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TAVEIRA, Luana Sabrina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Deficiencia auditiva
Surdez
Escola regular
topic Educação inclusiva
Deficiencia auditiva
Surdez
Escola regular
description O presente estudo tem como objetivo compreender sobre a importância do planejamento nas escolas regulares visando a inclusão dos alunos com deficiencia auditiva ou surdez. Para tanto definiu-se como metodologia a revisão bibliográfica baseada em autores da área da educação e da educação inclusiva, além de pesquisas online feitas em artigos, monografias e teses de mestrado e doutorado. Sendo assim, foi possível abordar assuntos relacionados a educação inclusiva no Brasil e no mundo com o intuito de destacar a importância do olhar inclusivo aos alunos com deficiencia auditiva ou surdez, discorrer sobre o ensino de libras na inclusão destes alunos e compreender a importância do planejamento para o atendimento educacional dos referidos alunos. Contudo foi possível concluir que o ensino de libras deve ser feito concomitante ao ensino da Língua Portuguesa, através de professores especializados e em ambientes escolares adequados para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma eficaz, levando em consideração o grau de deficiencia dos referidos alunos, assim como o contexto em que estão inseridos. Para o planejado das atividades considerou-se o estudo da Profª Dra. Mirlene Ferreira Macedo Damásio, elaborado para o Curso de Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, por ser um material didático, escrito de forma clara e objetiva e as duas fases do desenvolvimento do pensamento e da linguagem proposto por Lev Semionovitch Vygotsk.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-27T14:02:05Z
2023-06-27T14:02:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57766
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672943307259904