A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57766 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo compreender sobre a importância do planejamento nas escolas regulares visando a inclusão dos alunos com deficiencia auditiva ou surdez. Para tanto definiu-se como metodologia a revisão bibliográfica baseada em autores da área da educação e da educação inclusiva, além de pesquisas online feitas em artigos, monografias e teses de mestrado e doutorado. Sendo assim, foi possível abordar assuntos relacionados a educação inclusiva no Brasil e no mundo com o intuito de destacar a importância do olhar inclusivo aos alunos com deficiencia auditiva ou surdez, discorrer sobre o ensino de libras na inclusão destes alunos e compreender a importância do planejamento para o atendimento educacional dos referidos alunos. Contudo foi possível concluir que o ensino de libras deve ser feito concomitante ao ensino da Língua Portuguesa, através de professores especializados e em ambientes escolares adequados para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma eficaz, levando em consideração o grau de deficiencia dos referidos alunos, assim como o contexto em que estão inseridos. Para o planejado das atividades considerou-se o estudo da Profª Dra. Mirlene Ferreira Macedo Damásio, elaborado para o Curso de Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, por ser um material didático, escrito de forma clara e objetiva e as duas fases do desenvolvimento do pensamento e da linguagem proposto por Lev Semionovitch Vygotsk. |
id |
Krot_afba9cd7b9449d3143a302f3f41c1636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57766 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regularEducação inclusivaDeficiencia auditivaSurdezEscola regularO presente estudo tem como objetivo compreender sobre a importância do planejamento nas escolas regulares visando a inclusão dos alunos com deficiencia auditiva ou surdez. Para tanto definiu-se como metodologia a revisão bibliográfica baseada em autores da área da educação e da educação inclusiva, além de pesquisas online feitas em artigos, monografias e teses de mestrado e doutorado. Sendo assim, foi possível abordar assuntos relacionados a educação inclusiva no Brasil e no mundo com o intuito de destacar a importância do olhar inclusivo aos alunos com deficiencia auditiva ou surdez, discorrer sobre o ensino de libras na inclusão destes alunos e compreender a importância do planejamento para o atendimento educacional dos referidos alunos. Contudo foi possível concluir que o ensino de libras deve ser feito concomitante ao ensino da Língua Portuguesa, através de professores especializados e em ambientes escolares adequados para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma eficaz, levando em consideração o grau de deficiencia dos referidos alunos, assim como o contexto em que estão inseridos. Para o planejado das atividades considerou-se o estudo da Profª Dra. Mirlene Ferreira Macedo Damásio, elaborado para o Curso de Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, por ser um material didático, escrito de forma clara e objetiva e as duas fases do desenvolvimento do pensamento e da linguagem proposto por Lev Semionovitch Vygotsk.2023-06-27T14:02:05Z2023-06-27T14:02:05Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57766TAVEIRA, Luana Sabrinaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-27T14:02:05Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57766Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-27T14:02:05falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-27T14:02:05Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular |
title |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular |
spellingShingle |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular TAVEIRA, Luana Sabrina Educação inclusiva Deficiencia auditiva Surdez Escola regular |
title_short |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular |
title_full |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular |
title_fullStr |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular |
title_full_unstemmed |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular |
title_sort |
A inclusão de alunos com deficiência auditiva ou surdez na escola regular |
author |
TAVEIRA, Luana Sabrina |
author_facet |
TAVEIRA, Luana Sabrina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TAVEIRA, Luana Sabrina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Deficiencia auditiva Surdez Escola regular |
topic |
Educação inclusiva Deficiencia auditiva Surdez Escola regular |
description |
O presente estudo tem como objetivo compreender sobre a importância do planejamento nas escolas regulares visando a inclusão dos alunos com deficiencia auditiva ou surdez. Para tanto definiu-se como metodologia a revisão bibliográfica baseada em autores da área da educação e da educação inclusiva, além de pesquisas online feitas em artigos, monografias e teses de mestrado e doutorado. Sendo assim, foi possível abordar assuntos relacionados a educação inclusiva no Brasil e no mundo com o intuito de destacar a importância do olhar inclusivo aos alunos com deficiencia auditiva ou surdez, discorrer sobre o ensino de libras na inclusão destes alunos e compreender a importância do planejamento para o atendimento educacional dos referidos alunos. Contudo foi possível concluir que o ensino de libras deve ser feito concomitante ao ensino da Língua Portuguesa, através de professores especializados e em ambientes escolares adequados para que o processo ensino aprendizagem ocorra de forma eficaz, levando em consideração o grau de deficiencia dos referidos alunos, assim como o contexto em que estão inseridos. Para o planejado das atividades considerou-se o estudo da Profª Dra. Mirlene Ferreira Macedo Damásio, elaborado para o Curso de Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado, por ser um material didático, escrito de forma clara e objetiva e as duas fases do desenvolvimento do pensamento e da linguagem proposto por Lev Semionovitch Vygotsk. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-06-27T14:02:05Z 2023-06-27T14:02:05Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57766 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57766 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672943307259904 |