Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Lara Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129
Resumo: As ideias apresentadas neste texto têm como cenário uma pesquisa em Educação Matemática cujo objetivo é investigar como estudantes de graduação em matemática exploram Geometria Fractal utilizando o software GeoGebra. Especificamente, são explorados aspectos concernentes ao Pensamento Computacional, os quais foram qualitativamente analisados em termos habilidades a partir da realização de sessões de experimento de ensino com uma dupla de estudantes. No presente caso, a construção dinâmica do Triângulo de Sierpinski e de um GIF que apresenta três iterações do fractal, a partir de uma atividade proposta, revelou as seguintes habilidades no processo de exploração dos estudantes: coleta, análise e representação de dados, abstração, criação de algoritmo e automatização, decomposição do problema, simulação e paralelização. Tais habilidades foram significativas para que estudantes compreendessem um algoritmo criado referente à construção que haviam realizado.
id UFJF-7_2d6b672431eccf6669b292c80ad5a012
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31129
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebraFractaisGeoGebraPensamento ComputacionalAs ideias apresentadas neste texto têm como cenário uma pesquisa em Educação Matemática cujo objetivo é investigar como estudantes de graduação em matemática exploram Geometria Fractal utilizando o software GeoGebra. Especificamente, são explorados aspectos concernentes ao Pensamento Computacional, os quais foram qualitativamente analisados em termos habilidades a partir da realização de sessões de experimento de ensino com uma dupla de estudantes. No presente caso, a construção dinâmica do Triângulo de Sierpinski e de um GIF que apresenta três iterações do fractal, a partir de uma atividade proposta, revelou as seguintes habilidades no processo de exploração dos estudantes: coleta, análise e representação de dados, abstração, criação de algoritmo e automatização, decomposição do problema, simulação e paralelização. Tais habilidades foram significativas para que estudantes compreendessem um algoritmo criado referente à construção que haviam realizado.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3112910.34019/2237-9444.2019.v9.31129Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 537-5592237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129/20857Barbosa, Lara MartinsSilva, Ricardo Scucuglia Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T22:10:39Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31129Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:26.769072Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
title Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
spellingShingle Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
Barbosa, Lara Martins
Fractais
GeoGebra
Pensamento Computacional
title_short Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
title_full Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
title_fullStr Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
title_full_unstemmed Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
title_sort Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
author Barbosa, Lara Martins
author_facet Barbosa, Lara Martins
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
author_role author
author2 Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Lara Martins
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Fractais
GeoGebra
Pensamento Computacional
topic Fractais
GeoGebra
Pensamento Computacional
description As ideias apresentadas neste texto têm como cenário uma pesquisa em Educação Matemática cujo objetivo é investigar como estudantes de graduação em matemática exploram Geometria Fractal utilizando o software GeoGebra. Especificamente, são explorados aspectos concernentes ao Pensamento Computacional, os quais foram qualitativamente analisados em termos habilidades a partir da realização de sessões de experimento de ensino com uma dupla de estudantes. No presente caso, a construção dinâmica do Triângulo de Sierpinski e de um GIF que apresenta três iterações do fractal, a partir de uma atividade proposta, revelou as seguintes habilidades no processo de exploração dos estudantes: coleta, análise e representação de dados, abstração, criação de algoritmo e automatização, decomposição do problema, simulação e paralelização. Tais habilidades foram significativas para que estudantes compreendessem um algoritmo criado referente à construção que haviam realizado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129
10.34019/2237-9444.2019.v9.31129
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129
identifier_str_mv 10.34019/2237-9444.2019.v9.31129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129/20857
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 537-559
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123029299200