Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129 |
Resumo: | As ideias apresentadas neste texto têm como cenário uma pesquisa em Educação Matemática cujo objetivo é investigar como estudantes de graduação em matemática exploram Geometria Fractal utilizando o software GeoGebra. Especificamente, são explorados aspectos concernentes ao Pensamento Computacional, os quais foram qualitativamente analisados em termos habilidades a partir da realização de sessões de experimento de ensino com uma dupla de estudantes. No presente caso, a construção dinâmica do Triângulo de Sierpinski e de um GIF que apresenta três iterações do fractal, a partir de uma atividade proposta, revelou as seguintes habilidades no processo de exploração dos estudantes: coleta, análise e representação de dados, abstração, criação de algoritmo e automatização, decomposição do problema, simulação e paralelização. Tais habilidades foram significativas para que estudantes compreendessem um algoritmo criado referente à construção que haviam realizado. |
id |
UFJF-7_2d6b672431eccf6669b292c80ad5a012 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31129 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebraFractaisGeoGebraPensamento ComputacionalAs ideias apresentadas neste texto têm como cenário uma pesquisa em Educação Matemática cujo objetivo é investigar como estudantes de graduação em matemática exploram Geometria Fractal utilizando o software GeoGebra. Especificamente, são explorados aspectos concernentes ao Pensamento Computacional, os quais foram qualitativamente analisados em termos habilidades a partir da realização de sessões de experimento de ensino com uma dupla de estudantes. No presente caso, a construção dinâmica do Triângulo de Sierpinski e de um GIF que apresenta três iterações do fractal, a partir de uma atividade proposta, revelou as seguintes habilidades no processo de exploração dos estudantes: coleta, análise e representação de dados, abstração, criação de algoritmo e automatização, decomposição do problema, simulação e paralelização. Tais habilidades foram significativas para que estudantes compreendessem um algoritmo criado referente à construção que haviam realizado.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/3112910.34019/2237-9444.2019.v9.31129Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 537-5592237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129/20857Barbosa, Lara MartinsSilva, Ricardo Scucuglia Rodrigues dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T22:10:39Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31129Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:26.769072Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra |
title |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra |
spellingShingle |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra Barbosa, Lara Martins Fractais GeoGebra Pensamento Computacional |
title_short |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra |
title_full |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra |
title_fullStr |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra |
title_full_unstemmed |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra |
title_sort |
Sobre pensamento computacional na construção de um Triângulo de Sierpinski com o GeoGebra |
author |
Barbosa, Lara Martins |
author_facet |
Barbosa, Lara Martins Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Lara Martins Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fractais GeoGebra Pensamento Computacional |
topic |
Fractais GeoGebra Pensamento Computacional |
description |
As ideias apresentadas neste texto têm como cenário uma pesquisa em Educação Matemática cujo objetivo é investigar como estudantes de graduação em matemática exploram Geometria Fractal utilizando o software GeoGebra. Especificamente, são explorados aspectos concernentes ao Pensamento Computacional, os quais foram qualitativamente analisados em termos habilidades a partir da realização de sessões de experimento de ensino com uma dupla de estudantes. No presente caso, a construção dinâmica do Triângulo de Sierpinski e de um GIF que apresenta três iterações do fractal, a partir de uma atividade proposta, revelou as seguintes habilidades no processo de exploração dos estudantes: coleta, análise e representação de dados, abstração, criação de algoritmo e automatização, decomposição do problema, simulação e paralelização. Tais habilidades foram significativas para que estudantes compreendessem um algoritmo criado referente à construção que haviam realizado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129 10.34019/2237-9444.2019.v9.31129 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129 |
identifier_str_mv |
10.34019/2237-9444.2019.v9.31129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31129/20857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 9 n. 1 (2019): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática (continuação); 537-559 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123029299200 |