Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Daianny Madalena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346
Resumo: A finalidade deste artigo é analisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica empreendido a partir de 1990 no Brasil. O desenvolvimento do trabalho levou em conta a formação da organização docente e o mapeamento de suas principais lutas em direção à escola pública, democrática e popular. Este estudo, assim, perspectivou-se na triangulação entre as metodologias qualitativa, dialética e comparatista. A partir das análises realizadas, concluiu-se que as grandes transformações na direção de uma educação para a cidadania, a democracia e a emancipação precisam da participação efetiva dos trabalhadores nela envolvidos.
id UFJF-7_2d8ee84934c9890804f4deaf6cfe0cc7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32346
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docenteAvaliação em larga escalaOrganização docenteConfederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)A finalidade deste artigo é analisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica empreendido a partir de 1990 no Brasil. O desenvolvimento do trabalho levou em conta a formação da organização docente e o mapeamento de suas principais lutas em direção à escola pública, democrática e popular. Este estudo, assim, perspectivou-se na triangulação entre as metodologias qualitativa, dialética e comparatista. A partir das análises realizadas, concluiu-se que as grandes transformações na direção de uma educação para a cidadania, a democracia e a emancipação precisam da participação efetiva dos trabalhadores nela envolvidos.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 102-1202237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346/21390 Costa, Daianny Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-26T14:36:59Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32346Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:36.908210Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
title Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
spellingShingle Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
Costa, Daianny Madalena
Avaliação em larga escala
Organização docente
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
title_short Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
title_full Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
title_fullStr Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
title_full_unstemmed Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
title_sort Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
author Costa, Daianny Madalena
author_facet Costa, Daianny Madalena
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Daianny Madalena
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação em larga escala
Organização docente
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
topic Avaliação em larga escala
Organização docente
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)
description A finalidade deste artigo é analisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica empreendido a partir de 1990 no Brasil. O desenvolvimento do trabalho levou em conta a formação da organização docente e o mapeamento de suas principais lutas em direção à escola pública, democrática e popular. Este estudo, assim, perspectivou-se na triangulação entre as metodologias qualitativa, dialética e comparatista. A partir das análises realizadas, concluiu-se que as grandes transformações na direção de uma educação para a cidadania, a democracia e a emancipação precisam da participação efetiva dos trabalhadores nela envolvidos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346/21390
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 102-120
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054124108283904