Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346 |
Resumo: | A finalidade deste artigo é analisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica empreendido a partir de 1990 no Brasil. O desenvolvimento do trabalho levou em conta a formação da organização docente e o mapeamento de suas principais lutas em direção à escola pública, democrática e popular. Este estudo, assim, perspectivou-se na triangulação entre as metodologias qualitativa, dialética e comparatista. A partir das análises realizadas, concluiu-se que as grandes transformações na direção de uma educação para a cidadania, a democracia e a emancipação precisam da participação efetiva dos trabalhadores nela envolvidos. |
id |
UFJF-7_2d8ee84934c9890804f4deaf6cfe0cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32346 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docenteAvaliação em larga escalaOrganização docenteConfederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE)A finalidade deste artigo é analisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica empreendido a partir de 1990 no Brasil. O desenvolvimento do trabalho levou em conta a formação da organização docente e o mapeamento de suas principais lutas em direção à escola pública, democrática e popular. Este estudo, assim, perspectivou-se na triangulação entre as metodologias qualitativa, dialética e comparatista. A partir das análises realizadas, concluiu-se que as grandes transformações na direção de uma educação para a cidadania, a democracia e a emancipação precisam da participação efetiva dos trabalhadores nela envolvidos.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 102-1202237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346/21390 Costa, Daianny Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-26T14:36:59Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32346Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:36.908210Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente |
title |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente |
spellingShingle |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente Costa, Daianny Madalena Avaliação em larga escala Organização docente Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
title_short |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente |
title_full |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente |
title_fullStr |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente |
title_full_unstemmed |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente |
title_sort |
Avaliação em larga escala: uma contribuição da organização docente |
author |
Costa, Daianny Madalena |
author_facet |
Costa, Daianny Madalena |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Daianny Madalena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação em larga escala Organização docente Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
topic |
Avaliação em larga escala Organização docente Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) |
description |
A finalidade deste artigo é analisar o Sistema de Avaliação da Educação Básica empreendido a partir de 1990 no Brasil. O desenvolvimento do trabalho levou em conta a formação da organização docente e o mapeamento de suas principais lutas em direção à escola pública, democrática e popular. Este estudo, assim, perspectivou-se na triangulação entre as metodologias qualitativa, dialética e comparatista. A partir das análises realizadas, concluiu-se que as grandes transformações na direção de uma educação para a cidadania, a democracia e a emancipação precisam da participação efetiva dos trabalhadores nela envolvidos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32346/21390 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 102-120 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054124108283904 |