Pesquisa avaliativa em educação e mudanças nos modos de regulação dos sistemas educacionais: Concepções e possibilidades de análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Marisa Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32355
Resumo: Este artigo objetiva analisar a construção discursiva acerca das políticas públicas destinadas à avaliação do sistema avaliativo educacional brasileiro. Inicialmente, propõe-se a fazer uma distinção entre o termo avaliação de programas educacionais e avaliação educacional lato sensu. A discussão realizada neste trabalho reflete sobre a formação de pesquisadores em avaliação de programas socioeducacionais para contrapor o que se considera um paradigma positivo da pesquisa avaliativa. Assim, pretende-se afirmar que a pesquisa avaliativa não deve ocorrer de fora para dentro, mas é um processo interventivo de dentro para fora, desde sua elaboração até sua atuação sob o projeto e programa socioeducacional.
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