O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Oliveira, Fernanda Amaral de, Barros, Juliana de Carvalho, Defilippo, Juliana Gervason, Mattos, Leonardo Augusto Felipe de, Sant’Anna, Priscila Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989
Resumo: O presente artigo propõe-se a descrever a sistematização das dissertações do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e apresentar as especificidades de seu caráter institucional e de sua ampla abrangência. O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública iniciou-se em 2010 com uma proposta inovadora de formação de gestores em larga escala. Desde então, vem se aprimorando nas reflexões acerca das diversas realidades educacionais contemporâneas, o que, por sua vez, culmina em propostas de intervenção para as questões diagnosticadas pelos pesquisadores. O caráter profissional do mestrado permite ao discente, oriundo das diferentes ramificações do campo da educação, cotejar em sua dissertação – que se configura em um plano de intervenção educacional – o conhecimento teórico e o prático, viabilizando a concretização da proposta desenvolvida ao longo de sua pesquisa. Seu objeto de estudo não fica, assim, restrito ao nível teórico.
id UFJF-7_32ea91edb66ce2b8880c4824d23d733d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31989
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das DissertaçõesMestrado ProfissionalGestão escolarPolíticas de avaliação educacionalO presente artigo propõe-se a descrever a sistematização das dissertações do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e apresentar as especificidades de seu caráter institucional e de sua ampla abrangência. O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública iniciou-se em 2010 com uma proposta inovadora de formação de gestores em larga escala. Desde então, vem se aprimorando nas reflexões acerca das diversas realidades educacionais contemporâneas, o que, por sua vez, culmina em propostas de intervenção para as questões diagnosticadas pelos pesquisadores. O caráter profissional do mestrado permite ao discente, oriundo das diferentes ramificações do campo da educação, cotejar em sua dissertação – que se configura em um plano de intervenção educacional – o conhecimento teórico e o prático, viabilizando a concretização da proposta desenvolvida ao longo de sua pesquisa. Seu objeto de estudo não fica, assim, restrito ao nível teórico.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 147-1532237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989/21210Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de Oliveira, Fernanda Amaral de Barros, Juliana de Carvalho Defilippo, Juliana Gervason Mattos, Leonardo Augusto Felipe de Sant’Anna, Priscila Fernandes info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T21:24:14Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31989Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:34.233028Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
title O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
spellingShingle O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de
Mestrado Profissional
Gestão escolar
Políticas de avaliação educacional
title_short O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
title_full O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
title_fullStr O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
title_full_unstemmed O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
title_sort O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
author Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de
author_facet Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de
Oliveira, Fernanda Amaral de
Barros, Juliana de Carvalho
Defilippo, Juliana Gervason
Mattos, Leonardo Augusto Felipe de
Sant’Anna, Priscila Fernandes
author_role author
author2 Oliveira, Fernanda Amaral de
Barros, Juliana de Carvalho
Defilippo, Juliana Gervason
Mattos, Leonardo Augusto Felipe de
Sant’Anna, Priscila Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de
Oliveira, Fernanda Amaral de
Barros, Juliana de Carvalho
Defilippo, Juliana Gervason
Mattos, Leonardo Augusto Felipe de
Sant’Anna, Priscila Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado Profissional
Gestão escolar
Políticas de avaliação educacional
topic Mestrado Profissional
Gestão escolar
Políticas de avaliação educacional
description O presente artigo propõe-se a descrever a sistematização das dissertações do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e apresentar as especificidades de seu caráter institucional e de sua ampla abrangência. O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública iniciou-se em 2010 com uma proposta inovadora de formação de gestores em larga escala. Desde então, vem se aprimorando nas reflexões acerca das diversas realidades educacionais contemporâneas, o que, por sua vez, culmina em propostas de intervenção para as questões diagnosticadas pelos pesquisadores. O caráter profissional do mestrado permite ao discente, oriundo das diferentes ramificações do campo da educação, cotejar em sua dissertação – que se configura em um plano de intervenção educacional – o conhecimento teórico e o prático, viabilizando a concretização da proposta desenvolvida ao longo de sua pesquisa. Seu objeto de estudo não fica, assim, restrito ao nível teórico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989/21210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 147-153
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123526324224