O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989 |
Resumo: | O presente artigo propõe-se a descrever a sistematização das dissertações do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e apresentar as especificidades de seu caráter institucional e de sua ampla abrangência. O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública iniciou-se em 2010 com uma proposta inovadora de formação de gestores em larga escala. Desde então, vem se aprimorando nas reflexões acerca das diversas realidades educacionais contemporâneas, o que, por sua vez, culmina em propostas de intervenção para as questões diagnosticadas pelos pesquisadores. O caráter profissional do mestrado permite ao discente, oriundo das diferentes ramificações do campo da educação, cotejar em sua dissertação – que se configura em um plano de intervenção educacional – o conhecimento teórico e o prático, viabilizando a concretização da proposta desenvolvida ao longo de sua pesquisa. Seu objeto de estudo não fica, assim, restrito ao nível teórico. |
id |
UFJF-7_32ea91edb66ce2b8880c4824d23d733d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31989 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das DissertaçõesMestrado ProfissionalGestão escolarPolíticas de avaliação educacionalO presente artigo propõe-se a descrever a sistematização das dissertações do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e apresentar as especificidades de seu caráter institucional e de sua ampla abrangência. O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública iniciou-se em 2010 com uma proposta inovadora de formação de gestores em larga escala. Desde então, vem se aprimorando nas reflexões acerca das diversas realidades educacionais contemporâneas, o que, por sua vez, culmina em propostas de intervenção para as questões diagnosticadas pelos pesquisadores. O caráter profissional do mestrado permite ao discente, oriundo das diferentes ramificações do campo da educação, cotejar em sua dissertação – que se configura em um plano de intervenção educacional – o conhecimento teórico e o prático, viabilizando a concretização da proposta desenvolvida ao longo de sua pesquisa. Seu objeto de estudo não fica, assim, restrito ao nível teórico.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 147-1532237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989/21210Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de Oliveira, Fernanda Amaral de Barros, Juliana de Carvalho Defilippo, Juliana Gervason Mattos, Leonardo Augusto Felipe de Sant’Anna, Priscila Fernandes info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T21:24:14Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31989Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:34.233028Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações |
title |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações |
spellingShingle |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de Mestrado Profissional Gestão escolar Políticas de avaliação educacional |
title_short |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações |
title_full |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações |
title_fullStr |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações |
title_full_unstemmed |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações |
title_sort |
O Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública: uma sistematização das propostas temáticas das Dissertações |
author |
Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de |
author_facet |
Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de Oliveira, Fernanda Amaral de Barros, Juliana de Carvalho Defilippo, Juliana Gervason Mattos, Leonardo Augusto Felipe de Sant’Anna, Priscila Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Fernanda Amaral de Barros, Juliana de Carvalho Defilippo, Juliana Gervason Mattos, Leonardo Augusto Felipe de Sant’Anna, Priscila Fernandes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Amélia Gabriela Thamer Miranda Ramos de Oliveira, Fernanda Amaral de Barros, Juliana de Carvalho Defilippo, Juliana Gervason Mattos, Leonardo Augusto Felipe de Sant’Anna, Priscila Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mestrado Profissional Gestão escolar Políticas de avaliação educacional |
topic |
Mestrado Profissional Gestão escolar Políticas de avaliação educacional |
description |
O presente artigo propõe-se a descrever a sistematização das dissertações do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública e apresentar as especificidades de seu caráter institucional e de sua ampla abrangência. O Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública iniciou-se em 2010 com uma proposta inovadora de formação de gestores em larga escala. Desde então, vem se aprimorando nas reflexões acerca das diversas realidades educacionais contemporâneas, o que, por sua vez, culmina em propostas de intervenção para as questões diagnosticadas pelos pesquisadores. O caráter profissional do mestrado permite ao discente, oriundo das diferentes ramificações do campo da educação, cotejar em sua dissertação – que se configura em um plano de intervenção educacional – o conhecimento teórico e o prático, viabilizando a concretização da proposta desenvolvida ao longo de sua pesquisa. Seu objeto de estudo não fica, assim, restrito ao nível teórico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31989/21210 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 147-153 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123526324224 |