Michel Foucault e o ensino de física: veredas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31171 |
Resumo: | Michel Foucault é, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes e consagrados pensadores de todos os tempos, especialmente por suas contribuições contra a ordem. A sua obra tem características únicas, seja por suas das concepções e por seus métodos, seja pela forma de abordar, em perspectivas histórico-filosóficas, temas fundantes da vida social. Este artigo busca apresentar e problematizar perspectivas teóricas de Foucault, especialmente nos domínios do saber, do poder e da ética, articulando-as com possíveis campos de pesquisa e das práticas em ensino de física. Não se propõe um método ou um manual para a aplicação de Foucault em temas da(o) pesquisa/ensino em física. Propõe-se, entretanto, um novo modo de olhar, necessário a um novo modo de ensinar. |
id |
UFJF-7_4acdfd7f7b68a7b4c862477805b0ad5d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31171 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Michel Foucault e o ensino de física: veredasFoucaultEnsino de FísicaEnsinoFísicaEducaçãoMichel Foucault é, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes e consagrados pensadores de todos os tempos, especialmente por suas contribuições contra a ordem. A sua obra tem características únicas, seja por suas das concepções e por seus métodos, seja pela forma de abordar, em perspectivas histórico-filosóficas, temas fundantes da vida social. Este artigo busca apresentar e problematizar perspectivas teóricas de Foucault, especialmente nos domínios do saber, do poder e da ética, articulando-as com possíveis campos de pesquisa e das práticas em ensino de física. Não se propõe um método ou um manual para a aplicação de Foucault em temas da(o) pesquisa/ensino em física. Propõe-se, entretanto, um novo modo de olhar, necessário a um novo modo de ensinar.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31171Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 172-1932237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31171/20870Ferreira, Marcelloinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-24T22:26:31Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31171Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:27.236958Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Michel Foucault e o ensino de física: veredas |
title |
Michel Foucault e o ensino de física: veredas |
spellingShingle |
Michel Foucault e o ensino de física: veredas Ferreira, Marcello Foucault Ensino de Física Ensino Física Educação |
title_short |
Michel Foucault e o ensino de física: veredas |
title_full |
Michel Foucault e o ensino de física: veredas |
title_fullStr |
Michel Foucault e o ensino de física: veredas |
title_full_unstemmed |
Michel Foucault e o ensino de física: veredas |
title_sort |
Michel Foucault e o ensino de física: veredas |
author |
Ferreira, Marcello |
author_facet |
Ferreira, Marcello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marcello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Foucault Ensino de Física Ensino Física Educação |
topic |
Foucault Ensino de Física Ensino Física Educação |
description |
Michel Foucault é, sem sombra de dúvidas, um dos mais importantes e consagrados pensadores de todos os tempos, especialmente por suas contribuições contra a ordem. A sua obra tem características únicas, seja por suas das concepções e por seus métodos, seja pela forma de abordar, em perspectivas histórico-filosóficas, temas fundantes da vida social. Este artigo busca apresentar e problematizar perspectivas teóricas de Foucault, especialmente nos domínios do saber, do poder e da ética, articulando-as com possíveis campos de pesquisa e das práticas em ensino de física. Não se propõe um método ou um manual para a aplicação de Foucault em temas da(o) pesquisa/ensino em física. Propõe-se, entretanto, um novo modo de olhar, necessário a um novo modo de ensinar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31171 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31171 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31171/20870 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 2 (2018): Dossiê ensino de ciências da natureza e matemática; 172-193 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123040833537 |