A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32360 |
Resumo: | Durante o período presencial do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorrido em janeiro de 2012, foram realizadas entrevistas com as mestrandas Kátia Simone de Almeida Melo Reis e Karina Hernandes Neves, com o objetivo de compreender o que elas entendem sobre a avaliação educacional brasileira em seus locais de atuação. Observamos nas falas das mestrandas a preocupação da Secretaria Municipal de Montes Claros1 e da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)2 acerca da qualificação dos profissionais que trabalham nos seus sistemas avaliativos da educação básica. Essa preocupação perpassa a etapa de elaboração das avaliações, a análise dos resultados e o retorno dado às escolas participantes. As duas mestrandas viveram um momento de ascensão profissional recente em função da atenção que tem sido dada à temática. |
id |
UFJF-7_56a463d9992aad3d7b9eaafbe6791b7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32360 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensinoSistema avaliativo brasileiroSINAESIDEBDurante o período presencial do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorrido em janeiro de 2012, foram realizadas entrevistas com as mestrandas Kátia Simone de Almeida Melo Reis e Karina Hernandes Neves, com o objetivo de compreender o que elas entendem sobre a avaliação educacional brasileira em seus locais de atuação. Observamos nas falas das mestrandas a preocupação da Secretaria Municipal de Montes Claros1 e da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)2 acerca da qualificação dos profissionais que trabalham nos seus sistemas avaliativos da educação básica. Essa preocupação perpassa a etapa de elaboração das avaliações, a análise dos resultados e o retorno dado às escolas participantes. As duas mestrandas viveram um momento de ascensão profissional recente em função da atenção que tem sido dada à temática.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32360Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 1 (2012): Avaliação dos sistemas educacionais e autonomia dos entes federados; 119-1312237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32360/21401Lima, Ana Paula de Melo Machado, Carla Silva Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de Magaldi, Juliana AlvesOliveira, Rafaela Reis Azevedo de Romero, Sheila Rigante info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-27T00:11:36Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32360Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:37.559552Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino |
title |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino |
spellingShingle |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino Lima, Ana Paula de Melo Sistema avaliativo brasileiro SINAES IDEB |
title_short |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino |
title_full |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino |
title_fullStr |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino |
title_full_unstemmed |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino |
title_sort |
A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino |
author |
Lima, Ana Paula de Melo |
author_facet |
Lima, Ana Paula de Melo Machado, Carla Silva Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de Magaldi, Juliana Alves Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de Romero, Sheila Rigante |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Carla Silva Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de Magaldi, Juliana Alves Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de Romero, Sheila Rigante |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Ana Paula de Melo Machado, Carla Silva Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de Magaldi, Juliana Alves Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de Romero, Sheila Rigante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema avaliativo brasileiro SINAES IDEB |
topic |
Sistema avaliativo brasileiro SINAES IDEB |
description |
Durante o período presencial do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorrido em janeiro de 2012, foram realizadas entrevistas com as mestrandas Kátia Simone de Almeida Melo Reis e Karina Hernandes Neves, com o objetivo de compreender o que elas entendem sobre a avaliação educacional brasileira em seus locais de atuação. Observamos nas falas das mestrandas a preocupação da Secretaria Municipal de Montes Claros1 e da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)2 acerca da qualificação dos profissionais que trabalham nos seus sistemas avaliativos da educação básica. Essa preocupação perpassa a etapa de elaboração das avaliações, a análise dos resultados e o retorno dado às escolas participantes. As duas mestrandas viveram um momento de ascensão profissional recente em função da atenção que tem sido dada à temática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32360 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32360/21401 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 1 (2012): Avaliação dos sistemas educacionais e autonomia dos entes federados; 119-131 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054124124012544 |