A importância da qualificação dos profissionais da educação para os sistemas de avaliação das redes públicas de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Ana Paula de Melo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Machado, Carla Silva, Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de, Magaldi, Juliana Alves, Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de, Romero, Sheila Rigante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32360
Resumo: Durante o período presencial do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ocorrido em janeiro de 2012, foram realizadas entrevistas com as mestrandas Kátia Simone de Almeida Melo Reis e Karina Hernandes Neves, com o objetivo de compreender o que elas entendem sobre a avaliação educacional brasileira em seus locais de atuação. Observamos nas falas das mestrandas a preocupação da Secretaria Municipal de Montes Claros1 e da Secretaria do Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ)2 acerca da qualificação dos profissionais que trabalham nos seus sistemas avaliativos da educação básica. Essa preocupação perpassa a etapa de elaboração das avaliações, a análise dos resultados e o retorno dado às escolas participantes. As duas mestrandas viveram um momento de ascensão profissional recente em função da atenção que tem sido dada à temática.
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