Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943 |
Resumo: | Este ensaio teórico apresenta uma breve reflexão sobre o Gestor Escolar Empreendedor à luz dos referenciais teóricos consultados. Tal reflexão envolve os conceitos de empreendedorismo (Joseph Alois Schumpeter, David C. McClelland e Louis Jacques Filion) e o chamado capital social (Robert Putnam, Pierre Bourdieu, James Coleman e Mark Granovetter), construída por intermédio de uma incursão em abordagens teóricas presentes em paradigmas sociológicos diferenciados (Burrel e Morgan e Alvesson e Deetz) que, em última análise, foram propositalmente aplicadas na interpretação de um fenômeno social importante, face às transformações substantivas de uma gestão estática para uma gestão dinâmica impostas na formação e atuação do gestor educacional. Para tanto, o esforço de imersão bibliográfico aqui realizado permitiu identificar a existência de correlações instigantes, como também a existência de referenciais importantes, capazes de estimular a pesquisa e assim contribuir para fortalecer a compreensão sobre aquele fenômeno. |
id |
UFJF-7_5b139c34a6bf3c296f99e2ab5ee888f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31943 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital socialGestor empreendedorGestão EscolarCapital socialEste ensaio teórico apresenta uma breve reflexão sobre o Gestor Escolar Empreendedor à luz dos referenciais teóricos consultados. Tal reflexão envolve os conceitos de empreendedorismo (Joseph Alois Schumpeter, David C. McClelland e Louis Jacques Filion) e o chamado capital social (Robert Putnam, Pierre Bourdieu, James Coleman e Mark Granovetter), construída por intermédio de uma incursão em abordagens teóricas presentes em paradigmas sociológicos diferenciados (Burrel e Morgan e Alvesson e Deetz) que, em última análise, foram propositalmente aplicadas na interpretação de um fenômeno social importante, face às transformações substantivas de uma gestão estática para uma gestão dinâmica impostas na formação e atuação do gestor educacional. Para tanto, o esforço de imersão bibliográfico aqui realizado permitiu identificar a existência de correlações instigantes, como também a existência de referenciais importantes, capazes de estimular a pesquisa e assim contribuir para fortalecer a compreensão sobre aquele fenômeno.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 131-1492237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943/21180Sanábio, Marcos Tanure Magaldi, Carolina AlvesMachado, Carla Silva info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T23:21:10Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31943Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:32.853864Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social |
title |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social |
spellingShingle |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social Sanábio, Marcos Tanure Gestor empreendedor Gestão Escolar Capital social |
title_short |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social |
title_full |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social |
title_fullStr |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social |
title_full_unstemmed |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social |
title_sort |
Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social |
author |
Sanábio, Marcos Tanure |
author_facet |
Sanábio, Marcos Tanure Magaldi, Carolina Alves Machado, Carla Silva |
author_role |
author |
author2 |
Magaldi, Carolina Alves Machado, Carla Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanábio, Marcos Tanure Magaldi, Carolina Alves Machado, Carla Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestor empreendedor Gestão Escolar Capital social |
topic |
Gestor empreendedor Gestão Escolar Capital social |
description |
Este ensaio teórico apresenta uma breve reflexão sobre o Gestor Escolar Empreendedor à luz dos referenciais teóricos consultados. Tal reflexão envolve os conceitos de empreendedorismo (Joseph Alois Schumpeter, David C. McClelland e Louis Jacques Filion) e o chamado capital social (Robert Putnam, Pierre Bourdieu, James Coleman e Mark Granovetter), construída por intermédio de uma incursão em abordagens teóricas presentes em paradigmas sociológicos diferenciados (Burrel e Morgan e Alvesson e Deetz) que, em última análise, foram propositalmente aplicadas na interpretação de um fenômeno social importante, face às transformações substantivas de uma gestão estática para uma gestão dinâmica impostas na formação e atuação do gestor educacional. Para tanto, o esforço de imersão bibliográfico aqui realizado permitiu identificar a existência de correlações instigantes, como também a existência de referenciais importantes, capazes de estimular a pesquisa e assim contribuir para fortalecer a compreensão sobre aquele fenômeno. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943/21180 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 131-149 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123481235456 |