Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanábio, Marcos Tanure
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magaldi, Carolina Alves, Machado, Carla Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943
Resumo: Este ensaio teórico apresenta uma breve reflexão sobre o Gestor Escolar Em­preendedor à luz dos referenciais teóricos consultados. Tal reflexão envolve os conceitos de empreendedorismo (Joseph Alois Schumpeter, David C. Mc­Clelland e Louis Jacques Filion) e o chamado capital social (Robert Putnam, Pierre Bourdieu, James Coleman e Mark Granovetter), construída por intermé­dio de uma incursão em abordagens teóricas presentes em paradigmas so­ciológicos diferenciados (Burrel e Morgan e Alvesson e Deetz) que, em última análise, foram propositalmente aplicadas na interpretação de um fenômeno social importante, face às transformações substantivas de uma gestão estática para uma gestão dinâmica impostas na formação e atuação do gestor educa­cional. Para tanto, o esforço de imersão bibliográfico aqui realizado permitiu identificar a existência de correlações instigantes, como também a existência de referenciais importantes, capazes de estimular a pesquisa e assim contri­buir para fortalecer a compreensão sobre aquele fenômeno.
id UFJF-7_5b139c34a6bf3c296f99e2ab5ee888f5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31943
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital socialGestor empreendedorGestão EscolarCapital socialEste ensaio teórico apresenta uma breve reflexão sobre o Gestor Escolar Em­preendedor à luz dos referenciais teóricos consultados. Tal reflexão envolve os conceitos de empreendedorismo (Joseph Alois Schumpeter, David C. Mc­Clelland e Louis Jacques Filion) e o chamado capital social (Robert Putnam, Pierre Bourdieu, James Coleman e Mark Granovetter), construída por intermé­dio de uma incursão em abordagens teóricas presentes em paradigmas so­ciológicos diferenciados (Burrel e Morgan e Alvesson e Deetz) que, em última análise, foram propositalmente aplicadas na interpretação de um fenômeno social importante, face às transformações substantivas de uma gestão estática para uma gestão dinâmica impostas na formação e atuação do gestor educa­cional. Para tanto, o esforço de imersão bibliográfico aqui realizado permitiu identificar a existência de correlações instigantes, como também a existência de referenciais importantes, capazes de estimular a pesquisa e assim contri­buir para fortalecer a compreensão sobre aquele fenômeno.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 131-1492237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943/21180Sanábio, Marcos Tanure Magaldi, Carolina AlvesMachado, Carla Silva info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T23:21:10Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31943Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:32.853864Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
title Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
spellingShingle Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
Sanábio, Marcos Tanure
Gestor empreendedor
Gestão Escolar
Capital social
title_short Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
title_full Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
title_fullStr Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
title_full_unstemmed Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
title_sort Gestor escolar empreendedor: uma breve reflexão teórica sobre empreendedorismo e capital social
author Sanábio, Marcos Tanure
author_facet Sanábio, Marcos Tanure
Magaldi, Carolina Alves
Machado, Carla Silva
author_role author
author2 Magaldi, Carolina Alves
Machado, Carla Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanábio, Marcos Tanure
Magaldi, Carolina Alves
Machado, Carla Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Gestor empreendedor
Gestão Escolar
Capital social
topic Gestor empreendedor
Gestão Escolar
Capital social
description Este ensaio teórico apresenta uma breve reflexão sobre o Gestor Escolar Em­preendedor à luz dos referenciais teóricos consultados. Tal reflexão envolve os conceitos de empreendedorismo (Joseph Alois Schumpeter, David C. Mc­Clelland e Louis Jacques Filion) e o chamado capital social (Robert Putnam, Pierre Bourdieu, James Coleman e Mark Granovetter), construída por intermé­dio de uma incursão em abordagens teóricas presentes em paradigmas so­ciológicos diferenciados (Burrel e Morgan e Alvesson e Deetz) que, em última análise, foram propositalmente aplicadas na interpretação de um fenômeno social importante, face às transformações substantivas de uma gestão estática para uma gestão dinâmica impostas na formação e atuação do gestor educa­cional. Para tanto, o esforço de imersão bibliográfico aqui realizado permitiu identificar a existência de correlações instigantes, como também a existência de referenciais importantes, capazes de estimular a pesquisa e assim contri­buir para fortalecer a compreensão sobre aquele fenômeno.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31943/21180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 6 n. 1 (2016): Equidade, políticas e financiamento da escola pública; 131-149
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123481235456