A gestão na implementação de uma proposta educacional bilíngüe (Libras/Português) em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora-MG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério, Carla Couto de Paula
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31972
Resumo: Este trabalho discute questões pertinentes à atuação da gestão para a implementação de uma proposta educacional bilíngue (Decreto 5.626/05; Meta 4 do PNE; QUADROS, 2005; RODRIGUES e SILVÉRIO, 2013) para alunos surdos e ouvintes em uma escola da rede municipal de Juiz de Fora-MG. Tem por objetivo promover a reflexão sobre aspectos relacionados à gestão escolar (LÜCK, 2000; GIORDANI, 2010) que podem contribuir com a efetividade dessa implementação. Para isso, foi feita a observação na escola, a investigação documental e a realização do Grupo Focal com familiares dos alunos surdos. Constou-se que a implementação da proposta tem sido válida para as classes com surdos, pois proporciona um espaço educacional bilíngue em que a Libras e o Português têm mesmo status, e a gestão escolar demonstrou contribuir de maneira significativa com essa implementação.
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