Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Lisete Funari
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Maira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31643
Resumo: O texto apresenta e discute políticas públicas para a formação continuada de professores desenvolvidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), visando compreender os efeitos produzidos sobre o aperfeiçoamento da formação, atualização das práticas pedagógicas e potencialidade para o desenvolvimento profissional docente. A pesquisa, desenvolvida em documentos disponibilizados no Portal do MEC e em teses e dissertações sobre os programas desenvolvidos, possibilitou obter informações sobre esses programas e desenhar um panorama de seus efeitos, sendo uma forma de dar visibilidade às finalidades de um conjunto de políticas em função do público a que se dirigem. A partir da noção de desenvolvimento profissional, considera- se que alguns programas têm um papel de capacitação, ressignificando o desempenho dos professores em sala de aula em relação às metodologias e conteúdos didáticos, mas em caráter pontual. Tais programas, talvez por serem de curta duração e sem previsão de continuidade, dificilmente promovem mudanças no professor e, por consequência, no seu desenvolvimento profissional.
id UFJF-7_794014693d8a7962fb074d9e3645f783
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31643
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissionalProfessoresFormação continuadaDesenvolvimento profissionalO texto apresenta e discute políticas públicas para a formação continuada de professores desenvolvidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), visando compreender os efeitos produzidos sobre o aperfeiçoamento da formação, atualização das práticas pedagógicas e potencialidade para o desenvolvimento profissional docente. A pesquisa, desenvolvida em documentos disponibilizados no Portal do MEC e em teses e dissertações sobre os programas desenvolvidos, possibilitou obter informações sobre esses programas e desenhar um panorama de seus efeitos, sendo uma forma de dar visibilidade às finalidades de um conjunto de políticas em função do público a que se dirigem. A partir da noção de desenvolvimento profissional, considera- se que alguns programas têm um papel de capacitação, ressignificando o desempenho dos professores em sala de aula em relação às metodologias e conteúdos didáticos, mas em caráter pontual. Tais programas, talvez por serem de curta duração e sem previsão de continuidade, dificilmente promovem mudanças no professor e, por consequência, no seu desenvolvimento profissional.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31643Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 2 (2017): Docência, políticas públicas e legislação educacional no Brasil; 391-4112237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31643/21065Dias, Lisete Funari Ferreira, Mairainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-19T20:57:27Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31643Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:30.056730Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional
title Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional
spellingShingle Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional
Dias, Lisete Funari
Professores
Formação continuada
Desenvolvimento profissional
title_short Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional
title_full Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional
title_fullStr Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional
title_sort Políticas de formação continuada de professores e desenvolvimento profissional
author Dias, Lisete Funari
author_facet Dias, Lisete Funari
Ferreira, Maira
author_role author
author2 Ferreira, Maira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Lisete Funari
Ferreira, Maira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Formação continuada
Desenvolvimento profissional
topic Professores
Formação continuada
Desenvolvimento profissional
description O texto apresenta e discute políticas públicas para a formação continuada de professores desenvolvidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), visando compreender os efeitos produzidos sobre o aperfeiçoamento da formação, atualização das práticas pedagógicas e potencialidade para o desenvolvimento profissional docente. A pesquisa, desenvolvida em documentos disponibilizados no Portal do MEC e em teses e dissertações sobre os programas desenvolvidos, possibilitou obter informações sobre esses programas e desenhar um panorama de seus efeitos, sendo uma forma de dar visibilidade às finalidades de um conjunto de políticas em função do público a que se dirigem. A partir da noção de desenvolvimento profissional, considera- se que alguns programas têm um papel de capacitação, ressignificando o desempenho dos professores em sala de aula em relação às metodologias e conteúdos didáticos, mas em caráter pontual. Tais programas, talvez por serem de curta duração e sem previsão de continuidade, dificilmente promovem mudanças no professor e, por consequência, no seu desenvolvimento profissional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31643
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31643/21065
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 7 n. 2 (2017): Docência, políticas públicas e legislação educacional no Brasil; 391-411
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123384766464