Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgos , Marcelo Baumann
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: santos , Maéve Melo dos, Ferreira, Patrícia Valesca Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342
Resumo: O presente artigo trata do surgimento da política de responsabilização em dois estados brasileiros: Minas Gerais e Ceará, onde as escolas e seus dirigentes estão diretamente envolvidos nos resultados dos alunos. Apresentamos duas experiências exitosas em alfabetização, que têm como pano de fundo a responsabilização de todos os atores sociais que fazem parte do processo de sua implementação, delineando a política de avaliação externa culminando em diferentes formas de responsabilização. Discutiremos o contexto em que se produziram esses dois casos e o surgimento dos sistemas de avaliação nos estados analisados. Para tanto, em um primeiro momento, faremos uma reflexão sobre o contexto em que se iniciou a ampla divulgação do conceito de responsabilização. Posteriormente, apresentaremos a política de alfabetização e responsabilização em Minas Gerais e no Ceará, apontando, nas considerações finais, o que se pôde apreender dessas experiências. Nos dois casos aqui destacados, o resultado não é um fim, mas uma forma de instituir uma gestão de resultados educacionais.
id UFJF-7_95fa599d099719a7ce2f934ca84decba
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/32342
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e CearáPolíticas EducacionaisResponsabilizaçãoAvaliação ExternaO presente artigo trata do surgimento da política de responsabilização em dois estados brasileiros: Minas Gerais e Ceará, onde as escolas e seus dirigentes estão diretamente envolvidos nos resultados dos alunos. Apresentamos duas experiências exitosas em alfabetização, que têm como pano de fundo a responsabilização de todos os atores sociais que fazem parte do processo de sua implementação, delineando a política de avaliação externa culminando em diferentes formas de responsabilização. Discutiremos o contexto em que se produziram esses dois casos e o surgimento dos sistemas de avaliação nos estados analisados. Para tanto, em um primeiro momento, faremos uma reflexão sobre o contexto em que se iniciou a ampla divulgação do conceito de responsabilização. Posteriormente, apresentaremos a política de alfabetização e responsabilização em Minas Gerais e no Ceará, apontando, nas considerações finais, o que se pôde apreender dessas experiências. Nos dois casos aqui destacados, o resultado não é um fim, mas uma forma de instituir uma gestão de resultados educacionais.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 24-442237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342/21386Burgos , Marcelo Baumann santos , Maéve Melo dos Ferreira, Patrícia Valesca Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-26T13:37:25Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32342Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:36.708761Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
title Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
spellingShingle Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
Burgos , Marcelo Baumann
Políticas Educacionais
Responsabilização
Avaliação Externa
title_short Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
title_full Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
title_fullStr Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
title_full_unstemmed Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
title_sort Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
author Burgos , Marcelo Baumann
author_facet Burgos , Marcelo Baumann
santos , Maéve Melo dos
Ferreira, Patrícia Valesca Gomes
author_role author
author2 santos , Maéve Melo dos
Ferreira, Patrícia Valesca Gomes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Burgos , Marcelo Baumann
santos , Maéve Melo dos
Ferreira, Patrícia Valesca Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Educacionais
Responsabilização
Avaliação Externa
topic Políticas Educacionais
Responsabilização
Avaliação Externa
description O presente artigo trata do surgimento da política de responsabilização em dois estados brasileiros: Minas Gerais e Ceará, onde as escolas e seus dirigentes estão diretamente envolvidos nos resultados dos alunos. Apresentamos duas experiências exitosas em alfabetização, que têm como pano de fundo a responsabilização de todos os atores sociais que fazem parte do processo de sua implementação, delineando a política de avaliação externa culminando em diferentes formas de responsabilização. Discutiremos o contexto em que se produziram esses dois casos e o surgimento dos sistemas de avaliação nos estados analisados. Para tanto, em um primeiro momento, faremos uma reflexão sobre o contexto em que se iniciou a ampla divulgação do conceito de responsabilização. Posteriormente, apresentaremos a política de alfabetização e responsabilização em Minas Gerais e no Ceará, apontando, nas considerações finais, o que se pôde apreender dessas experiências. Nos dois casos aqui destacados, o resultado não é um fim, mas uma forma de instituir uma gestão de resultados educacionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342/21386
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 24-44
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054124104089600