Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342 |
Resumo: | O presente artigo trata do surgimento da política de responsabilização em dois estados brasileiros: Minas Gerais e Ceará, onde as escolas e seus dirigentes estão diretamente envolvidos nos resultados dos alunos. Apresentamos duas experiências exitosas em alfabetização, que têm como pano de fundo a responsabilização de todos os atores sociais que fazem parte do processo de sua implementação, delineando a política de avaliação externa culminando em diferentes formas de responsabilização. Discutiremos o contexto em que se produziram esses dois casos e o surgimento dos sistemas de avaliação nos estados analisados. Para tanto, em um primeiro momento, faremos uma reflexão sobre o contexto em que se iniciou a ampla divulgação do conceito de responsabilização. Posteriormente, apresentaremos a política de alfabetização e responsabilização em Minas Gerais e no Ceará, apontando, nas considerações finais, o que se pôde apreender dessas experiências. Nos dois casos aqui destacados, o resultado não é um fim, mas uma forma de instituir uma gestão de resultados educacionais. |
id |
UFJF-7_95fa599d099719a7ce2f934ca84decba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32342 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e CearáPolíticas EducacionaisResponsabilizaçãoAvaliação ExternaO presente artigo trata do surgimento da política de responsabilização em dois estados brasileiros: Minas Gerais e Ceará, onde as escolas e seus dirigentes estão diretamente envolvidos nos resultados dos alunos. Apresentamos duas experiências exitosas em alfabetização, que têm como pano de fundo a responsabilização de todos os atores sociais que fazem parte do processo de sua implementação, delineando a política de avaliação externa culminando em diferentes formas de responsabilização. Discutiremos o contexto em que se produziram esses dois casos e o surgimento dos sistemas de avaliação nos estados analisados. Para tanto, em um primeiro momento, faremos uma reflexão sobre o contexto em que se iniciou a ampla divulgação do conceito de responsabilização. Posteriormente, apresentaremos a política de alfabetização e responsabilização em Minas Gerais e no Ceará, apontando, nas considerações finais, o que se pôde apreender dessas experiências. Nos dois casos aqui destacados, o resultado não é um fim, mas uma forma de instituir uma gestão de resultados educacionais.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 24-442237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342/21386Burgos , Marcelo Baumann santos , Maéve Melo dos Ferreira, Patrícia Valesca Gomes info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-26T13:37:25Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32342Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:36.708761Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará |
title |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará |
spellingShingle |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará Burgos , Marcelo Baumann Políticas Educacionais Responsabilização Avaliação Externa |
title_short |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará |
title_full |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará |
title_fullStr |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará |
title_full_unstemmed |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará |
title_sort |
Avaliação, alfabetização e responsabilização: os casos de Minas Gerais e Ceará |
author |
Burgos , Marcelo Baumann |
author_facet |
Burgos , Marcelo Baumann santos , Maéve Melo dos Ferreira, Patrícia Valesca Gomes |
author_role |
author |
author2 |
santos , Maéve Melo dos Ferreira, Patrícia Valesca Gomes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Burgos , Marcelo Baumann santos , Maéve Melo dos Ferreira, Patrícia Valesca Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Responsabilização Avaliação Externa |
topic |
Políticas Educacionais Responsabilização Avaliação Externa |
description |
O presente artigo trata do surgimento da política de responsabilização em dois estados brasileiros: Minas Gerais e Ceará, onde as escolas e seus dirigentes estão diretamente envolvidos nos resultados dos alunos. Apresentamos duas experiências exitosas em alfabetização, que têm como pano de fundo a responsabilização de todos os atores sociais que fazem parte do processo de sua implementação, delineando a política de avaliação externa culminando em diferentes formas de responsabilização. Discutiremos o contexto em que se produziram esses dois casos e o surgimento dos sistemas de avaliação nos estados analisados. Para tanto, em um primeiro momento, faremos uma reflexão sobre o contexto em que se iniciou a ampla divulgação do conceito de responsabilização. Posteriormente, apresentaremos a política de alfabetização e responsabilização em Minas Gerais e no Ceará, apontando, nas considerações finais, o que se pôde apreender dessas experiências. Nos dois casos aqui destacados, o resultado não é um fim, mas uma forma de instituir uma gestão de resultados educacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32342/21386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 24-44 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054124104089600 |