Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31971 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é investigar as causas dos índices preocupantes de retenção e evasão escolares no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da estrutura de pré-requisitos do referido curso, têm sido verificados casos frequentes de baixo rendimento acadêmico, especialmente nas disciplinas iniciais. A retenção nessas disciplinas tem dificultado a evolução do acadêmico dentro do curso, sendo possível, assim, levantar a hipótese de que o fato de o estudante não apresentar essa evolução contribua para os casos de evasão. Após a investigação dos fatores que têm causado essa situação educacional preocupante, a pesquisa pretende propor ações de intervenção que visem à melhoria do desempenho dos alunos, permitindo-lhes concluir com êxito e no tempo permitido o seu curso, reduzindo os casos de reprovação e abandono escolar. |
id |
UFJF-7_960a5b5560e7cc462acbc28a07c1fb55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31971 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de ForaBaixo rendimento acadêmicoRetenção e evasão no ensino superiorMelhoria do desempenho acadêmicoEste artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é investigar as causas dos índices preocupantes de retenção e evasão escolares no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da estrutura de pré-requisitos do referido curso, têm sido verificados casos frequentes de baixo rendimento acadêmico, especialmente nas disciplinas iniciais. A retenção nessas disciplinas tem dificultado a evolução do acadêmico dentro do curso, sendo possível, assim, levantar a hipótese de que o fato de o estudante não apresentar essa evolução contribua para os casos de evasão. Após a investigação dos fatores que têm causado essa situação educacional preocupante, a pesquisa pretende propor ações de intervenção que visem à melhoria do desempenho dos alunos, permitindo-lhes concluir com êxito e no tempo permitido o seu curso, reduzindo os casos de reprovação e abandono escolar.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31971Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 13-232237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31971/21200Ciribelli, Bruno César de Nazareth Ferreira, Clécio da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-06T19:06:08Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31971Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:33.733207Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora |
spellingShingle |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora Ciribelli, Bruno César de Nazareth Baixo rendimento acadêmico Retenção e evasão no ensino superior Melhoria do desempenho acadêmico |
title_short |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title_full |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title_fullStr |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title_full_unstemmed |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora |
title_sort |
Retenção e evasão escolares no Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora |
author |
Ciribelli, Bruno César de Nazareth |
author_facet |
Ciribelli, Bruno César de Nazareth Ferreira, Clécio da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Clécio da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ciribelli, Bruno César de Nazareth Ferreira, Clécio da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Baixo rendimento acadêmico Retenção e evasão no ensino superior Melhoria do desempenho acadêmico |
topic |
Baixo rendimento acadêmico Retenção e evasão no ensino superior Melhoria do desempenho acadêmico |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa cujo objetivo é investigar as causas dos índices preocupantes de retenção e evasão escolares no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora. A partir da estrutura de pré-requisitos do referido curso, têm sido verificados casos frequentes de baixo rendimento acadêmico, especialmente nas disciplinas iniciais. A retenção nessas disciplinas tem dificultado a evolução do acadêmico dentro do curso, sendo possível, assim, levantar a hipótese de que o fato de o estudante não apresentar essa evolução contribua para os casos de evasão. Após a investigação dos fatores que têm causado essa situação educacional preocupante, a pesquisa pretende propor ações de intervenção que visem à melhoria do desempenho dos alunos, permitindo-lhes concluir com êxito e no tempo permitido o seu curso, reduzindo os casos de reprovação e abandono escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31971 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31971 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31971/21200 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 13-23 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123507449856 |