O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fernanda Cardoso da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/19947
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19947
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2016.
id UNB_6ea0f9d700c155b01e5d57f7e4079a3c
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/19947
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúdeEvasão universitáriaDesempenho acadêmicoEnsino superiorDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2016.O presente estudo tem como tema central o fenômeno da evasão e a variável desempenho acadêmico nos cursos de graduação da Universidade de Brasília Campus Ceilândia – UnB/ Ceilândia. Objetivo: Analisar o fenômeno da evasão em cinco cursos de graduação da área da saúde da UnB/Ceilândia, no período de 2008/2 a 2014/2 e implementar estratégia de intervenção para melhoria do desempenho acadêmico em quatro disciplinas iniciais do módulo modo de vida nos dois semestres de 2015. Método: O estudo é exploratório e descritivo, com delineamento de estudo de caso de natureza qualitativa, sobre evasão nos cursos - Enfermagem, Farmácia, Terapia Ocupacional, Saúde Coletiva e Fisioterapia, desta instituição, no período de 2008/2 a 2014/2, por meio de entrevista e a realização de minicurso para alunos monitores das disciplinas: Do Átomo a Vida; Da Célula aos Sistemas; Biofísica e Química Inorgânica Aplicada a Farmácia em 2015/1 e 2015/2. Resultados: Perfil do aluno, que evade dessa universidade, é do sexo feminino na faixa etária de 16 aos 20 anos tendo como principais causas de saída o abandono do ensino superior 25%; a mudança de curso 24%; ou, o desempenho acadêmico 16%. A taxa de evasão nos semestres de 2013/1 a 2014/2 foram 65,7%, 53,4%, 56% e 27,9%, respectivamente. Em relação à intervenção no sistema de monitoria das disciplinas: nos dois semestres de 2015, verificou-se aumento de 31% nas participações nessa atividade de um semestre para outro, e mais de 70% dos alunos obtiveram desempenho satisfatório. Conclusão: Os elementos evidenciados aqui sinalizam para a necessidade dos gestores institucionais aperfeiçoarem o sistema de monitoria de torná-lo mais atrativo principalmente para os alunos com baixo desempenho acadêmico, e assim tentar reduzir a evasão por baixo desempenho acadêmico.This study is focused on the dropout phenomenon and the variable academic performance in undergraduate courses at the University of Brasilia Ceilandia Campus - UNB / Ceilândia. Objective: To analyze the dropout phenomenon in five undergraduate courses in the health area, UNB / Ceilandia, from 2008/2 to 2014/2 and implement intervention strategies to improve the academic performance in the first four disciplines of living module in two semesters of 2015. Method: The study is exploratory and descriptive, study design case of a qualitative nature, about evasion in courses - Nursing, Pharmacy, Occupational Therapy, Physiotherapy and Public Health, this institution, from 2008 / 2 to 2014/2, and a short course for monitors students from disciplines from Atom Life; Cell to systems; Biophysics and Chemistry Applied Inorganic Pharmacy in 2015/1 and 2. Results: Student profile, which evades the university, are women aged 16 to 20 years and the main output causes the abandonment of higher education 25%; course change to 24%; or academic performance 16%. The dropout rates in the half of 2013/1 to 2014/2 were 65.7%, 53.4%, 56% and 27.9%, respectively. Regarding the intervention of the subjects monitoring system: in two half of 2015, 31% increase was found in the participation in this activity from one half to another, and more than 70% of students achieved satisfactory performance. Conclusion: The elements identified here point to the need for institutional managers hone the monitoring system to make it more attractive especially for students with low academic performance, so try and reduce dropout by low academic performance.Pinho, Diana Lúcia MouraSilva, Fernanda Cardoso da2016-04-15T11:21:08Z2016-04-15T11:21:08Z2016-04-152016-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Fernanda Cardoso da. O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde. 2016. xii, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.http://repositorio.unb.br/handle/10482/19947http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19947A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-13T12:42:45Zoai:repositorio.unb.br:10482/19947Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-13T12:42:45Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde
title O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde
spellingShingle O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde
Silva, Fernanda Cardoso da
Evasão universitária
Desempenho acadêmico
Ensino superior
title_short O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde
title_full O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde
title_fullStr O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde
title_full_unstemmed O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde
title_sort O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde
author Silva, Fernanda Cardoso da
author_facet Silva, Fernanda Cardoso da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, Diana Lúcia Moura
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fernanda Cardoso da
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão universitária
Desempenho acadêmico
Ensino superior
topic Evasão universitária
Desempenho acadêmico
Ensino superior
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde, 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-15T11:21:08Z
2016-04-15T11:21:08Z
2016-04-15
2016-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Fernanda Cardoso da. O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde. 2016. xii, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/19947
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19947
identifier_str_mv SILVA, Fernanda Cardoso da. O desempenho acadêmico e o fenômeno da evasão em cursos de graduação da área da saúde. 2016. xii, 138 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/19947
http://dx.doi.org/10.26512/2015.04.D.19947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508396914671616