Alguns problemas de Interpretação sobre a natureza da avaliação educacional em Larga escala
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31824 |
Resumo: | A avaliação educacional em larga escala2 é um dos temas mais profícuos no cenário brasileiro atualmente3. Ampla gama de estudos tem sido produzida em torno do tema, de forma direta, quando trata especificamente dos instrumentos e dos fundamentos da avaliação, bem como das ações que se ligam aos sistemas de avaliação em larga escala no Brasil; ou de forma indireta, quando, no bojo de um cenário mais amplo de reforma educacional no país, a avaliação aparece como um de seus elementos. Apesar da intensa produção de literatura sobre a avaliação educacional, chama a atenção, ainda, o grau de desconhecimento que, em regra, caracteriza os atores envolvidos com a educação em relação a essa temática. Isso faz com que os instrumentos avaliativos sejam conhecidos de forma superficial, mas não em seus aspectos mais minuciosos. A consequência de uma leitura pouco adensada sobre o tema é, por sua vez, o desenvolvimento de um conjunto amplo de críticas direcionadas à avaliação. |
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