Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Wagner Silveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31991
Resumo: A avaliação educacional em larga escala40 é um dos temas mais profícuos no cenário brasileiro atualmente. Ampla gama de estudos tem sido produzida em torno do tema, de forma direta, quando trata especificamente dos instrumentos e dos fundamentos da avaliação, bem como das ações que se ligam aos sistemas de avaliação em larga escala no Brasil; ou de forma indireta, quando, no bojo de um cenário mais amplo de reforma educacional no país, a avaliação aparece como um de seus elementos. Apesar da intensa produção de literatura sobre a avaliação educacional, chama a atenção, ainda, o grau de desconhecimento que, em regra, caracteriza os atores envolvidos com a educação em relação a essa temática. Isso faz com que os instrumentos avaliativos sejam conhecidos de forma superficial, mas não em seus aspectos mais minuciosos. A consequência de uma leitura pouco adensada sobre o tema é, por sua vez, o desenvolvimento de um conjunto amplo de críticas direcionadas à avaliação.
id UFJF-7_05d8bcbc8a4bf5be3fdfc24455f390a8
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31991
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga EscalaAvaliação educacionalEducação públicaAutocrática governamentalA avaliação educacional em larga escala40 é um dos temas mais profícuos no cenário brasileiro atualmente. Ampla gama de estudos tem sido produzida em torno do tema, de forma direta, quando trata especificamente dos instrumentos e dos fundamentos da avaliação, bem como das ações que se ligam aos sistemas de avaliação em larga escala no Brasil; ou de forma indireta, quando, no bojo de um cenário mais amplo de reforma educacional no país, a avaliação aparece como um de seus elementos. Apesar da intensa produção de literatura sobre a avaliação educacional, chama a atenção, ainda, o grau de desconhecimento que, em regra, caracteriza os atores envolvidos com a educação em relação a essa temática. Isso faz com que os instrumentos avaliativos sejam conhecidos de forma superficial, mas não em seus aspectos mais minuciosos. A consequência de uma leitura pouco adensada sobre o tema é, por sua vez, o desenvolvimento de um conjunto amplo de críticas direcionadas à avaliação.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31991Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 157-1622237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31991/21211Rezende, Wagner Silveira info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-07T21:44:10Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31991Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:34.276921Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala
title Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala
spellingShingle Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala
Rezende, Wagner Silveira
Avaliação educacional
Educação pública
Autocrática governamental
title_short Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala
title_full Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala
title_fullStr Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala
title_full_unstemmed Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala
title_sort Alguns problemas de interpretação sobre a natureza da Avaliação Educacional em Larga Escala
author Rezende, Wagner Silveira
author_facet Rezende, Wagner Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Wagner Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Educação pública
Autocrática governamental
topic Avaliação educacional
Educação pública
Autocrática governamental
description A avaliação educacional em larga escala40 é um dos temas mais profícuos no cenário brasileiro atualmente. Ampla gama de estudos tem sido produzida em torno do tema, de forma direta, quando trata especificamente dos instrumentos e dos fundamentos da avaliação, bem como das ações que se ligam aos sistemas de avaliação em larga escala no Brasil; ou de forma indireta, quando, no bojo de um cenário mais amplo de reforma educacional no país, a avaliação aparece como um de seus elementos. Apesar da intensa produção de literatura sobre a avaliação educacional, chama a atenção, ainda, o grau de desconhecimento que, em regra, caracteriza os atores envolvidos com a educação em relação a essa temática. Isso faz com que os instrumentos avaliativos sejam conhecidos de forma superficial, mas não em seus aspectos mais minuciosos. A consequência de uma leitura pouco adensada sobre o tema é, por sua vez, o desenvolvimento de um conjunto amplo de críticas direcionadas à avaliação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31991
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31991/21211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 4 n. 2 (2014): Gestão e avaliação; 157-162
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123528421376