A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31633 |
Resumo: | O trabalho com a linguagem na formação inicial de professores das ciências da natureza tem sido alvo de discussões nas últimas décadas. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQs) em torno da temática de interesse. Os trabalhos encontrados e analisados apontam para a importância da linguagem como recurso para reflexão, articulação, aumento do desenvolvimento profissional, possibilidades de aprendizagem e potencialidades significantes para o exercício da docência. |
id |
UFJF-7_d810e8bac0519ea8dd312dce6f0f6a9f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/31633 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do PibidEscritaFormação de ProfessoresQuímicaO trabalho com a linguagem na formação inicial de professores das ciências da natureza tem sido alvo de discussões nas últimas décadas. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQs) em torno da temática de interesse. Os trabalhos encontrados e analisados apontam para a importância da linguagem como recurso para reflexão, articulação, aumento do desenvolvimento profissional, possibilidades de aprendizagem e potencialidades significantes para o exercício da docência.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31633Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 670-6872237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31633/21061Cabral, Wallace Alves Castro, Bruna Manzani Leite de info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-15T19:27:43Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31633Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:29.858818Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid |
title |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid |
spellingShingle |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid Cabral, Wallace Alves Escrita Formação de Professores Química |
title_short |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid |
title_full |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid |
title_fullStr |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid |
title_full_unstemmed |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid |
title_sort |
A importância da escrita na formação inicial de professores de química: um olhar a partir da revisão de literatura e da vivência de uma bolsista do Pibid |
author |
Cabral, Wallace Alves |
author_facet |
Cabral, Wallace Alves Castro, Bruna Manzani Leite de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Bruna Manzani Leite de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Wallace Alves Castro, Bruna Manzani Leite de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escrita Formação de Professores Química |
topic |
Escrita Formação de Professores Química |
description |
O trabalho com a linguagem na formação inicial de professores das ciências da natureza tem sido alvo de discussões nas últimas décadas. Nesse sentido, essa pesquisa tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura nos anais do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQs) em torno da temática de interesse. Os trabalhos encontrados e analisados apontam para a importância da linguagem como recurso para reflexão, articulação, aumento do desenvolvimento profissional, possibilidades de aprendizagem e potencialidades significantes para o exercício da docência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31633 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31633 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31633/21061 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 670-687 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054123378475008 |