Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Adriana Moreira dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pesquisa e Debate em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31637
Resumo: O presente artigo busca relatar a experiência de um projeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), trabalhado de forma integrada com os licenciandos em Psicologia e Pedagogia ao longo de 2017. Sua aplicação foi realizada em turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Alegre – ES. Tanto as coordenadoras do projeto quanto os licenciandos tiveram a oportunidade de superar os desafios relacionados ao ensino de temas transversais e de habilidades de leitura e escrita, bem como de conhecimentos matemáticos. O projeto enfatizou a competência dos bolsistas de desenvolverem a aprendizagem por projetos, utilizando o lúdico como ferramenta, a sala de aula como apoio e outros espaços fora da escola como recursos para a prática pedagógica. Buscou-se incentivar nos pibidianos um novo olhar sobre o fazer pedagógico, algo que vai além da sala de aula. A construção de novos espaços torna a dinâmica das aulas mais atrativa e envolvente, despertando no professor e no aluno a paixão pelo ensinar e aprender. Os bolsistas de ID demonstraram aprender com as intervenções realizadas nas escolas, relatando sentirem-se mais preparados para a prática profissional futura. Além disso, destaca-se a importância do PIBID na formação dos saberes docentes necessários à prática educativa dos bolsistas ainda na graduação, bem como na formação do professor crítico-reflexivo.
id UFJF-7_e593163b0e7af44681b0cc028c155dab
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/31637
network_acronym_str UFJF-7
network_name_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de AlegreIniciação à docênciaPIBIDProfessor crítico-reflexivoPrática interdisciplinarO presente artigo busca relatar a experiência de um projeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), trabalhado de forma integrada com os licenciandos em Psicologia e Pedagogia ao longo de 2017. Sua aplicação foi realizada em turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Alegre – ES. Tanto as coordenadoras do projeto quanto os licenciandos tiveram a oportunidade de superar os desafios relacionados ao ensino de temas transversais e de habilidades de leitura e escrita, bem como de conhecimentos matemáticos. O projeto enfatizou a competência dos bolsistas de desenvolverem a aprendizagem por projetos, utilizando o lúdico como ferramenta, a sala de aula como apoio e outros espaços fora da escola como recursos para a prática pedagógica. Buscou-se incentivar nos pibidianos um novo olhar sobre o fazer pedagógico, algo que vai além da sala de aula. A construção de novos espaços torna a dinâmica das aulas mais atrativa e envolvente, despertando no professor e no aluno a paixão pelo ensinar e aprender. Os bolsistas de ID demonstraram aprender com as intervenções realizadas nas escolas, relatando sentirem-se mais preparados para a prática profissional futura. Além disso, destaca-se a importância do PIBID na formação dos saberes docentes necessários à prática educativa dos bolsistas ainda na graduação, bem como na formação do professor crítico-reflexivo.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31637Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 688-6982237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31637/21062 Ferreira, Adriana Moreira dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-15T19:58:22Zoai:periodicos.ufjf.br:article/31637Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:29.903657Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
title Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
spellingShingle Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
Ferreira, Adriana Moreira dos Santos
Iniciação à docência
PIBID
Professor crítico-reflexivo
Prática interdisciplinar
title_short Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
title_full Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
title_fullStr Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
title_full_unstemmed Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
title_sort Formação docente: um relato de experiência do Pibid da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
author Ferreira, Adriana Moreira dos Santos
author_facet Ferreira, Adriana Moreira dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Adriana Moreira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Iniciação à docência
PIBID
Professor crítico-reflexivo
Prática interdisciplinar
topic Iniciação à docência
PIBID
Professor crítico-reflexivo
Prática interdisciplinar
description O presente artigo busca relatar a experiência de um projeto interdisciplinar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), trabalhado de forma integrada com os licenciandos em Psicologia e Pedagogia ao longo de 2017. Sua aplicação foi realizada em turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Alegre – ES. Tanto as coordenadoras do projeto quanto os licenciandos tiveram a oportunidade de superar os desafios relacionados ao ensino de temas transversais e de habilidades de leitura e escrita, bem como de conhecimentos matemáticos. O projeto enfatizou a competência dos bolsistas de desenvolverem a aprendizagem por projetos, utilizando o lúdico como ferramenta, a sala de aula como apoio e outros espaços fora da escola como recursos para a prática pedagógica. Buscou-se incentivar nos pibidianos um novo olhar sobre o fazer pedagógico, algo que vai além da sala de aula. A construção de novos espaços torna a dinâmica das aulas mais atrativa e envolvente, despertando no professor e no aluno a paixão pelo ensinar e aprender. Os bolsistas de ID demonstraram aprender com as intervenções realizadas nas escolas, relatando sentirem-se mais preparados para a prática profissional futura. Além disso, destaca-se a importância do PIBID na formação dos saberes docentes necessários à prática educativa dos bolsistas ainda na graduação, bem como na formação do professor crítico-reflexivo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31637
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31637/21062
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)
dc.source.none.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação; v. 8 n. 1 (2018): PIBID: a formação de docentes e o cotidiano da educação brasileira contemporânea; 688-698
2237-9444
2237-9436
reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Pesquisa e Debate em Educação (Online)
collection Pesquisa e Debate em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br
_version_ 1797054123380572160