Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Visoná de Figueiredo, Nathália Stela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146
Resumo: O parto é cercado por múltiplas influências sociais, culturais, econômicas, físicas e psicológicas, sendo objeto de estudo de várias ciências, dentre elas a Antropologia. Há uma extraordinária riqueza simbólica envolvendo o parto, estando presentes crenças e mitos. O presente trabalho objetivou conhecer as crenças e outros fatores culturais que cercam o período de gestação e podem influenciar na escolha da via de parto pela mulher, bem como a relevância dessas influências. Desenvolveu-se um estudo descritivo-qualitativo entre 2009 e 2010 em Juiz de Fora – MG com 30 gestantes de 30 ou mais semanas de gestação, atendidas uma unidade pública de atendimento a mulheres. Foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, registrada por um gravador de voz, que passou por processos de análise do conteúdo e da temática. As gestantes sinalizaram sua preferência pelo parto normal, mais natural e humanizado, contrariando o modelo hospitalar e medicalizado predominante hoje em dia. As justificativas apontam o desejo de um parto sem intercorrências e com recuperação rápida. São significativas as influências do “medo da dor” e das experiências individuais e de outras mulheres.  É necessário que o profissional de saúde respeite a bagagem cultural trazida pela gestante, procurando apoiar e esclarecer seus medos, dúvidas e anseios, sem desqualificar suas crenças a respeito das vias de parto.
id UFJF-8_184a38b59121c15c6eb2be3d2afe057f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/1146
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantesAntropologia. Parto Normal. Cesárea. Parto Humanizado.O parto é cercado por múltiplas influências sociais, culturais, econômicas, físicas e psicológicas, sendo objeto de estudo de várias ciências, dentre elas a Antropologia. Há uma extraordinária riqueza simbólica envolvendo o parto, estando presentes crenças e mitos. O presente trabalho objetivou conhecer as crenças e outros fatores culturais que cercam o período de gestação e podem influenciar na escolha da via de parto pela mulher, bem como a relevância dessas influências. Desenvolveu-se um estudo descritivo-qualitativo entre 2009 e 2010 em Juiz de Fora – MG com 30 gestantes de 30 ou mais semanas de gestação, atendidas uma unidade pública de atendimento a mulheres. Foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, registrada por um gravador de voz, que passou por processos de análise do conteúdo e da temática. As gestantes sinalizaram sua preferência pelo parto normal, mais natural e humanizado, contrariando o modelo hospitalar e medicalizado predominante hoje em dia. As justificativas apontam o desejo de um parto sem intercorrências e com recuperação rápida. São significativas as influências do “medo da dor” e das experiências individuais e de outras mulheres.  É necessário que o profissional de saúde respeite a bagagem cultural trazida pela gestante, procurando apoiar e esclarecer seus medos, dúvidas e anseios, sem desqualificar suas crenças a respeito das vias de parto.Editora UFJF2011-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa descritiva com abordagem qualitativaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpegimage/pjpeghttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146HU Revista; v. 36 n. 4 (2010)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/460https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15108https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15109https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15148https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15149https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15150https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15151https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15152Visoná de Figueiredo, Nathália Stelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T03:53:21Zoai:periodicos.ufjf.br:article/1146Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2023-05-04T03:53:21HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes
title Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes
spellingShingle Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes
Visoná de Figueiredo, Nathália Stela
Antropologia. Parto Normal. Cesárea. Parto Humanizado.
title_short Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes
title_full Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes
title_fullStr Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes
title_full_unstemmed Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes
title_sort Fatores culturais determinantes da escolha da via de parto por gestantes
author Visoná de Figueiredo, Nathália Stela
author_facet Visoná de Figueiredo, Nathália Stela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Visoná de Figueiredo, Nathália Stela
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia. Parto Normal. Cesárea. Parto Humanizado.
topic Antropologia. Parto Normal. Cesárea. Parto Humanizado.
description O parto é cercado por múltiplas influências sociais, culturais, econômicas, físicas e psicológicas, sendo objeto de estudo de várias ciências, dentre elas a Antropologia. Há uma extraordinária riqueza simbólica envolvendo o parto, estando presentes crenças e mitos. O presente trabalho objetivou conhecer as crenças e outros fatores culturais que cercam o período de gestação e podem influenciar na escolha da via de parto pela mulher, bem como a relevância dessas influências. Desenvolveu-se um estudo descritivo-qualitativo entre 2009 e 2010 em Juiz de Fora – MG com 30 gestantes de 30 ou mais semanas de gestação, atendidas uma unidade pública de atendimento a mulheres. Foi utilizada uma entrevista semi-estruturada, registrada por um gravador de voz, que passou por processos de análise do conteúdo e da temática. As gestantes sinalizaram sua preferência pelo parto normal, mais natural e humanizado, contrariando o modelo hospitalar e medicalizado predominante hoje em dia. As justificativas apontam o desejo de um parto sem intercorrências e com recuperação rápida. São significativas as influências do “medo da dor” e das experiências individuais e de outras mulheres.  É necessário que o profissional de saúde respeite a bagagem cultural trazida pela gestante, procurando apoiar e esclarecer seus medos, dúvidas e anseios, sem desqualificar suas crenças a respeito das vias de parto.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/460
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15108
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15109
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15148
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15149
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15150
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15151
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1146/15152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
image/pjpeg
image/pjpeg
image/pjpeg
image/pjpeg
image/pjpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 36 n. 4 (2010)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798240852541440