Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ornelas, Fernanda Aparecida de
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Rodrigues, José Ricardo Paciencia, Uemura, Gilberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821
Resumo: O objetivo foi analisar o efeito da orientação domiciliar, em pacientes após cirurgia de câncer de mama com queixa de hipoestesia, pelas avaliações; convencional e com o estesiômetro. Este estudo, clínico, prospectivo e randomizado, foi realizado no período de Agosto de 2004 a Fevereiro de 2008, na amostra de conveniência de 60 mulheres, submetidas à cirurgia de mama com esvaziamento axilar, divididas em dois grupos (n=30). O GI (Orientação com Kit de diferentes texturas, para realização em domicilio) e o GII (Controle). A sensibilidade superficial foi avaliada pelos monofilamentos de Semmes-Weinstein e pela avaliação convencional utilizando dois tubos de ensaios com água quente (38 a 43oC) e fria (16 a 27oC), pincel, agulha. O GI foi submetido às 10 sessões e ambos às avaliações em 3 momentos. O M1 (Pré intervenção), o M2 (Pós-intervenção) após 10 sessões de intervenção fisioterapêutica e o M3 (washout) após 3 meses do segundo momento avaliativo. A região alvo de avaliação e intervenção sensitiva foi o dermátomo do nervo intercostobraquial. No teste de Goodman (avaliação convencional) houve melhora, em ambos os grupos, no P1, durante a avaliação térmica. No teste “t” de student (estesiômetro) houve melhora no P2 apenas no GI (p=0,003) entre os momentos 1 e 2 mantendo no momento 3 (p=0,121 e p=0,733 respectivamente). Foi concluído que houve divergência e resultados opostos, após analisar o efeito da orientação domiciliar, no dermátomo do nervo intercostobraquial, pelas avaliações; convencional e com o estesiômetro.
id UFJF-8_48f68b387b5f630142634ba5d9324e29
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/821
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.Monofilamentos de Semmes-Weinstein. Avaliação Convencional. Câncer de mama.O objetivo foi analisar o efeito da orientação domiciliar, em pacientes após cirurgia de câncer de mama com queixa de hipoestesia, pelas avaliações; convencional e com o estesiômetro. Este estudo, clínico, prospectivo e randomizado, foi realizado no período de Agosto de 2004 a Fevereiro de 2008, na amostra de conveniência de 60 mulheres, submetidas à cirurgia de mama com esvaziamento axilar, divididas em dois grupos (n=30). O GI (Orientação com Kit de diferentes texturas, para realização em domicilio) e o GII (Controle). A sensibilidade superficial foi avaliada pelos monofilamentos de Semmes-Weinstein e pela avaliação convencional utilizando dois tubos de ensaios com água quente (38 a 43oC) e fria (16 a 27oC), pincel, agulha. O GI foi submetido às 10 sessões e ambos às avaliações em 3 momentos. O M1 (Pré intervenção), o M2 (Pós-intervenção) após 10 sessões de intervenção fisioterapêutica e o M3 (washout) após 3 meses do segundo momento avaliativo. A região alvo de avaliação e intervenção sensitiva foi o dermátomo do nervo intercostobraquial. No teste de Goodman (avaliação convencional) houve melhora, em ambos os grupos, no P1, durante a avaliação térmica. No teste “t” de student (estesiômetro) houve melhora no P2 apenas no GI (p=0,003) entre os momentos 1 e 2 mantendo no momento 3 (p=0,121 e p=0,733 respectivamente). Foi concluído que houve divergência e resultados opostos, após analisar o efeito da orientação domiciliar, no dermátomo do nervo intercostobraquial, pelas avaliações; convencional e com o estesiômetro.Editora UFJF2010-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa experimentalapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821HU Revista; v. 36 n. 2 (2010)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821/371https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821/15054https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821/15055Ornelas, Fernanda Aparecida deRodrigues, José Ricardo PacienciaUemura, Gilbertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T03:53:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/821Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2023-05-04T03:53:20HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.
title Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.
spellingShingle Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.
Ornelas, Fernanda Aparecida de
Monofilamentos de Semmes-Weinstein. Avaliação Convencional. Câncer de mama.
title_short Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.
title_full Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.
title_fullStr Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.
title_full_unstemmed Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.
title_sort Avaliação Convencional & Estesiômetro: Resultados controversos na avaliação sensitiva no câncer de mama.
author Ornelas, Fernanda Aparecida de
author_facet Ornelas, Fernanda Aparecida de
Rodrigues, José Ricardo Paciencia
Uemura, Gilberto
author_role author
author2 Rodrigues, José Ricardo Paciencia
Uemura, Gilberto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ornelas, Fernanda Aparecida de
Rodrigues, José Ricardo Paciencia
Uemura, Gilberto
dc.subject.por.fl_str_mv Monofilamentos de Semmes-Weinstein. Avaliação Convencional. Câncer de mama.
topic Monofilamentos de Semmes-Weinstein. Avaliação Convencional. Câncer de mama.
description O objetivo foi analisar o efeito da orientação domiciliar, em pacientes após cirurgia de câncer de mama com queixa de hipoestesia, pelas avaliações; convencional e com o estesiômetro. Este estudo, clínico, prospectivo e randomizado, foi realizado no período de Agosto de 2004 a Fevereiro de 2008, na amostra de conveniência de 60 mulheres, submetidas à cirurgia de mama com esvaziamento axilar, divididas em dois grupos (n=30). O GI (Orientação com Kit de diferentes texturas, para realização em domicilio) e o GII (Controle). A sensibilidade superficial foi avaliada pelos monofilamentos de Semmes-Weinstein e pela avaliação convencional utilizando dois tubos de ensaios com água quente (38 a 43oC) e fria (16 a 27oC), pincel, agulha. O GI foi submetido às 10 sessões e ambos às avaliações em 3 momentos. O M1 (Pré intervenção), o M2 (Pós-intervenção) após 10 sessões de intervenção fisioterapêutica e o M3 (washout) após 3 meses do segundo momento avaliativo. A região alvo de avaliação e intervenção sensitiva foi o dermátomo do nervo intercostobraquial. No teste de Goodman (avaliação convencional) houve melhora, em ambos os grupos, no P1, durante a avaliação térmica. No teste “t” de student (estesiômetro) houve melhora no P2 apenas no GI (p=0,003) entre os momentos 1 e 2 mantendo no momento 3 (p=0,121 e p=0,733 respectivamente). Foi concluído que houve divergência e resultados opostos, após analisar o efeito da orientação domiciliar, no dermátomo do nervo intercostobraquial, pelas avaliações; convencional e com o estesiômetro.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
Pesquisa experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821/371
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821/15054
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/821/15055
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 36 n. 2 (2010)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798240120635392