Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | HU Revista (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017 |
Resumo: | Introdução: A todo o momento um avanço da medicina é anunciado. Este progresso é acompanhado pela população na busca pela qualidade assistencial. No Brasil, a legislação instituiu nos setores públicos e privados o direito à autonomia. Esse princípio vai ao encontro do ato de se buscar uma “segunda opinião médica”, que se refere ao direito do paciente em gerir seu tratamento. Objetivo: Traçar o perfil dos pacientes em relação à busca pela segunda opinião médica, definir os fatores de risco e motivos alegados para essa busca e estabelecer quais especialidades médicas estão mais envolvidas. Método: Entrevista estruturada com sete perguntas e amostra de 554 participantes, representando 0,1% da população de Juiz de Fora, distribuídos nas cinco regiões da cidade. Resultados: Dos 554 entrevistados, 236 (43%) utilizaram de uma segunda opinião. Os principais motivos alegados foram: falta de confiança no primeiro médico (50,0%), confirmação de diagnóstico (42,2%) e persistência dos sintomas (30,3%); especialidades médicas mais envolvidas: Reumatologia (14,4%), Oncologia (12,6%) e Cardiologia (10,6%). Conclusões: Pessoas que apresentam autopercepção negativa da saúde e escolaridade de nível superior buscam mais por esse procedimento; consideramos alto o índice de intenção de não informar ao profissional da saúde sobre a busca pela segunda opinião médica, sendo o principal motivo o constrangimento do paciente frente ao médico. |
id |
UFJF-8_6ab62f3e638c43f96f4998047ccf2341 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/1017 |
network_acronym_str |
UFJF-8 |
network_name_str |
HU Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do pacienteRelação Médico-PacienteAceitação do Paciente de Cuidados de SaúdeSatisfação do PacienteReferência e ConsultaConfiança.Introdução: A todo o momento um avanço da medicina é anunciado. Este progresso é acompanhado pela população na busca pela qualidade assistencial. No Brasil, a legislação instituiu nos setores públicos e privados o direito à autonomia. Esse princípio vai ao encontro do ato de se buscar uma “segunda opinião médica”, que se refere ao direito do paciente em gerir seu tratamento. Objetivo: Traçar o perfil dos pacientes em relação à busca pela segunda opinião médica, definir os fatores de risco e motivos alegados para essa busca e estabelecer quais especialidades médicas estão mais envolvidas. Método: Entrevista estruturada com sete perguntas e amostra de 554 participantes, representando 0,1% da população de Juiz de Fora, distribuídos nas cinco regiões da cidade. Resultados: Dos 554 entrevistados, 236 (43%) utilizaram de uma segunda opinião. Os principais motivos alegados foram: falta de confiança no primeiro médico (50,0%), confirmação de diagnóstico (42,2%) e persistência dos sintomas (30,3%); especialidades médicas mais envolvidas: Reumatologia (14,4%), Oncologia (12,6%) e Cardiologia (10,6%). Conclusões: Pessoas que apresentam autopercepção negativa da saúde e escolaridade de nível superior buscam mais por esse procedimento; consideramos alto o índice de intenção de não informar ao profissional da saúde sobre a busca pela segunda opinião médica, sendo o principal motivo o constrangimento do paciente frente ao médico.Editora UFJF2011-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa exploratória.application/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017HU Revista; v. 36 n. 3 (2010)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017/402https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017/15085https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017/15086Chehuen Neto, José AntonioSirimarco, Mauro ToledoBicalho, Thaís ChehuenGodinho, Ícaro AugustoSilvestre, Etyenne PereiraRezende, Luandra Gabrielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T03:53:21Zoai:periodicos.ufjf.br:article/1017Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2023-05-04T03:53:21HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente |
title |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente |
spellingShingle |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente Chehuen Neto, José Antonio Relação Médico-Paciente Aceitação do Paciente de Cuidados de Saúde Satisfação do Paciente Referência e Consulta Confiança. |
title_short |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente |
title_full |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente |
title_fullStr |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente |
title_full_unstemmed |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente |
title_sort |
Segunda opinião médica sob a perspectiva do paciente |
author |
Chehuen Neto, José Antonio |
author_facet |
Chehuen Neto, José Antonio Sirimarco, Mauro Toledo Bicalho, Thaís Chehuen Godinho, Ícaro Augusto Silvestre, Etyenne Pereira Rezende, Luandra Gabriel |
author_role |
author |
author2 |
Sirimarco, Mauro Toledo Bicalho, Thaís Chehuen Godinho, Ícaro Augusto Silvestre, Etyenne Pereira Rezende, Luandra Gabriel |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chehuen Neto, José Antonio Sirimarco, Mauro Toledo Bicalho, Thaís Chehuen Godinho, Ícaro Augusto Silvestre, Etyenne Pereira Rezende, Luandra Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação Médico-Paciente Aceitação do Paciente de Cuidados de Saúde Satisfação do Paciente Referência e Consulta Confiança. |
topic |
Relação Médico-Paciente Aceitação do Paciente de Cuidados de Saúde Satisfação do Paciente Referência e Consulta Confiança. |
description |
Introdução: A todo o momento um avanço da medicina é anunciado. Este progresso é acompanhado pela população na busca pela qualidade assistencial. No Brasil, a legislação instituiu nos setores públicos e privados o direito à autonomia. Esse princípio vai ao encontro do ato de se buscar uma “segunda opinião médica”, que se refere ao direito do paciente em gerir seu tratamento. Objetivo: Traçar o perfil dos pacientes em relação à busca pela segunda opinião médica, definir os fatores de risco e motivos alegados para essa busca e estabelecer quais especialidades médicas estão mais envolvidas. Método: Entrevista estruturada com sete perguntas e amostra de 554 participantes, representando 0,1% da população de Juiz de Fora, distribuídos nas cinco regiões da cidade. Resultados: Dos 554 entrevistados, 236 (43%) utilizaram de uma segunda opinião. Os principais motivos alegados foram: falta de confiança no primeiro médico (50,0%), confirmação de diagnóstico (42,2%) e persistência dos sintomas (30,3%); especialidades médicas mais envolvidas: Reumatologia (14,4%), Oncologia (12,6%) e Cardiologia (10,6%). Conclusões: Pessoas que apresentam autopercepção negativa da saúde e escolaridade de nível superior buscam mais por esse procedimento; consideramos alto o índice de intenção de não informar ao profissional da saúde sobre a busca pela segunda opinião médica, sendo o principal motivo o constrangimento do paciente frente ao médico. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ArtOr Pesquisa exploratória. |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017/402 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017/15085 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1017/15086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
HU Revista; v. 36 n. 3 (2010) 1982-8047 0103-3123 reponame:HU Revista (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
HU Revista (Online) |
collection |
HU Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.hurevista@ufjf.edu.br |
_version_ |
1796798240827375616 |