Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33256 |
Resumo: | Nos serviços médicos, muitas vezes, os consumidores se encontram em uma situação de vulnerabilidade potencial, em razão de falta de experiência e conhecimento na área, fazendo com que surjam preocupações com seu bem estar. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo aponta, dentre as principais queixas na relação médico-paciente, irregularidades relacionadas à má assistência e/ ou atendimento ao paciente, como os casos deles mal serem ouvidos, recebendo prontamente um diagnóstico generalizado. Dessa forma, esse estudo teve como finalidade entender como se dá a avaliação da consulta médica, na perspectiva da pesquisa transformativa em serviços. Para isso, foram realizadas entrevistas com pacientes, médicos e estudantes de medicina. As análises dos dados ocorreram por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o elemento tido como de maior importância para o bem estar nesse encontro de serviço é o intercâmbio de informações, sendo nesse enfoque que o tempo de duração das consultas, o nível de conhecimento do consumidor sobre condições clínicas e a modalidade de atendimento (plano de saúde ou particular) pode influenciar a realização das consultas. Ao fim, a partir dos achados, foram apresentadas proposições transformativas. |
id |
UFPE_6bb08e0c1c1337c58b66f5dc60731460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33256 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
PAULA, Brenda Allana Santos dehttp://lattes.cnpq.br/0458937255855310http://lattes.cnpq.br/3241878195485973FARIAS, Salomão Alencar de2019-09-19T17:53:37Z2019-09-19T17:53:37Z2018-12-20https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33256Nos serviços médicos, muitas vezes, os consumidores se encontram em uma situação de vulnerabilidade potencial, em razão de falta de experiência e conhecimento na área, fazendo com que surjam preocupações com seu bem estar. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo aponta, dentre as principais queixas na relação médico-paciente, irregularidades relacionadas à má assistência e/ ou atendimento ao paciente, como os casos deles mal serem ouvidos, recebendo prontamente um diagnóstico generalizado. Dessa forma, esse estudo teve como finalidade entender como se dá a avaliação da consulta médica, na perspectiva da pesquisa transformativa em serviços. Para isso, foram realizadas entrevistas com pacientes, médicos e estudantes de medicina. As análises dos dados ocorreram por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o elemento tido como de maior importância para o bem estar nesse encontro de serviço é o intercâmbio de informações, sendo nesse enfoque que o tempo de duração das consultas, o nível de conhecimento do consumidor sobre condições clínicas e a modalidade de atendimento (plano de saúde ou particular) pode influenciar a realização das consultas. Ao fim, a partir dos achados, foram apresentadas proposições transformativas.CAPESCNPqIn medical services, consumers are often in a situation of potential vulnerability due to a lack of experience and knowledge in the area, which raises concerns about their well-being. São Paulo’s Regional Council of Medicine points out, among the main complaints in the doctor-patient relationship, irregularities related to poor patient care, such as cases of patients barely being heard and promptly receiving a generalized diagnosis. Thus, this study had the purpose to understand how occurs the evaluation of the medical consultation, in the perspective of the transformative service research. For this, interviews were conducted with patients, physicians and medical students. Data analysis happened through the content analysis technique. The results indicated that the most important element for the well being at this service encouter is the exchange of information, and is within this focus that the consultation length, the level of consumer knowledge about clinical conditions and the mode of care (health plan or private) can influence the conduct of consultations. At the end, from the findings, were presented transformative propositions.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsultas médicasRelação médico pacientePesquisa transformativaAtendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviçosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Brenda Allana Santos de Paula.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Brenda Allana Santos de Paula.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1412https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Allana%20Santos%20de%20Paula.pdf.jpg29237efc856a3a9eb4b1a7b7f50abe32MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Brenda Allana Santos de Paula.pdfDISSERTAÇÃO Brenda Allana Santos de Paula.pdfapplication/pdf3517139https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Allana%20Santos%20de%20Paula.pdf9c2e5f4405e6e60a3df3a099bcc67ba5MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Brenda Allana Santos de Paula.pdf.txtDISSERTAÇÃO Brenda Allana Santos de Paula.pdf.txtExtracted texttext/plain313415https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Allana%20Santos%20de%20Paula.pdf.txt071ae456b71b3998f79f841d5b53b26dMD54123456789/332562019-10-26 01:11:18.638oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T04:11:18Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços |
title |
Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços |
spellingShingle |
Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços PAULA, Brenda Allana Santos de Consultas médicas Relação médico paciente Pesquisa transformativa |
title_short |
Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços |
title_full |
Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços |
title_fullStr |
Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços |
title_full_unstemmed |
Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços |
title_sort |
Atendimento médico em consultas: um estudo sob a ótica da pesquisa transformativa em serviços |
author |
PAULA, Brenda Allana Santos de |
author_facet |
PAULA, Brenda Allana Santos de |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0458937255855310 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3241878195485973 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PAULA, Brenda Allana Santos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
contributor_str_mv |
FARIAS, Salomão Alencar de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consultas médicas Relação médico paciente Pesquisa transformativa |
topic |
Consultas médicas Relação médico paciente Pesquisa transformativa |
description |
Nos serviços médicos, muitas vezes, os consumidores se encontram em uma situação de vulnerabilidade potencial, em razão de falta de experiência e conhecimento na área, fazendo com que surjam preocupações com seu bem estar. O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo aponta, dentre as principais queixas na relação médico-paciente, irregularidades relacionadas à má assistência e/ ou atendimento ao paciente, como os casos deles mal serem ouvidos, recebendo prontamente um diagnóstico generalizado. Dessa forma, esse estudo teve como finalidade entender como se dá a avaliação da consulta médica, na perspectiva da pesquisa transformativa em serviços. Para isso, foram realizadas entrevistas com pacientes, médicos e estudantes de medicina. As análises dos dados ocorreram por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o elemento tido como de maior importância para o bem estar nesse encontro de serviço é o intercâmbio de informações, sendo nesse enfoque que o tempo de duração das consultas, o nível de conhecimento do consumidor sobre condições clínicas e a modalidade de atendimento (plano de saúde ou particular) pode influenciar a realização das consultas. Ao fim, a partir dos achados, foram apresentadas proposições transformativas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-19T17:53:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-19T17:53:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33256 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Administracao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Allana%20Santos%20de%20Paula.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Allana%20Santos%20de%20Paula.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33256/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Brenda%20Allana%20Santos%20de%20Paula.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
29237efc856a3a9eb4b1a7b7f50abe32 9c2e5f4405e6e60a3df3a099bcc67ba5 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd573a5ca8288eb7272482765f819534 071ae456b71b3998f79f841d5b53b26d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310829200113664 |