CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vanelli, Chislene Pereira
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Correa, Tarcília Henrique do Amaral, Correa, José Otávio do Amaral
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378
Resumo: A insuficiência renal crônica é uma doença de elevada morbimortalidade e é consenso que sua incidência e prevalência, em estágio terminal, vêm aumentando de forma significativa. Como relevância nos cuidados nutricionais está o consumo da carambola. A Averrhoa carambola, da família das oxalidáceas, conhecida popularmente como carambola, é uma fruta originária da Ásia e comum em países tropicais, entre eles o Brasil. Apesar do uso como terapia alternativa na medicina de alguns países, essa fruta recebe destaque por ter em sua composição o ácido oxálico, possível causador de efeitos deletérios aos doentes renais crônicos. Além disso, possui uma neurotoxina capaz de provocar alterações neurológicas nestes pacientes renais crônicos. Essa neurotoxina parece apresentar especificamente inibição sobre o sistema de condução GABAérgico, o que aumenta a excitabilidade do sistema nervoso central. As manifestações clínicas da intoxicação pela carambola podem ser desde soluços e confusão mental, até convulsões e morte. Diante da descrição de alguns relatos de casos sobre o consumo da carambola, percebe-se que a abordagem terapêutica mais indicada é a hemodiálise, com ou sem hemoperfusão. Assim a recomendação é evitar o consumo desta fruta, já que suas complicações além de imprevisíveis são potencialmente fatais.
id UFJF-8_701c1a8b257bffd47cf82deb0303cb24
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2378
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICASInsuficiência renal crônicaFrutasNeurotoxinasA insuficiência renal crônica é uma doença de elevada morbimortalidade e é consenso que sua incidência e prevalência, em estágio terminal, vêm aumentando de forma significativa. Como relevância nos cuidados nutricionais está o consumo da carambola. A Averrhoa carambola, da família das oxalidáceas, conhecida popularmente como carambola, é uma fruta originária da Ásia e comum em países tropicais, entre eles o Brasil. Apesar do uso como terapia alternativa na medicina de alguns países, essa fruta recebe destaque por ter em sua composição o ácido oxálico, possível causador de efeitos deletérios aos doentes renais crônicos. Além disso, possui uma neurotoxina capaz de provocar alterações neurológicas nestes pacientes renais crônicos. Essa neurotoxina parece apresentar especificamente inibição sobre o sistema de condução GABAérgico, o que aumenta a excitabilidade do sistema nervoso central. As manifestações clínicas da intoxicação pela carambola podem ser desde soluços e confusão mental, até convulsões e morte. Diante da descrição de alguns relatos de casos sobre o consumo da carambola, percebe-se que a abordagem terapêutica mais indicada é a hemodiálise, com ou sem hemoperfusão. Assim a recomendação é evitar o consumo desta fruta, já que suas complicações além de imprevisíveis são potencialmente fatais.Editora UFJF2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtRevLitRevisão bibliográficaapplication/pdfimage/jpegapplication/mswordhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378HU Revista; v. 40 n. 3 e 4 (2014)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378/788https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378/15501https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378/15537Vanelli, Chislene PereiraCorrea, Tarcília Henrique do AmaralCorrea, José Otávio do Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-01-13T20:04:56Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2378Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2016-01-13T20:04:56HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
title CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
spellingShingle CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
Vanelli, Chislene Pereira
Insuficiência renal crônica
Frutas
Neurotoxinas
title_short CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
title_full CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
title_fullStr CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
title_full_unstemmed CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
title_sort CARAMBOLA (AVERRHOA CARAMBOLA): SUA NEUROTOXICIDADE E ABORDAGENS TERAPÊUTICAS
author Vanelli, Chislene Pereira
author_facet Vanelli, Chislene Pereira
Correa, Tarcília Henrique do Amaral
Correa, José Otávio do Amaral
author_role author
author2 Correa, Tarcília Henrique do Amaral
Correa, José Otávio do Amaral
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vanelli, Chislene Pereira
Correa, Tarcília Henrique do Amaral
Correa, José Otávio do Amaral
dc.subject.por.fl_str_mv Insuficiência renal crônica
Frutas
Neurotoxinas
topic Insuficiência renal crônica
Frutas
Neurotoxinas
description A insuficiência renal crônica é uma doença de elevada morbimortalidade e é consenso que sua incidência e prevalência, em estágio terminal, vêm aumentando de forma significativa. Como relevância nos cuidados nutricionais está o consumo da carambola. A Averrhoa carambola, da família das oxalidáceas, conhecida popularmente como carambola, é uma fruta originária da Ásia e comum em países tropicais, entre eles o Brasil. Apesar do uso como terapia alternativa na medicina de alguns países, essa fruta recebe destaque por ter em sua composição o ácido oxálico, possível causador de efeitos deletérios aos doentes renais crônicos. Além disso, possui uma neurotoxina capaz de provocar alterações neurológicas nestes pacientes renais crônicos. Essa neurotoxina parece apresentar especificamente inibição sobre o sistema de condução GABAérgico, o que aumenta a excitabilidade do sistema nervoso central. As manifestações clínicas da intoxicação pela carambola podem ser desde soluços e confusão mental, até convulsões e morte. Diante da descrição de alguns relatos de casos sobre o consumo da carambola, percebe-se que a abordagem terapêutica mais indicada é a hemodiálise, com ou sem hemoperfusão. Assim a recomendação é evitar o consumo desta fruta, já que suas complicações além de imprevisíveis são potencialmente fatais.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtRevLit
Revisão bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378/788
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378/15501
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2378/15537
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 40 n. 3 e 4 (2014)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798241631633408