Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | HU Revista (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936 |
Resumo: | Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva. |
id |
UFJF-8_96a62cd299f2bfcd57412cbef510d904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/2936 |
network_acronym_str |
UFJF-8 |
network_name_str |
HU Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúdeEstratégiasEducação em SaúdeAlfabetização em SaúdeInsuficiência Renal Crônica.Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva. Editora UFJF2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa bibliográfica descritivaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/293610.34019/1982-8047.2017.v43.2936HU Revista; v. 43 n. 3 (2017); 255 - 2631982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16146https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16147https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16160https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16161https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16162https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16163https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16164https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16165https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16166https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16167https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16168https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16169https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16170Santos, Luanda Thais MendonçaSarkis, Lívia Botelho da SilvaColugnati, Fernando Antonio BasileBastos, Marcus Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-19T03:27:52Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2936Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2019-07-19T03:27:52HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
spellingShingle |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde Santos, Luanda Thais Mendonça Estratégias Educação em Saúde Alfabetização em Saúde Insuficiência Renal Crônica. |
title_short |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title_full |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title_fullStr |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title_full_unstemmed |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title_sort |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
author |
Santos, Luanda Thais Mendonça |
author_facet |
Santos, Luanda Thais Mendonça Sarkis, Lívia Botelho da Silva Colugnati, Fernando Antonio Basile Bastos, Marcus Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Sarkis, Lívia Botelho da Silva Colugnati, Fernando Antonio Basile Bastos, Marcus Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luanda Thais Mendonça Sarkis, Lívia Botelho da Silva Colugnati, Fernando Antonio Basile Bastos, Marcus Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Educação em Saúde Alfabetização em Saúde Insuficiência Renal Crônica. |
topic |
Estratégias Educação em Saúde Alfabetização em Saúde Insuficiência Renal Crônica. |
description |
Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ArtOr Pesquisa bibliográfica descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936 10.34019/1982-8047.2017.v43.2936 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936 |
identifier_str_mv |
10.34019/1982-8047.2017.v43.2936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/pdf https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16146 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16147 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16160 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16161 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16162 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16163 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16164 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16165 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16166 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16167 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16168 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16169 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
HU Revista; v. 43 n. 3 (2017); 255 - 263 1982-8047 0103-3123 reponame:HU Revista (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
HU Revista (Online) |
collection |
HU Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.hurevista@ufjf.edu.br |
_version_ |
1796798242458959872 |