Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | HU Revista (Online) |
DOI: | 10.34019/1982-8047.2017.v43.2936 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936 |
Resumo: | Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva. |
id |
UFJF-8_96a62cd299f2bfcd57412cbef510d904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/2936 |
network_acronym_str |
UFJF-8 |
network_name_str |
HU Revista (Online) |
spelling |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúdeEstratégiasEducação em SaúdeAlfabetização em SaúdeInsuficiência Renal Crônica.Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva. Editora UFJF2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa bibliográfica descritivaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/293610.34019/1982-8047.2017.v43.2936HU Revista; v. 43 n. 3 (2017); 255 - 2631982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16146https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16147https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16160https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16161https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16162https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16163https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16164https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16165https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16166https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16167https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16168https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16169https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16170Santos, Luanda Thais MendonçaSarkis, Lívia Botelho da SilvaColugnati, Fernando Antonio BasileBastos, Marcus Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-19T03:27:52Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2936Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2019-07-19T03:27:52HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
spellingShingle |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde Santos, Luanda Thais Mendonça Estratégias Educação em Saúde Alfabetização em Saúde Insuficiência Renal Crônica. Santos, Luanda Thais Mendonça Estratégias Educação em Saúde Alfabetização em Saúde Insuficiência Renal Crônica. |
title_short |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title_full |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title_fullStr |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title_full_unstemmed |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
title_sort |
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde |
author |
Santos, Luanda Thais Mendonça |
author_facet |
Santos, Luanda Thais Mendonça Santos, Luanda Thais Mendonça Sarkis, Lívia Botelho da Silva Colugnati, Fernando Antonio Basile Bastos, Marcus Gomes Sarkis, Lívia Botelho da Silva Colugnati, Fernando Antonio Basile Bastos, Marcus Gomes |
author_role |
author |
author2 |
Sarkis, Lívia Botelho da Silva Colugnati, Fernando Antonio Basile Bastos, Marcus Gomes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luanda Thais Mendonça Sarkis, Lívia Botelho da Silva Colugnati, Fernando Antonio Basile Bastos, Marcus Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Educação em Saúde Alfabetização em Saúde Insuficiência Renal Crônica. |
topic |
Estratégias Educação em Saúde Alfabetização em Saúde Insuficiência Renal Crônica. |
description |
Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ArtOr Pesquisa bibliográfica descritiva |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936 10.34019/1982-8047.2017.v43.2936 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936 |
identifier_str_mv |
10.34019/1982-8047.2017.v43.2936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/pdf https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16146 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16147 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16160 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16161 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16162 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16163 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16164 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16165 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16166 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16167 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16168 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16169 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16170 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf application/pdf image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg image/jpeg application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
HU Revista; v. 43 n. 3 (2017); 255 - 263 1982-8047 0103-3123 reponame:HU Revista (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
HU Revista (Online) |
collection |
HU Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.hurevista@ufjf.edu.br |
_version_ |
1822182088191770624 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34019/1982-8047.2017.v43.2936 |