Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luanda Thais Mendonça
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarkis, Lívia Botelho da Silva, Colugnati, Fernando Antonio Basile, Bastos, Marcus Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
DOI: 10.34019/1982-8047.2017.v43.2936
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936
Resumo: Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva.
id UFJF-8_96a62cd299f2bfcd57412cbef510d904
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2936
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
spelling Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúdeEstratégiasEducação em SaúdeAlfabetização em SaúdeInsuficiência Renal Crônica.Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva. Editora UFJF2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa bibliográfica descritivaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/293610.34019/1982-8047.2017.v43.2936HU Revista; v. 43 n. 3 (2017); 255 - 2631982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16146https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16147https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16160https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16161https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16162https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16163https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16164https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16165https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16166https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16167https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16168https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16169https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16170Santos, Luanda Thais MendonçaSarkis, Lívia Botelho da SilvaColugnati, Fernando Antonio BasileBastos, Marcus Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-19T03:27:52Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2936Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2019-07-19T03:27:52HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
spellingShingle Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
Santos, Luanda Thais Mendonça
Estratégias
Educação em Saúde
Alfabetização em Saúde
Insuficiência Renal Crônica.
Santos, Luanda Thais Mendonça
Estratégias
Educação em Saúde
Alfabetização em Saúde
Insuficiência Renal Crônica.
title_short Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title_full Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title_fullStr Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title_full_unstemmed Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title_sort Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
author Santos, Luanda Thais Mendonça
author_facet Santos, Luanda Thais Mendonça
Santos, Luanda Thais Mendonça
Sarkis, Lívia Botelho da Silva
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Bastos, Marcus Gomes
Sarkis, Lívia Botelho da Silva
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Bastos, Marcus Gomes
author_role author
author2 Sarkis, Lívia Botelho da Silva
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Bastos, Marcus Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luanda Thais Mendonça
Sarkis, Lívia Botelho da Silva
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Bastos, Marcus Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Educação em Saúde
Alfabetização em Saúde
Insuficiência Renal Crônica.
topic Estratégias
Educação em Saúde
Alfabetização em Saúde
Insuficiência Renal Crônica.
description Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
Pesquisa bibliográfica descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936
10.34019/1982-8047.2017.v43.2936
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936
identifier_str_mv 10.34019/1982-8047.2017.v43.2936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/pdf
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16146
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16147
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16160
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16161
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16162
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16163
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16164
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16165
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16166
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16167
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16168
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16169
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 43 n. 3 (2017); 255 - 263
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1822182088191770624
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34019/1982-8047.2017.v43.2936