Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luanda Thais Mendonça
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarkis, Lívia Botelho da Silva, Colugnati, Fernando Antonio Basile, Bastos, Marcus Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936
Resumo: Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva.
id UFJF-8_96a62cd299f2bfcd57412cbef510d904
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2936
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúdeEstratégiasEducação em SaúdeAlfabetização em SaúdeInsuficiência Renal Crônica.Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva. Editora UFJF2018-10-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa bibliográfica descritivaapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegimage/jpegapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/293610.34019/1982-8047.2017.v43.2936HU Revista; v. 43 n. 3 (2017); 255 - 2631982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16146https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16147https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16160https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16161https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16162https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16163https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16164https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16165https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16166https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16167https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16168https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16169https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16170Santos, Luanda Thais MendonçaSarkis, Lívia Botelho da SilvaColugnati, Fernando Antonio BasileBastos, Marcus Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-19T03:27:52Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2936Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2019-07-19T03:27:52HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
spellingShingle Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
Santos, Luanda Thais Mendonça
Estratégias
Educação em Saúde
Alfabetização em Saúde
Insuficiência Renal Crônica.
title_short Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title_full Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title_fullStr Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title_full_unstemmed Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
title_sort Metodologia de criação de uma ferramenta didático-pedagógica de intervenção em doença renal crônica, segundo preceitos do letramento em saúde
author Santos, Luanda Thais Mendonça
author_facet Santos, Luanda Thais Mendonça
Sarkis, Lívia Botelho da Silva
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Bastos, Marcus Gomes
author_role author
author2 Sarkis, Lívia Botelho da Silva
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Bastos, Marcus Gomes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luanda Thais Mendonça
Sarkis, Lívia Botelho da Silva
Colugnati, Fernando Antonio Basile
Bastos, Marcus Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias
Educação em Saúde
Alfabetização em Saúde
Insuficiência Renal Crônica.
topic Estratégias
Educação em Saúde
Alfabetização em Saúde
Insuficiência Renal Crônica.
description Considerando que o diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC) e o sucesso terapêutico da doença primária são fundamentais para a diminuição ou reversão da progressão da DRC, são necessárias intervenções que irão impactar positivamente conforme a precocidade de sua aplicação. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver uma ferramenta didático pedagógica de intervenção em DRC. A criação da Ferramenta obedeceu a cinco etapas iniciais: sistematização do conteúdo; criação das imagens por um designer especializado; diagramação e edição do conteúdo; submissão a um Comitê de Especialistas e criação de um Manual do Mediador. A Ferramenta Didática de Intervenção em DRC foi concluída, dando origem a um instrumento capaz de abordar 11 itens de extrema importância para o tratamento da DRC: (1) Você sabe o que é Doença Renal Crônica?; (2) Acolhimento; (3) Sentimentos mediante o diagnóstico; (4) Definição de DRC; (5) Caminho do sangue; (6) Mitos e verdades; (7) Sinais e sintomas; (8) Fatores de risco; (9) Alimentação; (10) Atividade física; e (11) Tratamento. A Ferramenta Didático-Pedagógica de Intervenção em DRC é um instrumento facilitador da aprendizagem, por ter uma estrutura lúdica, dialógica e dinâmica, cujo intuito é impactar nos desfechos de forma positiva.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
Pesquisa bibliográfica descritiva
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936
10.34019/1982-8047.2017.v43.2936
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936
identifier_str_mv 10.34019/1982-8047.2017.v43.2936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/pdf
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16146
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16147
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16160
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16161
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16162
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16163
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16164
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16165
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16166
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16167
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16168
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16169
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2936/16170
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 43 n. 3 (2017); 255 - 263
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798242458959872