Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Josiane Mello
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Motta, Erick Vicente Silva, Mendes, Renata Freitas, Scio, Elita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568
Resumo: Este estudo teve como objetivos avaliar o potencial antioxidante e verificar o perfil fitoquímico do extrato bruto metanólico e das partições hexânica, diclorometânica, em acetato de etila e hidrometanólica das folhas de Lacistema pubescens. A atividade antioxidante foi avaliada pelos métodos do DPPH e TBA. Pelo método do DPPH, todas as amostras foram efetivas em sequestrar o radical livre e, pelo ensaio com TBA, todas as amostras, com exceção da partição hexânica, inibiram significativamente a peroxidação lipídica. A partição hidrometanólica foi a que apresentou a melhor atividade antioxidante e também o maior conteúdo de substâncias fenólicas. Estas, portanto, parecem ser as responsáveis pela atividade encontrada. Palavras-chave: Lacistema pubescens. Antioxidante. Peroxidação lipídica.
id UFJF-8_b6c49809a31364e91c95c81340596288
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/1568
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.Ciências da saúde Este estudo teve como objetivos avaliar o potencial antioxidante e verificar o perfil fitoquímico do extrato bruto metanólico e das partições hexânica, diclorometânica, em acetato de etila e hidrometanólica das folhas de Lacistema pubescens. A atividade antioxidante foi avaliada pelos métodos do DPPH e TBA. Pelo método do DPPH, todas as amostras foram efetivas em sequestrar o radical livre e, pelo ensaio com TBA, todas as amostras, com exceção da partição hexânica, inibiram significativamente a peroxidação lipídica. A partição hidrometanólica foi a que apresentou a melhor atividade antioxidante e também o maior conteúdo de substâncias fenólicas. Estas, portanto, parecem ser as responsáveis pela atividade encontrada. Palavras-chave: Lacistema pubescens. Antioxidante. Peroxidação lipídica.Editora UFJF2012-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrPesquisa experimentalapplication/pdfapplication/mswordimage/jpegimage/jpegimage/jpeghttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568HU Revista; v. 37 n. 3 (2011)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/575https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/15233https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/15234https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/15235https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/15236Silva, Josiane MelloMotta, Erick Vicente SilvaMendes, Renata FreitasScio, Elitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T03:53:25Zoai:periodicos.ufjf.br:article/1568Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2023-05-04T03:53:25HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.
title Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.
spellingShingle Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.
Silva, Josiane Mello
Ciências da saúde
title_short Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.
title_full Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.
title_fullStr Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.
title_full_unstemmed Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.
title_sort Caracterização fitoquímica e avaliação da capacidade antioxidante de diferentes partições de Lacistema pubescens Mart.
author Silva, Josiane Mello
author_facet Silva, Josiane Mello
Motta, Erick Vicente Silva
Mendes, Renata Freitas
Scio, Elita
author_role author
author2 Motta, Erick Vicente Silva
Mendes, Renata Freitas
Scio, Elita
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Josiane Mello
Motta, Erick Vicente Silva
Mendes, Renata Freitas
Scio, Elita
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências da saúde
topic Ciências da saúde
description Este estudo teve como objetivos avaliar o potencial antioxidante e verificar o perfil fitoquímico do extrato bruto metanólico e das partições hexânica, diclorometânica, em acetato de etila e hidrometanólica das folhas de Lacistema pubescens. A atividade antioxidante foi avaliada pelos métodos do DPPH e TBA. Pelo método do DPPH, todas as amostras foram efetivas em sequestrar o radical livre e, pelo ensaio com TBA, todas as amostras, com exceção da partição hexânica, inibiram significativamente a peroxidação lipídica. A partição hidrometanólica foi a que apresentou a melhor atividade antioxidante e também o maior conteúdo de substâncias fenólicas. Estas, portanto, parecem ser as responsáveis pela atividade encontrada. Palavras-chave: Lacistema pubescens. Antioxidante. Peroxidação lipídica.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
Pesquisa experimental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/575
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/15233
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/15234
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/15235
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/1568/15236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
image/jpeg
image/jpeg
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 37 n. 3 (2011)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798240928038912