Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frônio, Jaqueline da Silva
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Neves, Luiz Antônio Tavares, Ferraz, Sabrine Teixeira, Demarchi, Renata Santiago, Vargas, Ana Lúcia de Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687
Resumo:  O presente estudo verificou os motivos para a evasão do serviço de Follow-up de Recém-Nascidos de Risco do HU – Centro de Atenção à Saúde (CAS) /UFJF, além de traçar o perfil das famílias e crianças evadidas. Foi realizado um levantamento nos prontuários do programa, identificando-se a evasão de 161 crianças. Seus prontuários foram analisados na busca de dados sobre condições de nascimento, intercorrências no período neonatal, idade na evasão e tempo de seguimento, e situação socioeconômica. Foi feito contato telefônico com as famílias para aplicação de questionário acerca dos motivos para a evasão, opinião e acesso ao serviço. As crianças acompanhadas apresentaram altos índices de intercorrências perinatais com risco potencial de alterações futuras no desenvolvimento neuropsicomotor. A idade média na evasão foi de 14,73 meses e o tempo de acompanhamento de 11,39 meses. Apenas 42 famílias puderam ser contatadas por problemas de dados desatualizados no prontuário. Destas, 47,62% relataram dificuldade de acesso e 11,90% insatisfação com o serviço. Os principais motivos para evasão foram acompanhamento em outro serviço, não remarcação de consulta após uma falta e o fato de a família não julgar necessário o acompanhamento. Neste tipo de serviço, deve-se dedicar maior atenção para o esclarecimento dos pais sobre a importância do acompanhamento de seus filhos e deve haver uma sistemática mais eficaz de busca ativa das crianças ausentes e de identificação de situações que dificultem o acesso da criança e seus familiares ao serviço.
id UFJF-8_cc712a6169e126c28ec39b835721a8fa
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/687
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto riscoEvasão do Paciente. Continuidade da Assistência ao Paciente. Prematuro. Recém-Nascido de Baixo Peso. Asfixia Neonatal. O presente estudo verificou os motivos para a evasão do serviço de Follow-up de Recém-Nascidos de Risco do HU – Centro de Atenção à Saúde (CAS) /UFJF, além de traçar o perfil das famílias e crianças evadidas. Foi realizado um levantamento nos prontuários do programa, identificando-se a evasão de 161 crianças. Seus prontuários foram analisados na busca de dados sobre condições de nascimento, intercorrências no período neonatal, idade na evasão e tempo de seguimento, e situação socioeconômica. Foi feito contato telefônico com as famílias para aplicação de questionário acerca dos motivos para a evasão, opinião e acesso ao serviço. As crianças acompanhadas apresentaram altos índices de intercorrências perinatais com risco potencial de alterações futuras no desenvolvimento neuropsicomotor. A idade média na evasão foi de 14,73 meses e o tempo de acompanhamento de 11,39 meses. Apenas 42 famílias puderam ser contatadas por problemas de dados desatualizados no prontuário. Destas, 47,62% relataram dificuldade de acesso e 11,90% insatisfação com o serviço. Os principais motivos para evasão foram acompanhamento em outro serviço, não remarcação de consulta após uma falta e o fato de a família não julgar necessário o acompanhamento. Neste tipo de serviço, deve-se dedicar maior atenção para o esclarecimento dos pais sobre a importância do acompanhamento de seus filhos e deve haver uma sistemática mais eficaz de busca ativa das crianças ausentes e de identificação de situações que dificultem o acesso da criança e seus familiares ao serviço.Editora UFJF2010-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrpesquisa exploratóriaapplication/pdfapplication/mswordapplication/mswordhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687HU Revista; v. 35 n. 3 (2009)1982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687/257https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687/15043https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687/15044Frônio, Jaqueline da SilvaNeves, Luiz Antônio TavaresFerraz, Sabrine TeixeiraDemarchi, Renata SantiagoVargas, Ana Lúcia de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-04T03:53:20Zoai:periodicos.ufjf.br:article/687Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2023-05-04T03:53:20HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
title Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
spellingShingle Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
Frônio, Jaqueline da Silva
Evasão do Paciente. Continuidade da Assistência ao Paciente. Prematuro. Recém-Nascido de Baixo Peso. Asfixia Neonatal.
title_short Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
title_full Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
title_fullStr Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
title_full_unstemmed Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
title_sort Análise da evasão em serviço de follow-up de recém-nascidos de alto risco
author Frônio, Jaqueline da Silva
author_facet Frônio, Jaqueline da Silva
Neves, Luiz Antônio Tavares
Ferraz, Sabrine Teixeira
Demarchi, Renata Santiago
Vargas, Ana Lúcia de Almeida
author_role author
author2 Neves, Luiz Antônio Tavares
Ferraz, Sabrine Teixeira
Demarchi, Renata Santiago
Vargas, Ana Lúcia de Almeida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frônio, Jaqueline da Silva
Neves, Luiz Antônio Tavares
Ferraz, Sabrine Teixeira
Demarchi, Renata Santiago
Vargas, Ana Lúcia de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Evasão do Paciente. Continuidade da Assistência ao Paciente. Prematuro. Recém-Nascido de Baixo Peso. Asfixia Neonatal.
topic Evasão do Paciente. Continuidade da Assistência ao Paciente. Prematuro. Recém-Nascido de Baixo Peso. Asfixia Neonatal.
description  O presente estudo verificou os motivos para a evasão do serviço de Follow-up de Recém-Nascidos de Risco do HU – Centro de Atenção à Saúde (CAS) /UFJF, além de traçar o perfil das famílias e crianças evadidas. Foi realizado um levantamento nos prontuários do programa, identificando-se a evasão de 161 crianças. Seus prontuários foram analisados na busca de dados sobre condições de nascimento, intercorrências no período neonatal, idade na evasão e tempo de seguimento, e situação socioeconômica. Foi feito contato telefônico com as famílias para aplicação de questionário acerca dos motivos para a evasão, opinião e acesso ao serviço. As crianças acompanhadas apresentaram altos índices de intercorrências perinatais com risco potencial de alterações futuras no desenvolvimento neuropsicomotor. A idade média na evasão foi de 14,73 meses e o tempo de acompanhamento de 11,39 meses. Apenas 42 famílias puderam ser contatadas por problemas de dados desatualizados no prontuário. Destas, 47,62% relataram dificuldade de acesso e 11,90% insatisfação com o serviço. Os principais motivos para evasão foram acompanhamento em outro serviço, não remarcação de consulta após uma falta e o fato de a família não julgar necessário o acompanhamento. Neste tipo de serviço, deve-se dedicar maior atenção para o esclarecimento dos pais sobre a importância do acompanhamento de seus filhos e deve haver uma sistemática mais eficaz de busca ativa das crianças ausentes e de identificação de situações que dificultem o acesso da criança e seus familiares ao serviço.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
pesquisa exploratória
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687/257
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687/15043
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/687/15044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 35 n. 3 (2009)
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798240105955328