Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Erivelton Fernandes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves Ferreira, Bruno Martins, Garcia Braga, Pedro Luiz, Da Silva, Alberto Inácio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: HU Revista (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568
Resumo: O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim.
id UFJF-8_ff8712f8722e9bcb88de677b8008b44d
oai_identifier_str oai:periodicos.ufjf.br:article/2568
network_acronym_str UFJF-8
network_name_str HU Revista (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SPDesenvolvimento motorhabilidades motoras fundamentaisEducação física.O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim.Editora UFJF2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrDescritiva de campoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568HU Revista; v. 42 n. 4 (2016); 283-2901982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/904https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15767https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15768https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15769https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15770https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15875https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15897https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15918https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15919https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15920França, Erivelton FernandesAlves Ferreira, Bruno MartinsGarcia Braga, Pedro LuizDa Silva, Alberto Inácioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-09T14:54:26Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2568Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2017-02-09T14:54:26HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
title Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
spellingShingle Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
França, Erivelton Fernandes
Desenvolvimento motor
habilidades motoras fundamentais
Educação física.
title_short Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
title_full Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
title_fullStr Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
title_full_unstemmed Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
title_sort Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
author França, Erivelton Fernandes
author_facet França, Erivelton Fernandes
Alves Ferreira, Bruno Martins
Garcia Braga, Pedro Luiz
Da Silva, Alberto Inácio
author_role author
author2 Alves Ferreira, Bruno Martins
Garcia Braga, Pedro Luiz
Da Silva, Alberto Inácio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Erivelton Fernandes
Alves Ferreira, Bruno Martins
Garcia Braga, Pedro Luiz
Da Silva, Alberto Inácio
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
habilidades motoras fundamentais
Educação física.
topic Desenvolvimento motor
habilidades motoras fundamentais
Educação física.
description O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
ArtOr
Descritiva de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568
url https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/904
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15767
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15768
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15769
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15770
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15875
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15897
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15918
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15919
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15920
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
publisher.none.fl_str_mv Editora UFJF
dc.source.none.fl_str_mv HU Revista; v. 42 n. 4 (2016); 283-290
1982-8047
0103-3123
reponame:HU Revista (Online)
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str HU Revista (Online)
collection HU Revista (Online)
repository.name.fl_str_mv HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv revista.hurevista@ufjf.edu.br
_version_ 1796798242331033600