Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | HU Revista (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim. |
id |
UFJF-8_ff8712f8722e9bcb88de677b8008b44d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/2568 |
network_acronym_str |
UFJF-8 |
network_name_str |
HU Revista (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SPDesenvolvimento motorhabilidades motoras fundamentaisEducação física.O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim.Editora UFJF2017-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtOrDescritiva de campoapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568HU Revista; v. 42 n. 4 (2016); 283-2901982-80470103-3123reponame:HU Revista (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/904https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15767https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15768https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15769https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15770https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15875https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15897https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15918https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15919https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15920França, Erivelton FernandesAlves Ferreira, Bruno MartinsGarcia Braga, Pedro LuizDa Silva, Alberto Inácioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-09T14:54:26Zoai:periodicos.ufjf.br:article/2568Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevistaPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/oairevista.hurevista@ufjf.edu.br1982-80470103-3123opendoar:2017-02-09T14:54:26HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP |
title |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP |
spellingShingle |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP França, Erivelton Fernandes Desenvolvimento motor habilidades motoras fundamentais Educação física. |
title_short |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP |
title_full |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP |
title_fullStr |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP |
title_full_unstemmed |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP |
title_sort |
Avaliação motora de alunos do ensino fundamental de uma escola de São Miguel Paulista-SP |
author |
França, Erivelton Fernandes |
author_facet |
França, Erivelton Fernandes Alves Ferreira, Bruno Martins Garcia Braga, Pedro Luiz Da Silva, Alberto Inácio |
author_role |
author |
author2 |
Alves Ferreira, Bruno Martins Garcia Braga, Pedro Luiz Da Silva, Alberto Inácio |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Erivelton Fernandes Alves Ferreira, Bruno Martins Garcia Braga, Pedro Luiz Da Silva, Alberto Inácio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor habilidades motoras fundamentais Educação física. |
topic |
Desenvolvimento motor habilidades motoras fundamentais Educação física. |
description |
O objetivo deste estudo foi verificar o desenvolvimento motor das habilidades motoras fundamentais de crianças do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental, que tiveram aulas de Educação Física desde o 1º ano do ensino fundamental com profissional da área. A amostra foi composta por 23 crianças, com idade entre 8 e 10 anos, pertencentes ao 3º e 5º ano do ensino fundamental. As crianças pertenciam a uma escola particular da cidade de São Paulo do bairro de São Miguel Paulista. Todas as crianças foram filmadas realizando os subtestes locomotor e controle de objeto do TGMD-2 (Test of Gross Motor Development-II). Após as filmagens, as habilidades motoras foram analisadas por três avaliadores, utilizando os critérios de desempenho para as respectivas habilidades motoras, obtendo os valores brutos e a idade motora equivalente para os dois subtestes. Os resultados revelaram que as crianças do 3º e 5º ano do ensino fundamental apresentam desenvolvimento motor inferior ao esperado para as respectivas idades cronológicas para as habilidades avaliadas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se sugerir que nem mesmo o contexto e o profissional de Educação Física, em conjunto, garantem aos escolares do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental a proficiência motora esperada para as respectivas idades cronológicas, se prática estrutura e informação apropriada não forem direcionadas à este fim. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion ArtOr Descritiva de campo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/904 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15767 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15768 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15769 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15770 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15875 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15897 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15918 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15919 https://periodicos.ufjf.br/index.php/hurevista/article/view/2568/15920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFJF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFJF |
dc.source.none.fl_str_mv |
HU Revista; v. 42 n. 4 (2016); 283-290 1982-8047 0103-3123 reponame:HU Revista (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
HU Revista (Online) |
collection |
HU Revista (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
HU Revista (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.hurevista@ufjf.edu.br |
_version_ |
1796798242331033600 |