Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Janine Neves de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2480
Resumo: O presente trabalho visa descrever e analisar o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva e seus integrantes, inserindo-os na discussão histórico-antropológica sobre raça e racismo no Brasil. O Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva é um grupo de canto coral, dança e ritmo, composto por negros e negras da/na cidade de Juiz de Fora/MG, cuja fundação remonta ao ano de 1964. As letras das músicas executadas pelo Batuque referem-se ao período escravista e a situação do negro na sociedade brasileira, compassadas por ritmos, como os lamentos, os sambas de roda, o baião, o maxixe, o maracatu, o maculelê, os jongos, dentre outros. Especificamente, este estudo apresenta uma análise etnográfica do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, buscando refletir e compreender como o grupo, em sua totalidade, e seus integrantes, em suas particularidades, apresentam e se colocam perante a questão racial brasileira, a partir da observação de suas apresentações, histórias, vivências, agenda. Foi possível, assim, chegar a algumas conclusões. Percebe-se que o Batuque, enquanto grupo, representa escravizados, por meio da perfomance artística e das letras de música, narrando períodos da história brasileira. Por sua vez, seus integrantes são, eles próprios, herdeiros do legado do Brasil e de Juiz de Fora, e, consequentemente, dos efeitos advindos da conformação histórica e sociocultural do país e da localidade. Igualmente, nota-se uma ruptura de paradigmas envolvendo os objetivos do grupo, a partir do momento em que sua diretoria desloca-se de pessoas brancas para negros militantes, refletindo os posicionamentos do movimento negro atual e reforçando o compromisso do grupo com a causa negra.
id UFJF_002d02089cbf9bb42560829930081b8f
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/2480
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Oliveira, Marcella Beraldo dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764559J1Kabengele, Daniela do Carmohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794385A6Thomaz, Fernanda do Nascimentohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732729U5http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8756085H4Oliveira, Janine Neves de2016-09-26T20:16:26Z2016-09-262016-09-26T20:16:26Z2016-06-24https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2480O presente trabalho visa descrever e analisar o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva e seus integrantes, inserindo-os na discussão histórico-antropológica sobre raça e racismo no Brasil. O Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva é um grupo de canto coral, dança e ritmo, composto por negros e negras da/na cidade de Juiz de Fora/MG, cuja fundação remonta ao ano de 1964. As letras das músicas executadas pelo Batuque referem-se ao período escravista e a situação do negro na sociedade brasileira, compassadas por ritmos, como os lamentos, os sambas de roda, o baião, o maxixe, o maracatu, o maculelê, os jongos, dentre outros. Especificamente, este estudo apresenta uma análise etnográfica do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, buscando refletir e compreender como o grupo, em sua totalidade, e seus integrantes, em suas particularidades, apresentam e se colocam perante a questão racial brasileira, a partir da observação de suas apresentações, histórias, vivências, agenda. Foi possível, assim, chegar a algumas conclusões. Percebe-se que o Batuque, enquanto grupo, representa escravizados, por meio da perfomance artística e das letras de música, narrando períodos da história brasileira. Por sua vez, seus integrantes são, eles próprios, herdeiros do legado do Brasil e de Juiz de Fora, e, consequentemente, dos efeitos advindos da conformação histórica e sociocultural do país e da localidade. Igualmente, nota-se uma ruptura de paradigmas envolvendo os objetivos do grupo, a partir do momento em que sua diretoria desloca-se de pessoas brancas para negros militantes, refletindo os posicionamentos do movimento negro atual e reforçando o compromisso do grupo com a causa negra.The present work aims to describe and analyze Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque and its members, by inserting them in the historical-anthropological discussion on race and racism in Brazil. Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque is a choral, dance and rhythm group, composed by black men and women in the city of Juiz de Fora/MG, whose foundation dates back to 1964. The lyrics performed by the Batuque refer to the slavery period and the afro-brazilians situation in the nacional society, cadenced by rhythms as the moans, the “samba de roda”, the “baião”, the “maxixe”, the “maracatu”, the “maculelê”, the “jongos”, among others. Specifically, this study presents an ethnographic analysis of Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque, seeking to reflect and understand how the group, in its entirety, and its members, in its particularities, present and stand before the Brazilian racial issue, from the observation of its presentations, stories, experiences, agenda. It was possible, therefore, to reach some conclusions. It is noticed that the Batuque, as a group, represents enslaved, through artistic performance and song lyrics, narrating periods of Brazilian history. In turn, its members are themselves heirs to the Brazilian and the Juizforano legacy, and, consequently, the effects of socio-cultural and historical conformation of the country and its locality. Also, we may notice a break of paradigms involving the group’s goals, as soon as its board changes from white people to black militants, reflection the black movement positions and strengthening the group’s commitment with the black cause.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciências SociaisUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIABatuque afro-brasileiro de Nelson SilvaRaçaRacismoRelações raciaisNelson Silva’s Afro-Brazilian BatuqueRaceRacismRace relationsOs Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silvainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTjaninenevesdeoliveira.pdf.txtjaninenevesdeoliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain512451https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2480/3/janinenevesdeoliveira.pdf.txt9237c6a58e0bd8afa123924d0d07f2bcMD53THUMBNAILjaninenevesdeoliveira.pdf.jpgjaninenevesdeoliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1172https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2480/4/janinenevesdeoliveira.pdf.jpg3402d3d85d5c035a73fc1ef863242ad5MD54ORIGINALjaninenevesdeoliveira.pdfjaninenevesdeoliveira.pdfapplication/pdf3358498https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2480/1/janinenevesdeoliveira.pdf469e2ee552e10abb9ba1c845b765f7edMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82197https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2480/2/license.txt000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37bMD52ufjf/24802019-11-07 11:13:26.476oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:13:26Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
title Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
spellingShingle Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
Oliveira, Janine Neves de
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
Raça
Racismo
Relações raciais
Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque
Race
Racism
Race relations
title_short Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
title_full Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
title_fullStr Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
title_full_unstemmed Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
title_sort Os Orfeus da "Aquarela": um estudo sobre a questão racial a partir do batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
author Oliveira, Janine Neves de
author_facet Oliveira, Janine Neves de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Marcella Beraldo de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764559J1
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Kabengele, Daniela do Carmo
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794385A6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Thomaz, Fernanda do Nascimento
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732729U5
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8756085H4
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Janine Neves de
contributor_str_mv Oliveira, Marcella Beraldo de
Kabengele, Daniela do Carmo
Thomaz, Fernanda do Nascimento
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
Batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
Raça
Racismo
Relações raciais
Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque
Race
Racism
Race relations
dc.subject.por.fl_str_mv Batuque afro-brasileiro de Nelson Silva
Raça
Racismo
Relações raciais
Nelson Silva’s Afro-Brazilian Batuque
Race
Racism
Race relations
description O presente trabalho visa descrever e analisar o Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva e seus integrantes, inserindo-os na discussão histórico-antropológica sobre raça e racismo no Brasil. O Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva é um grupo de canto coral, dança e ritmo, composto por negros e negras da/na cidade de Juiz de Fora/MG, cuja fundação remonta ao ano de 1964. As letras das músicas executadas pelo Batuque referem-se ao período escravista e a situação do negro na sociedade brasileira, compassadas por ritmos, como os lamentos, os sambas de roda, o baião, o maxixe, o maracatu, o maculelê, os jongos, dentre outros. Especificamente, este estudo apresenta uma análise etnográfica do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, buscando refletir e compreender como o grupo, em sua totalidade, e seus integrantes, em suas particularidades, apresentam e se colocam perante a questão racial brasileira, a partir da observação de suas apresentações, histórias, vivências, agenda. Foi possível, assim, chegar a algumas conclusões. Percebe-se que o Batuque, enquanto grupo, representa escravizados, por meio da perfomance artística e das letras de música, narrando períodos da história brasileira. Por sua vez, seus integrantes são, eles próprios, herdeiros do legado do Brasil e de Juiz de Fora, e, consequentemente, dos efeitos advindos da conformação histórica e sociocultural do país e da localidade. Igualmente, nota-se uma ruptura de paradigmas envolvendo os objetivos do grupo, a partir do momento em que sua diretoria desloca-se de pessoas brancas para negros militantes, refletindo os posicionamentos do movimento negro atual e reforçando o compromisso do grupo com a causa negra.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-26T20:16:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-26
2016-09-26T20:16:26Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2480
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ICH – Instituto de Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2480/3/janinenevesdeoliveira.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2480/4/janinenevesdeoliveira.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2480/1/janinenevesdeoliveira.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/2480/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9237c6a58e0bd8afa123924d0d07f2bc
3402d3d85d5c035a73fc1ef863242ad5
469e2ee552e10abb9ba1c845b765f7ed
000e18a5aee6ca21bb5811ddf55fc37b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661370322649088