Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725 |
Resumo: | Há 70 anos, a telenovela entra nas casas das pessoas levando entretenimento, gerando emoções e discutindo temas fundamentais. Junto a cada uma dessas tramas, temos uma vinheta de abertura, que, além de ser uma obra de arte minuciosamente trabalhada pelo design, é também um cartão de visitas para a história que vai ser contada. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como se dá a diversidade na linguagem utilizada na construção das vinhetas de abertura de telenovelas, observando os objetos e suas representações na vinheta que lhe agregam valor para que possamos imergir universo de uma história maior, que é a própria telenovela em si. Para isso, percorremos a história da vinheta, desde o seu surgimento no impresso. Como matriz metodológica, utiliza-se a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, que traz à tona outras discussões a respeito do objeto, possibilitando uma investigação mais focada em um grupo de mostra dividido em categorias. Para abordar elementos da narrativa, partimos dos estudos de Luiz Gonzaga Motta (2013) e Cândida Villares Gancho (1991). Para definir os termos “pré-audível” e “pré-visível”, baseamo-nos nos estudos de Leonardo Sá (1991) sobre o conceito da pré-auditibilidade. Também recorremos aos estudos de Sidney Carlos Aznar (1997) e Rogério Abreu (2011), para entender o universo e a história da vinheta. Concluímos que as vinhetas podem ser consideradas como formas de narrativas que sintetizam uma narrativa maior, antecipando elementos de prévisibilidade e pré-auditibilidade, desempenhando várias funções descobertas ao longo da pesquisa. |
id |
UFJF_07a99ea3f4f41777ac8bf474540c47b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14725 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Vieira, Soraya Maria Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarThomé, Claudia de Albuquerquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarMassarolo, João Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarMota, Dowglas Franco2022-12-07T15:35:13Z2022-12-072022-12-07T15:35:13Z2022-09-02https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725Há 70 anos, a telenovela entra nas casas das pessoas levando entretenimento, gerando emoções e discutindo temas fundamentais. Junto a cada uma dessas tramas, temos uma vinheta de abertura, que, além de ser uma obra de arte minuciosamente trabalhada pelo design, é também um cartão de visitas para a história que vai ser contada. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como se dá a diversidade na linguagem utilizada na construção das vinhetas de abertura de telenovelas, observando os objetos e suas representações na vinheta que lhe agregam valor para que possamos imergir universo de uma história maior, que é a própria telenovela em si. Para isso, percorremos a história da vinheta, desde o seu surgimento no impresso. Como matriz metodológica, utiliza-se a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, que traz à tona outras discussões a respeito do objeto, possibilitando uma investigação mais focada em um grupo de mostra dividido em categorias. Para abordar elementos da narrativa, partimos dos estudos de Luiz Gonzaga Motta (2013) e Cândida Villares Gancho (1991). Para definir os termos “pré-audível” e “pré-visível”, baseamo-nos nos estudos de Leonardo Sá (1991) sobre o conceito da pré-auditibilidade. Também recorremos aos estudos de Sidney Carlos Aznar (1997) e Rogério Abreu (2011), para entender o universo e a história da vinheta. Concluímos que as vinhetas podem ser consideradas como formas de narrativas que sintetizam uma narrativa maior, antecipando elementos de prévisibilidade e pré-auditibilidade, desempenhando várias funções descobertas ao longo da pesquisa.For 70 years, the soap opera enter the people's homes carrying entertainment, creating emotions and discussing fundamental themes. Each of these soap opera, we have an opening vignette, besides being a work of art meticulously crafted by design, is also a business card for the story to be told. This research investigate the diversity in the language used in the construction of the opening vignettes of soap operas, observing the objects and their representations in the vignette, they will aggregate value to it so that we can immerse in the universe of a larger story, the soap opera itself. For this, we will go through the history of the vignette, since its appearance in print. As a methodological, we will use content analysis, by Laurence Bardin, will bring up other discussions about the object, allowing a more focused investigation in a group that can be divided into categories. To approach narrative elements, we start from the studies of Luiz Gonzaga Motta (2013) and Cândida Villares Gancho (1991). To define the terms "pre-audible" and "pre-visible", we use the studies Leonardo Sá (1991) on the concept of pre-auditability. We also resorted to the studies of Sidney Carlos Aznar (1997) and Rogério Abreu (2011), to understand the universe and history of the vignette. We conclude that vignettes can be considered as forms of narratives that synthesize a larger narrative, anticipating elements of pre-visibility and pre-auditability and performing various functions, discovered throughout the research.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOVinhetaAberturaTelenovelaNarrativaPré-auditibilidadeVignetteOpeningSoap operaNarrativePre-auditabilityPara ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53ORIGINALdowglasfrancomota.pdfdowglasfrancomota.pdfapplication/pdf3250628https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/1/dowglasfrancomota.pdff4bfe87e26603e7997ab0c54dcec5ba5MD51TEXTdowglasfrancomota.pdf.txtdowglasfrancomota.pdf.txtExtracted texttext/plain177567https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/4/dowglasfrancomota.pdf.txt24bedb037e64a3f04a50313e29147688MD54THUMBNAILdowglasfrancomota.pdf.jpgdowglasfrancomota.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/5/dowglasfrancomota.pdf.jpg29f4f99b4776a0ef9b20f19b897cd8a6MD55ufjf/147252022-12-08 04:15:33.382oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-12-08T06:15:33Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo |
title |
Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo |
spellingShingle |
Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo Mota, Dowglas Franco CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Vinheta Abertura Telenovela Narrativa Pré-auditibilidade Vignette Opening Soap opera Narrative Pre-auditability |
title_short |
Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo |
title_full |
Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo |
title_fullStr |
Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo |
title_full_unstemmed |
Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo |
title_sort |
Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo |
author |
Mota, Dowglas Franco |
author_facet |
Mota, Dowglas Franco |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vieira, Soraya Maria Ferreira |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Thomé, Claudia de Albuquerque |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Massarolo, João Carlos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota, Dowglas Franco |
contributor_str_mv |
Vieira, Soraya Maria Ferreira Thomé, Claudia de Albuquerque Massarolo, João Carlos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Vinheta Abertura Telenovela Narrativa Pré-auditibilidade Vignette Opening Soap opera Narrative Pre-auditability |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vinheta Abertura Telenovela Narrativa Pré-auditibilidade Vignette Opening Soap opera Narrative Pre-auditability |
description |
Há 70 anos, a telenovela entra nas casas das pessoas levando entretenimento, gerando emoções e discutindo temas fundamentais. Junto a cada uma dessas tramas, temos uma vinheta de abertura, que, além de ser uma obra de arte minuciosamente trabalhada pelo design, é também um cartão de visitas para a história que vai ser contada. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como se dá a diversidade na linguagem utilizada na construção das vinhetas de abertura de telenovelas, observando os objetos e suas representações na vinheta que lhe agregam valor para que possamos imergir universo de uma história maior, que é a própria telenovela em si. Para isso, percorremos a história da vinheta, desde o seu surgimento no impresso. Como matriz metodológica, utiliza-se a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, que traz à tona outras discussões a respeito do objeto, possibilitando uma investigação mais focada em um grupo de mostra dividido em categorias. Para abordar elementos da narrativa, partimos dos estudos de Luiz Gonzaga Motta (2013) e Cândida Villares Gancho (1991). Para definir os termos “pré-audível” e “pré-visível”, baseamo-nos nos estudos de Leonardo Sá (1991) sobre o conceito da pré-auditibilidade. Também recorremos aos estudos de Sidney Carlos Aznar (1997) e Rogério Abreu (2011), para entender o universo e a história da vinheta. Concluímos que as vinhetas podem ser consideradas como formas de narrativas que sintetizam uma narrativa maior, antecipando elementos de prévisibilidade e pré-auditibilidade, desempenhando várias funções descobertas ao longo da pesquisa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-07T15:35:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-07 2022-12-07T15:35:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-09-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/1/dowglasfrancomota.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/4/dowglasfrancomota.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/5/dowglasfrancomota.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1 f4bfe87e26603e7997ab0c54dcec5ba5 24bedb037e64a3f04a50313e29147688 29f4f99b4776a0ef9b20f19b897cd8a6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193947561852928 |