Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Dowglas Franco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725
Resumo: Há 70 anos, a telenovela entra nas casas das pessoas levando entretenimento, gerando emoções e discutindo temas fundamentais. Junto a cada uma dessas tramas, temos uma vinheta de abertura, que, além de ser uma obra de arte minuciosamente trabalhada pelo design, é também um cartão de visitas para a história que vai ser contada. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como se dá a diversidade na linguagem utilizada na construção das vinhetas de abertura de telenovelas, observando os objetos e suas representações na vinheta que lhe agregam valor para que possamos imergir universo de uma história maior, que é a própria telenovela em si. Para isso, percorremos a história da vinheta, desde o seu surgimento no impresso. Como matriz metodológica, utiliza-se a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, que traz à tona outras discussões a respeito do objeto, possibilitando uma investigação mais focada em um grupo de mostra dividido em categorias. Para abordar elementos da narrativa, partimos dos estudos de Luiz Gonzaga Motta (2013) e Cândida Villares Gancho (1991). Para definir os termos “pré-audível” e “pré-visível”, baseamo-nos nos estudos de Leonardo Sá (1991) sobre o conceito da pré-auditibilidade. Também recorremos aos estudos de Sidney Carlos Aznar (1997) e Rogério Abreu (2011), para entender o universo e a história da vinheta. Concluímos que as vinhetas podem ser consideradas como formas de narrativas que sintetizam uma narrativa maior, antecipando elementos de prévisibilidade e pré-auditibilidade, desempenhando várias funções descobertas ao longo da pesquisa.
id UFJF_07a99ea3f4f41777ac8bf474540c47b0
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14725
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Vieira, Soraya Maria Ferreirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarThomé, Claudia de Albuquerquehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarMassarolo, João Carloshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarMota, Dowglas Franco2022-12-07T15:35:13Z2022-12-072022-12-07T15:35:13Z2022-09-02https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725Há 70 anos, a telenovela entra nas casas das pessoas levando entretenimento, gerando emoções e discutindo temas fundamentais. Junto a cada uma dessas tramas, temos uma vinheta de abertura, que, além de ser uma obra de arte minuciosamente trabalhada pelo design, é também um cartão de visitas para a história que vai ser contada. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como se dá a diversidade na linguagem utilizada na construção das vinhetas de abertura de telenovelas, observando os objetos e suas representações na vinheta que lhe agregam valor para que possamos imergir universo de uma história maior, que é a própria telenovela em si. Para isso, percorremos a história da vinheta, desde o seu surgimento no impresso. Como matriz metodológica, utiliza-se a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, que traz à tona outras discussões a respeito do objeto, possibilitando uma investigação mais focada em um grupo de mostra dividido em categorias. Para abordar elementos da narrativa, partimos dos estudos de Luiz Gonzaga Motta (2013) e Cândida Villares Gancho (1991). Para definir os termos “pré-audível” e “pré-visível”, baseamo-nos nos estudos de Leonardo Sá (1991) sobre o conceito da pré-auditibilidade. Também recorremos aos estudos de Sidney Carlos Aznar (1997) e Rogério Abreu (2011), para entender o universo e a história da vinheta. Concluímos que as vinhetas podem ser consideradas como formas de narrativas que sintetizam uma narrativa maior, antecipando elementos de prévisibilidade e pré-auditibilidade, desempenhando várias funções descobertas ao longo da pesquisa.For 70 years, the soap opera enter the people's homes carrying entertainment, creating emotions and discussing fundamental themes. Each of these soap opera, we have an opening vignette, besides being a work of art meticulously crafted by design, is also a business card for the story to be told. This research investigate the diversity in the language used in the construction of the opening vignettes of soap operas, observing the objects and their representations in the vignette, they will aggregate value to it so that we can immerse in the universe of a larger story, the soap opera itself. For this, we will go through the history of the vignette, since its appearance in print. As a methodological, we will use content analysis, by Laurence Bardin, will bring up other discussions about the object, allowing a more focused investigation in a group that can be divided into categories. To approach narrative elements, we start from the studies of Luiz Gonzaga Motta (2013) and Cândida Villares Gancho (1991). To define the terms "pre-audible" and "pre-visible", we use the studies Leonardo Sá (1991) on the concept of pre-auditability. We also resorted to the studies of Sidney Carlos Aznar (1997) and Rogério Abreu (2011), to understand the universe and history of the vignette. We conclude that vignettes can be considered as forms of narratives that synthesize a larger narrative, anticipating elements of pre-visibility and pre-auditability and performing various functions, discovered throughout the research.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOVinhetaAberturaTelenovelaNarrativaPré-auditibilidadeVignetteOpeningSoap operaNarrativePre-auditabilityPara ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/3/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD53ORIGINALdowglasfrancomota.pdfdowglasfrancomota.pdfapplication/pdf3250628https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/1/dowglasfrancomota.pdff4bfe87e26603e7997ab0c54dcec5ba5MD51TEXTdowglasfrancomota.pdf.txtdowglasfrancomota.pdf.txtExtracted texttext/plain177567https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/4/dowglasfrancomota.pdf.txt24bedb037e64a3f04a50313e29147688MD54THUMBNAILdowglasfrancomota.pdf.jpgdowglasfrancomota.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1129https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/5/dowglasfrancomota.pdf.jpg29f4f99b4776a0ef9b20f19b897cd8a6MD55ufjf/147252022-12-08 04:15:33.382oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14725TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkENCg0KQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gDQpJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUgcmVwcm9kdXppciwgIHRyYWR1emlyIChjb25mb3JtZSBkZWZpbmlkbyBhYmFpeG8pLCBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uDQoNClZvY8OqIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBwb2RlLCBzZW0gYWx0ZXJhciBvIGNvbnRlw7pkbywgdHJhbnNwb3IgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIHBhcmEgcXVhbHF1ZXIgbWVpbyBvdSBmb3JtYXRvIHBhcmEgZmlucyBkZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSBwb2RlIG1hbnRlciBtYWlzIGRlIHVtYSBjw7NwaWEgZGUgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBwYXJhIGZpbnMgZGUgc2VndXJhbsOnYSwgYmFjay11cCBlIHByZXNlcnZhw6fDo28uIFZvY8OqIGRlY2xhcmEgcXVlIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyDDqSBvcmlnaW5hbCBlIHF1ZSB2b2PDqiB0ZW0gbyBwb2RlciBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gVm9jw6ogdGFtYsOpbSBkZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRlcMOzc2l0byBkYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIG7Do28sIHF1ZSBzZWphIGRlIHNldSBjb25oZWNpbWVudG8sIGluZnJpbmdlIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIGRlIG5pbmd1w6ltLg0KDQpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVW5pdmVyc2lkYWRlIEZlZGVyYWwgZGUgSnVpeiBkZSBGb3JhIG9zIGRpcmVpdG9zIGFwcmVzZW50YWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBkZSBwcm9wcmllZGFkZSBkZSB0ZXJjZWlyb3MgZXN0w6EgY2xhcmFtZW50ZSBpZGVudGlmaWNhZG8gZSByZWNvbmhlY2lkbyBubyB0ZXh0byBvdSBubyBjb250ZcO6ZG8gZGEgcHVibGljYcOnw6NvIG9yYSBkZXBvc2l0YWRhLg0KDQpDQVNPIEEgUFVCTElDQcOHw4NPIE9SQSBERVBPU0lUQURBIFRFTkhBIFNJRE8gUkVTVUxUQURPIERFIFVNIFBBVFJPQ8ONTklPIE9VIEFQT0lPIERFIFVNQSBBR8OKTkNJQSBERSBGT01FTlRPIE9VIE9VVFJPICBPUkdBTklTTU8sIFZPQ8OKIERFQ0xBUkEgUVVFIFJFU1BFSVRPVSBUT0RPUyBFIFFVQUlTUVVFUiBESVJFSVRPUyBERSBSRVZJU8ODTyBDT01PIFRBTULDiU0gQVMgREVNQUlTIE9CUklHQcOHw5VFUyBFWElHSURBUyBQT1IgQ09OVFJBVE8gT1UgQUNPUkRPLg0KDQpPIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBGZWRlcmFsIGRlIEp1aXogZGUgRm9yYSAgc2UgY29tcHJvbWV0ZSBhIGlkZW50aWZpY2FyIGNsYXJhbWVudGUgbyBzZXUgbm9tZSAocykgb3UgbyhzKSBub21lKHMpIGRvKHMpIGRldGVudG9yKGVzKSBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGEgcHVibGljYcOnw6NvLCBlIG7Do28gZmFyw6EgcXVhbHF1ZXIgYWx0ZXJhw6fDo28sIGFsw6ltIGRhcXVlbGFzIGNvbmNlZGlkYXMgcG9yIGVzdGEgbGljZW7Dp2EuRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-12-08T06:15:33Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
title Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
spellingShingle Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
Mota, Dowglas Franco
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Vinheta
Abertura
Telenovela
Narrativa
Pré-auditibilidade
Vignette
Opening
Soap opera
Narrative
Pre-auditability
title_short Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
title_full Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
title_fullStr Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
title_full_unstemmed Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
title_sort Para ver e ouvir: os elementos pré-visíveis e pré-audíveis nas vinhetas de abertura das telenovelas da TV Globo
author Mota, Dowglas Franco
author_facet Mota, Dowglas Franco
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vieira, Soraya Maria Ferreira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thomé, Claudia de Albuquerque
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Massarolo, João Carlos
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentar
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Dowglas Franco
contributor_str_mv Vieira, Soraya Maria Ferreira
Thomé, Claudia de Albuquerque
Massarolo, João Carlos
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Vinheta
Abertura
Telenovela
Narrativa
Pré-auditibilidade
Vignette
Opening
Soap opera
Narrative
Pre-auditability
dc.subject.por.fl_str_mv Vinheta
Abertura
Telenovela
Narrativa
Pré-auditibilidade
Vignette
Opening
Soap opera
Narrative
Pre-auditability
description Há 70 anos, a telenovela entra nas casas das pessoas levando entretenimento, gerando emoções e discutindo temas fundamentais. Junto a cada uma dessas tramas, temos uma vinheta de abertura, que, além de ser uma obra de arte minuciosamente trabalhada pelo design, é também um cartão de visitas para a história que vai ser contada. A presente pesquisa tem o objetivo de investigar como se dá a diversidade na linguagem utilizada na construção das vinhetas de abertura de telenovelas, observando os objetos e suas representações na vinheta que lhe agregam valor para que possamos imergir universo de uma história maior, que é a própria telenovela em si. Para isso, percorremos a história da vinheta, desde o seu surgimento no impresso. Como matriz metodológica, utiliza-se a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, que traz à tona outras discussões a respeito do objeto, possibilitando uma investigação mais focada em um grupo de mostra dividido em categorias. Para abordar elementos da narrativa, partimos dos estudos de Luiz Gonzaga Motta (2013) e Cândida Villares Gancho (1991). Para definir os termos “pré-audível” e “pré-visível”, baseamo-nos nos estudos de Leonardo Sá (1991) sobre o conceito da pré-auditibilidade. Também recorremos aos estudos de Sidney Carlos Aznar (1997) e Rogério Abreu (2011), para entender o universo e a história da vinheta. Concluímos que as vinhetas podem ser consideradas como formas de narrativas que sintetizam uma narrativa maior, antecipando elementos de prévisibilidade e pré-auditibilidade, desempenhando várias funções descobertas ao longo da pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-07T15:35:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-07
2022-12-07T15:35:13Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14725
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/1/dowglasfrancomota.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/4/dowglasfrancomota.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14725/5/dowglasfrancomota.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
f4bfe87e26603e7997ab0c54dcec5ba5
24bedb037e64a3f04a50313e29147688
29f4f99b4776a0ef9b20f19b897cd8a6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813193947561852928