Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Maria Fernanda Pernisa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432
Resumo: O trabalho se propõe a fazer uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira no ano de 2015. Serão expostas todas as capas lançadas, porém, o foco maior será nas dos meses de maio, junho e dezembro, que apresentaram inovações perante alguns requisitos das revistas de moda. Estratégias como o uso de aplicativos, desenvolvimento de uma capa espelhada, o anônimo na capa, além do manifesto feminista, chamaram a atenção tanto pela questão das temáticas abordadas quanto pela forma em que foram trabalhadas, tendo em vista o uso de tecnologia. Enquanto metodologia, foi feita uma exposição dessas estratégias e elas foram analisadas tanto pela ótica da Cultura da Convergência (Jenkins, 2012; Canavilhas, 2012) quanto pela mudança do mercado do jornalismo, especialmente o impresso (Caio Tulio, 2014). O que se espera com isso, é contribuir para a compreensão das possibilidades de ação dos meios tradicionais perante às mudanças do mercado. Ao registrar tal mudança, busca-se colaborar, também, para a memória do jornalismo, focando na imprensa feminina, de forma que essas mudanças façam parte de algo ainda maior, a transformação dos meios impressos de fazer jornalismo.
id UFJF_0a862b177e93fd8d4ef14f8b20f54e17
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10432
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Thomé, Cláudia de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972Ferreira, Soraya Maria Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321Reis, Marco Aureliohttp://lattes.cnpq.brhttp://lattes.cnpq.br/0044137965379224Pinto, Maria Fernanda Pernisa2019-08-08T16:54:52Z2019-07-262019-08-08T16:54:52Z2017-01-12https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432O trabalho se propõe a fazer uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira no ano de 2015. Serão expostas todas as capas lançadas, porém, o foco maior será nas dos meses de maio, junho e dezembro, que apresentaram inovações perante alguns requisitos das revistas de moda. Estratégias como o uso de aplicativos, desenvolvimento de uma capa espelhada, o anônimo na capa, além do manifesto feminista, chamaram a atenção tanto pela questão das temáticas abordadas quanto pela forma em que foram trabalhadas, tendo em vista o uso de tecnologia. Enquanto metodologia, foi feita uma exposição dessas estratégias e elas foram analisadas tanto pela ótica da Cultura da Convergência (Jenkins, 2012; Canavilhas, 2012) quanto pela mudança do mercado do jornalismo, especialmente o impresso (Caio Tulio, 2014). O que se espera com isso, é contribuir para a compreensão das possibilidades de ação dos meios tradicionais perante às mudanças do mercado. Ao registrar tal mudança, busca-se colaborar, também, para a memória do jornalismo, focando na imprensa feminina, de forma que essas mudanças façam parte de algo ainda maior, a transformação dos meios impressos de fazer jornalismo.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOElleModaRevistaImprensa femininaConvergênciaEstratégiasDo asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmariafernandapernisapinto.pdfmariafernandapernisapinto.pdfapplication/pdf2829687https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/1/mariafernandapernisapinto.pdf5f69389ce0e08b164ebfc040fee3debdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmariafernandapernisapinto.pdf.txtmariafernandapernisapinto.pdf.txtExtracted texttext/plain148771https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/4/mariafernandapernisapinto.pdf.txtc3e9b4100b2868ab9ed878da431f0703MD54THUMBNAILmariafernandapernisapinto.pdf.jpgmariafernandapernisapinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/5/mariafernandapernisapinto.pdf.jpgf9af6a5a71828cbead5fdf22c53562e0MD55ufjf/104322019-08-09 03:07:27.456oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-09T06:07:27Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
title Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
spellingShingle Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
Pinto, Maria Fernanda Pernisa
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Elle
Moda
Revista
Imprensa feminina
Convergência
Estratégias
title_short Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
title_full Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
title_fullStr Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
title_full_unstemmed Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
title_sort Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
author Pinto, Maria Fernanda Pernisa
author_facet Pinto, Maria Fernanda Pernisa
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thomé, Cláudia de Albuquerque
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9898146290293972
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ferreira, Soraya Maria Vieira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3142292285628321
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Reis, Marco Aurelio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0044137965379224
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Maria Fernanda Pernisa
contributor_str_mv Thomé, Cláudia de Albuquerque
Ferreira, Soraya Maria Vieira
Reis, Marco Aurelio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Elle
Moda
Revista
Imprensa feminina
Convergência
Estratégias
dc.subject.por.fl_str_mv Elle
Moda
Revista
Imprensa feminina
Convergência
Estratégias
description O trabalho se propõe a fazer uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira no ano de 2015. Serão expostas todas as capas lançadas, porém, o foco maior será nas dos meses de maio, junho e dezembro, que apresentaram inovações perante alguns requisitos das revistas de moda. Estratégias como o uso de aplicativos, desenvolvimento de uma capa espelhada, o anônimo na capa, além do manifesto feminista, chamaram a atenção tanto pela questão das temáticas abordadas quanto pela forma em que foram trabalhadas, tendo em vista o uso de tecnologia. Enquanto metodologia, foi feita uma exposição dessas estratégias e elas foram analisadas tanto pela ótica da Cultura da Convergência (Jenkins, 2012; Canavilhas, 2012) quanto pela mudança do mercado do jornalismo, especialmente o impresso (Caio Tulio, 2014). O que se espera com isso, é contribuir para a compreensão das possibilidades de ação dos meios tradicionais perante às mudanças do mercado. Ao registrar tal mudança, busca-se colaborar, também, para a memória do jornalismo, focando na imprensa feminina, de forma que essas mudanças façam parte de algo ainda maior, a transformação dos meios impressos de fazer jornalismo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-01-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-08T16:54:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-26
2019-08-08T16:54:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/1/mariafernandapernisapinto.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/2/license_rdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/3/license.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/4/mariafernandapernisapinto.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/5/mariafernandapernisapinto.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5f69389ce0e08b164ebfc040fee3debd
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
c3e9b4100b2868ab9ed878da431f0703
f9af6a5a71828cbead5fdf22c53562e0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661299374948352