Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432 |
Resumo: | O trabalho se propõe a fazer uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira no ano de 2015. Serão expostas todas as capas lançadas, porém, o foco maior será nas dos meses de maio, junho e dezembro, que apresentaram inovações perante alguns requisitos das revistas de moda. Estratégias como o uso de aplicativos, desenvolvimento de uma capa espelhada, o anônimo na capa, além do manifesto feminista, chamaram a atenção tanto pela questão das temáticas abordadas quanto pela forma em que foram trabalhadas, tendo em vista o uso de tecnologia. Enquanto metodologia, foi feita uma exposição dessas estratégias e elas foram analisadas tanto pela ótica da Cultura da Convergência (Jenkins, 2012; Canavilhas, 2012) quanto pela mudança do mercado do jornalismo, especialmente o impresso (Caio Tulio, 2014). O que se espera com isso, é contribuir para a compreensão das possibilidades de ação dos meios tradicionais perante às mudanças do mercado. Ao registrar tal mudança, busca-se colaborar, também, para a memória do jornalismo, focando na imprensa feminina, de forma que essas mudanças façam parte de algo ainda maior, a transformação dos meios impressos de fazer jornalismo. |
id |
UFJF_0a862b177e93fd8d4ef14f8b20f54e17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10432 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Thomé, Cláudia de Albuquerquehttp://lattes.cnpq.br/9898146290293972Ferreira, Soraya Maria Vieirahttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321Reis, Marco Aureliohttp://lattes.cnpq.brhttp://lattes.cnpq.br/0044137965379224Pinto, Maria Fernanda Pernisa2019-08-08T16:54:52Z2019-07-262019-08-08T16:54:52Z2017-01-12https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432O trabalho se propõe a fazer uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira no ano de 2015. Serão expostas todas as capas lançadas, porém, o foco maior será nas dos meses de maio, junho e dezembro, que apresentaram inovações perante alguns requisitos das revistas de moda. Estratégias como o uso de aplicativos, desenvolvimento de uma capa espelhada, o anônimo na capa, além do manifesto feminista, chamaram a atenção tanto pela questão das temáticas abordadas quanto pela forma em que foram trabalhadas, tendo em vista o uso de tecnologia. Enquanto metodologia, foi feita uma exposição dessas estratégias e elas foram analisadas tanto pela ótica da Cultura da Convergência (Jenkins, 2012; Canavilhas, 2012) quanto pela mudança do mercado do jornalismo, especialmente o impresso (Caio Tulio, 2014). O que se espera com isso, é contribuir para a compreensão das possibilidades de ação dos meios tradicionais perante às mudanças do mercado. Ao registrar tal mudança, busca-se colaborar, também, para a memória do jornalismo, focando na imprensa feminina, de forma que essas mudanças façam parte de algo ainda maior, a transformação dos meios impressos de fazer jornalismo.-porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOElleModaRevistaImprensa femininaConvergênciaEstratégiasDo asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmariafernandapernisapinto.pdfmariafernandapernisapinto.pdfapplication/pdf2829687https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/1/mariafernandapernisapinto.pdf5f69389ce0e08b164ebfc040fee3debdMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmariafernandapernisapinto.pdf.txtmariafernandapernisapinto.pdf.txtExtracted texttext/plain148771https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/4/mariafernandapernisapinto.pdf.txtc3e9b4100b2868ab9ed878da431f0703MD54THUMBNAILmariafernandapernisapinto.pdf.jpgmariafernandapernisapinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1137https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/5/mariafernandapernisapinto.pdf.jpgf9af6a5a71828cbead5fdf22c53562e0MD55ufjf/104322019-08-09 03:07:27.456oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-08-09T06:07:27Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015 |
title |
Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015 |
spellingShingle |
Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015 Pinto, Maria Fernanda Pernisa CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Elle Moda Revista Imprensa feminina Convergência Estratégias |
title_short |
Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015 |
title_full |
Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015 |
title_fullStr |
Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015 |
title_full_unstemmed |
Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015 |
title_sort |
Do asfalto às nuvens: uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira em 2015 |
author |
Pinto, Maria Fernanda Pernisa |
author_facet |
Pinto, Maria Fernanda Pernisa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thomé, Cláudia de Albuquerque |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9898146290293972 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Ferreira, Soraya Maria Vieira |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3142292285628321 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Reis, Marco Aurelio |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0044137965379224 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Maria Fernanda Pernisa |
contributor_str_mv |
Thomé, Cláudia de Albuquerque Ferreira, Soraya Maria Vieira Reis, Marco Aurelio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO Elle Moda Revista Imprensa feminina Convergência Estratégias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elle Moda Revista Imprensa feminina Convergência Estratégias |
description |
O trabalho se propõe a fazer uma análise das estratégias de comunicação da revista Elle brasileira no ano de 2015. Serão expostas todas as capas lançadas, porém, o foco maior será nas dos meses de maio, junho e dezembro, que apresentaram inovações perante alguns requisitos das revistas de moda. Estratégias como o uso de aplicativos, desenvolvimento de uma capa espelhada, o anônimo na capa, além do manifesto feminista, chamaram a atenção tanto pela questão das temáticas abordadas quanto pela forma em que foram trabalhadas, tendo em vista o uso de tecnologia. Enquanto metodologia, foi feita uma exposição dessas estratégias e elas foram analisadas tanto pela ótica da Cultura da Convergência (Jenkins, 2012; Canavilhas, 2012) quanto pela mudança do mercado do jornalismo, especialmente o impresso (Caio Tulio, 2014). O que se espera com isso, é contribuir para a compreensão das possibilidades de ação dos meios tradicionais perante às mudanças do mercado. Ao registrar tal mudança, busca-se colaborar, também, para a memória do jornalismo, focando na imprensa feminina, de forma que essas mudanças façam parte de algo ainda maior, a transformação dos meios impressos de fazer jornalismo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-01-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-08T16:54:52Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-26 2019-08-08T16:54:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/1/mariafernandapernisapinto.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/4/mariafernandapernisapinto.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10432/5/mariafernandapernisapinto.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f69389ce0e08b164ebfc040fee3debd e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 c3e9b4100b2868ab9ed878da431f0703 f9af6a5a71828cbead5fdf22c53562e0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813193912928436224 |