A construção da Santa Lôla: materialidade do sagrado e catolicismo devocional
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12656 |
Resumo: | Como se faz um santo? Não é algo pronto, caído do céu, como um raio de Deus. Partiuse dessa pergunta para investigar a construção de santidade de Floripes Dornelas de Jesus – Lôla, uma leiga católica de uma pequena cidade mineira que está a meio caminho dos altares. No catolicismo devocional, a força da materialidade do sagrado – objetos, relíquias, novenas, procissões, terços – tem sido pouco investigado no processo de escrituração de uma santa, que sai da história terrena e entra para os céus mitológicos. A hipótese é de que, no catolicismo devocional, o sagrado manifesto na cultura material é um dos elementos centrais na construção, embora ao lado de mais fatores – a hagiografia, a virtude – da aura de mítica santidade que leva um santo ou uma santa aos altares. A dissertação combinou metodologias qualitativas, a saber, um levantamento documental (online e físico) e um levantamento bibliográfico parcial (catolicismo e materialidade do sagrado), também o trabalho de campo junto aos lugares onde a santa andou e viveu, entrevistas abertas com seus fiéis devotos, catalogação de objetos sagrados ou que assim se tornaram. Uma simples mulher branca, solteira, mineira, e sua aura de santidade, amalgamam-se dentro do catolicismo devocional e, com junto ao concreto da materialidade, tornam-se, nas correntes narrativas dos fiéis, um poderoso mito religioso. O lugar do mito católico é no altar, para ser cantado e louvado como exemplo de outro mito, ainda maior, o da vida cristã, Cristo e sua Igreja. Nasce mais uma pequena estrela e se junta a outras cintilantes para compor a enorme galáxia mítico-histórica do catolicismo devocional. |
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A hipótese é de que, no catolicismo devocional, o sagrado manifesto na cultura material é um dos elementos centrais na construção, embora ao lado de mais fatores – a hagiografia, a virtude – da aura de mítica santidade que leva um santo ou uma santa aos altares. A dissertação combinou metodologias qualitativas, a saber, um levantamento documental (online e físico) e um levantamento bibliográfico parcial (catolicismo e materialidade do sagrado), também o trabalho de campo junto aos lugares onde a santa andou e viveu, entrevistas abertas com seus fiéis devotos, catalogação de objetos sagrados ou que assim se tornaram. Uma simples mulher branca, solteira, mineira, e sua aura de santidade, amalgamam-se dentro do catolicismo devocional e, com junto ao concreto da materialidade, tornam-se, nas correntes narrativas dos fiéis, um poderoso mito religioso. O lugar do mito católico é no altar, para ser cantado e louvado como exemplo de outro mito, ainda maior, o da vida cristã, Cristo e sua Igreja. Nasce mais uma pequena estrela e se junta a outras cintilantes para compor a enorme galáxia mítico-histórica do catolicismo devocional.How saints are made? It’s not something done, falled from the sky, like a lighting from God. This question was the started-point to investigate the construction of holiness of Floripes Dornelas de Jesus – Lôla, a lay woman from a small town of Minas Gerais that is halfway to the altars. In devotional catholicism, the power of the materiality of the sacred – objects, relics, novenas, processions, rosaries – has not been the subject of much analysis in the bookkeeping process of a saint, who leaves earthly history and enters the mythological skies. The hypothesis is that, in devotional Catholicism, the sacred manifest in material culture is one of the central elements in the construction, although alongside other factors – the hagiography, the virtue - of the aura of mythical holiness that lead a person to be sanctified to the altars. As methodology, the dissertation combined qualitative methodologies, i.e, documentation survey (online and physical) and partial bibliographic survey (catholicism and materiality of the sacred), fieldwork in the places where the saint walked and lived, open interviews with her devotees, cataloging of sacred objects or those that have become so. A simple white woman, single, from Minas Gerais, and her aura of sanctity, amalgamate within devotional Catholicism and, together with the concrete materiality, become, in the current narratives of the devotees, a powerful religious myth. The place of the Catholic myth is on the altar, to be sung and praised as an example of another myth, even greater, that of the Christian life, Christ and His Church. Another small star is born and joins other sparkling ones to compose the huge mythical-historical galaxy of devotional Catholicism.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Ciência da ReligiãoUFJFBrasilICH – Instituto de Ciências HumanasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANASSanta LôlaCatolicismo devocional mineiroMaterialidade do sagradoSaint LolaDevocional Catolicism from Minas GeraisMateriality of the sacredA construção da Santa Lôla: materialidade do sagrado e catolicismo devocionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmarabontemporeis.pdfmarabontemporeis.pdfapplication/pdf10231295https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12656/1/marabontemporeis.pdf0584068778d344f16242346a219edbeaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12656/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12656/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmarabontemporeis.pdf.txtmarabontemporeis.pdf.txtExtracted texttext/plain330817https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12656/4/marabontemporeis.pdf.txt11fa002e8a322ef1b838199caa4a22b2MD54THUMBNAILmarabontemporeis.pdf.jpgmarabontemporeis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12656/5/marabontemporeis.pdf.jpgdf3486fd7da1f1accdc7c36d9852d1f7MD55ufjf/126562021-04-30 03:21:11.244oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2021-04-30T06:21:11Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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