Avaliações em larga escala em ciências humanas no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF): a construção de um guia de orientação do trabalho de analistas e auxiliares de instrumentos de avaliação em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tocantins, Andreia Cristina Teixeira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9308
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação, do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como como objetivo identificar e compreender de que modo o CAEd apoia o trabalho de Analistas e Auxiliares de Instrumentos de Avaliação na elaboração de itens e na montagem de testes para a área de Ciências Humanas. Para tanto, tomamos como hipótese que a ausência de informações específicas para essa área no Guia de Elaboração de Itens (CAED, 2014) interfere no processo de elaboração e revisão de itens e, consequentemente, na qualidade do Banco de Itens e dos testes aplicados pelo CAEd, por, muitas vezes, não haver entendimento e/ou conhecimento sobre orientações específicas para essa área. Para compreendermos o modo como o CAEd atua no amparo à atuação desses profissionais, elencamos como pressupostos teóricos a gestão do conhecimento e da informação e a Psicometria. Como metodologia, adotamos o estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, sistematizado em um caso de gestão, que nos permite analisar criticamente o contexto no qual se insere a pesquisa. Para desenvolvermos esse caso de gestão, definimos, como procedimentos metodológicos para coleta de dados, o questionário, a entrevista e o painel de especialistas, com a finalidade de ouvirmos e compreendermos a trajetória histórica do CAEd no cenário das avaliações em larga escala, em especial na área de Ciências Humanas, assim como a visão de Analistas e Auxiliares sobre o processo formativo, quando de sua entrada na instituição, em que são preparados para elaboração de itens, e sobre o documento que ampara suas atuações. Tais colocações foram interpretadas com base na análise de conteúdo, que também nos serviu para analisarmos os materiais que auxiliam esse processo formativo, o Guia de Elaboração de Itens do CAEd (2014), isolado e em comparação com o Guia de Elaboração e Revisão de Itens do Inep (2010). O mapeamento dessas informações permitiu identificar limites e possibilidades da atuação do CAEd no desenvolvimento de avaliação em larga escala em Ciências Humanas e sistematizarmos quais seriam os conhecimentos específicos necessários para a atuação desses profissionais. Essa sistematização nos permitiu estruturar uma proposta de Guia de Orientação do trabalho de Analistas e Auxiliares dessa área do conhecimento, o qual foi analisado, por meio de um Painel de Especialistas, por um grupo de profissionais do CAEd responsáveis por diferentes etapas da construção do instrumento de avaliação. Nesse percurso, entendemos que, apesar dos esforços já empreendidos pelo CAEd, há ainda lacunas em seu papel na sistematização de orientações para o trabalho de Analistas e Auxiliares, seja pela ausência de informações sobre as Ciências Humanas no Guia de Elaboração de Itens (CAED, 2014), seja pelo pouco enfoque nessa área do conhecimento ao longo do processo formativo quando da entrada desses profissionais na instituição. A partir dessa compreensão, propomos um Plano de Ação Educacional (PAE) que visa apresentar caminhos que podem contribuir para que o CAEd avance no que diz respeito ao apoio da instituição ao trabalho de Analistas e Auxiliares na construção os instrumentos de avaliação na área de Ciências Humanas. Para tanto, propomos ações que têm o intuito de provocar o debate coletivo e sistemático acerca das especificidades que envolvem a construção desse tipo de instrumento para essa área do conhecimento. Tais ações envolvem a reformulação da Matriz de Referência e do documento do Guia de Elaboração de Itens do CAEd (2014) – que, nesse caso, poderia se basear na proposta de Guia de Orientação por nós estruturado -, bem como a promoção de momentos coletivos de formação contínua para esses profissionais por meio do compartilhamento de ideias em reuniões periódicas, desenvolvendo, assim, ações gestoras pautadas na gestão do conhecimento e da informação.
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Para tanto, tomamos como hipótese que a ausência de informações específicas para essa área no Guia de Elaboração de Itens (CAED, 2014) interfere no processo de elaboração e revisão de itens e, consequentemente, na qualidade do Banco de Itens e dos testes aplicados pelo CAEd, por, muitas vezes, não haver entendimento e/ou conhecimento sobre orientações específicas para essa área. Para compreendermos o modo como o CAEd atua no amparo à atuação desses profissionais, elencamos como pressupostos teóricos a gestão do conhecimento e da informação e a Psicometria. Como metodologia, adotamos o estudo de caso, a partir de uma abordagem qualitativa, sistematizado em um caso de gestão, que nos permite analisar criticamente o contexto no qual se insere a pesquisa. 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In order to understand how CAEd acts in support of the work of these professionals, we have as theoretical presuppositions the management of knowledge and information and Psychometrics. As a methodology, we adopted the case study, based on a qualitative approach systematized in a management case, which allows us to critically analyze the context in which the research is inserted. In order to develop this management case, we defined, as methodological procedures for data collection, questionnaire, interview and the expert panel, in order to listen to and understand the historical trajectory of CAEd in the scenario of large-scale evaluations, especially in the field of Human Sciences, as well as the view of Analysts and Assistants on the formative process, when they enter the institution, where they are prepared to elaborate items, and on the document that supports their actions. Such statements were interpreted on the basis of content analysis, which also served to analyze the materials that support this formative process, the CAEd (2014) Item Elaboration Guide, isolated and in comparison with the Inep’s Guide for Elaboration and Item Review (2010). The mapping of this information allowed to identify limits and possibilities of CAEd's performance in the development of large-scale evaluation in Human Sciences and to systematize what would be the specific knowledge needed for the performance of these professionals. This systematization allowed us to structure a proposal for a Guide for Directions on the work of Analysts and Auxiliaries in this field of knowledge, which was analyzed, through a Panel of Experts, by a group of CAEd professionals, responsible for different stages of the instrument evaluation construction. In this way, we understand that, despite the efforts already undertaken by CAEd, there are still gaps in its role in systematizing guidelines for Analysts and Auxiliaries work, due to the lack of information on the Human Sciences in the Guide to Elaboration of Items (CAED, 2014), or due to the lack of focus in this field of knowledge throughout the training process when these professionals enter the institution. Based on this understanding, we propose an Educational Action Plan (PAE) that aims to present ways that can contribute to CAEd’s advance regarding the support to the institution on the work of Analysts and Auxiliaries in the construction of evaluation instruments in the field of Human Sciences. Therefore, we propose actions that aim to provoke the collective and systematic debate about the specificities involving the construction of this type of instrument for this field of knowledge. These actions concern the reformulation of the Reference Matrix and the CAEd Item Preparation Guide (2014) - which, in this case, could be based on the proposed Guide for Directions we have structured - as well as the promotion of collective moments of continuous training for these professionals through the sharing of ideas in regular meetings, thus developing management actions guided in the management of knowledge and information.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação PúblicaUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAvaliação em larga escalaCiências humanasAções gestorasLarge scale evaluationHuman sciencesManaging actionsAvaliações em larga escala em ciências humanas no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF): a construção de um guia de orientação do trabalho de analistas e auxiliares de instrumentos de avaliação em questãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTandreiacristinateixeiratocantis.pdf.txtandreiacristinateixeiratocantis.pdf.txtExtracted texttext/plain471737https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9308/3/andreiacristinateixeiratocantis.pdf.txt01edf8e8101f6c1e7460490ba9abd901MD53THUMBNAILandreiacristinateixeiratocantis.pdf.jpgandreiacristinateixeiratocantis.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1277https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9308/4/andreiacristinateixeiratocantis.pdf.jpgd499a7116de75002697e3469d8bbf548MD54ORIGINALandreiacristinateixeiratocantis.pdfandreiacristinateixeiratocantis.pdfapplication/pdf2119968https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/9308/1/andreiacristinateixeiratocantis.pdf255544fbe46dba8d927c5d4652b7487fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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