Elaboração de itens para avaliações em larga escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Edson Ferreira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-111519/
Resumo: Este trabalho visa auxiliar professores e profissionais da Educação Básica para a elaboração de itens nas avaliações em larga escala. A princípio, é realizado um breve histórico sobre a situação da Educação Básica no país, em meados dos anos 80. Em seguida, são reveladas algumas das medidas planejadas pelos órgãos educacionais na busca por melhorias no cenário educacional brasileiro como, por exemplo, a reestruturação das avaliações em larga escala existentes na década de 90 e a criação de novos exames. O capítulo seguinte apresenta os documentos que são consultados durante este processo de construção dessas avaliações (matrizes curriculares e de referência) com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo fato de ser a avaliação em larga escala de maior abrangência, em nível federal, desde 2009. Os capítulos seguintes revelam a importância do item nas avaliações em larga escala e apresentam alguns modelos elaborados, com base na Matriz de Referência do ENEM.
id USP_3a2d06a2eb4596a67918a57cccbc04da
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29102018-111519
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Elaboração de itens para avaliações em larga escalaElaboration of items for large scale evaluationsAvaliaçãoBasic educationEducação básicaEvaluationItemItemLarga escalaLarge scaleEste trabalho visa auxiliar professores e profissionais da Educação Básica para a elaboração de itens nas avaliações em larga escala. A princípio, é realizado um breve histórico sobre a situação da Educação Básica no país, em meados dos anos 80. Em seguida, são reveladas algumas das medidas planejadas pelos órgãos educacionais na busca por melhorias no cenário educacional brasileiro como, por exemplo, a reestruturação das avaliações em larga escala existentes na década de 90 e a criação de novos exames. O capítulo seguinte apresenta os documentos que são consultados durante este processo de construção dessas avaliações (matrizes curriculares e de referência) com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo fato de ser a avaliação em larga escala de maior abrangência, em nível federal, desde 2009. Os capítulos seguintes revelam a importância do item nas avaliações em larga escala e apresentam alguns modelos elaborados, com base na Matriz de Referência do ENEM.This work aims to help teachers and professionals of Basic Education to elaborate items in the large scale evaluations. At the outset, a brief history of the situation of Basic Education in the country in the mid-1980s is made. Then, some of the measures planned by the educational agencies are revealed in the search for improvements in the Brazilian educational scenario, such as the restructuring of the large-scale assessments in the 1990s and the creation of new examinations. The following chapter presents the documents that are consulted during this process of construction of these evaluations (curricular and reference matrices) with emphasis on the Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), because it is the large scale federal, since 2009. The following chapters reveal the importance of the item in the large-scale evaluations and present some elaborate models, based on the ENEM Reference Matrix.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFreire, Marcelo VenturaCosta, Edson Ferreira2018-05-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-111519/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T11:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-29102018-111519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T11:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de itens para avaliações em larga escala
Elaboration of items for large scale evaluations
title Elaboração de itens para avaliações em larga escala
spellingShingle Elaboração de itens para avaliações em larga escala
Costa, Edson Ferreira
Avaliação
Basic education
Educação básica
Evaluation
Item
Item
Larga escala
Large scale
title_short Elaboração de itens para avaliações em larga escala
title_full Elaboração de itens para avaliações em larga escala
title_fullStr Elaboração de itens para avaliações em larga escala
title_full_unstemmed Elaboração de itens para avaliações em larga escala
title_sort Elaboração de itens para avaliações em larga escala
author Costa, Edson Ferreira
author_facet Costa, Edson Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freire, Marcelo Ventura
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Edson Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Basic education
Educação básica
Evaluation
Item
Item
Larga escala
Large scale
topic Avaliação
Basic education
Educação básica
Evaluation
Item
Item
Larga escala
Large scale
description Este trabalho visa auxiliar professores e profissionais da Educação Básica para a elaboração de itens nas avaliações em larga escala. A princípio, é realizado um breve histórico sobre a situação da Educação Básica no país, em meados dos anos 80. Em seguida, são reveladas algumas das medidas planejadas pelos órgãos educacionais na busca por melhorias no cenário educacional brasileiro como, por exemplo, a reestruturação das avaliações em larga escala existentes na década de 90 e a criação de novos exames. O capítulo seguinte apresenta os documentos que são consultados durante este processo de construção dessas avaliações (matrizes curriculares e de referência) com ênfase no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo fato de ser a avaliação em larga escala de maior abrangência, em nível federal, desde 2009. Os capítulos seguintes revelam a importância do item nas avaliações em larga escala e apresentam alguns modelos elaborados, com base na Matriz de Referência do ENEM.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-111519/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-29102018-111519/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091187559104512