Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12096 |
Resumo: | Esta tese estabelece uma leitura entre a obra de Arlindo Daibert e o Barroco enquanto conceito abrangente. A linguagem da obra de Daibert acopla desenho, literatura, pintura, colagens e outros num discurso articulado, no qual, a construção de sentidos se assemelha à montagem de um quebra-cabeça que, à medida em que a obra vai oferecendo peças, revela-se um texto forte e convicto que pretende pôr em discussão vários aspectos subjetivos em aberto. Através da abertura inserimos a investigação de temas como o jogo, o simulacro, o inacabado, a consciência de imperfeição, a morte, o erotismo e o sagrado enquanto elementos que afastaram a estética barroca do Renascimento conviveram com o maneirismo e perpassaram o tempo e o continente europeu aportando nas Américas. Essa mudança para o Novo Mundo implicou em acréscimos e na formação do conceito de Barroco mineiro, fonte na qual beberam nossos modernistas ao buscarem a origem da nossa arte no Barroco e Daibert como herdeiro dessa corrente de artistas entrelaça artes plásticas e literatura numa espiral que ruma ao infinito. |
id |
UFJF_1866fa3a559d7ee3d947bb62d4be6675 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/12096 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Rocha, Enilce do Carmo Albergariahttp://lattes.cnpq.br/6909251671987785Vale, Vanda Arantes dohttp://lattes.cnpq.br/6549422750779559Cristofaro, Valéria de Fariahttp://lattes.cnpq.br/4671479643525292Cristofaro, Ricardo dehttp://lattes.cnpq.br/1919979092366737Guimarães, Júlio César Castañonhttp://lattes.cnpq.br/2118892725084333Coelho, Gislene Teixeirahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/9754351616605286Dias, Miriam Ribeiro2020-12-22T11:04:53Z2020-12-222020-12-22T11:04:53Z2020-11-11https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12096Esta tese estabelece uma leitura entre a obra de Arlindo Daibert e o Barroco enquanto conceito abrangente. A linguagem da obra de Daibert acopla desenho, literatura, pintura, colagens e outros num discurso articulado, no qual, a construção de sentidos se assemelha à montagem de um quebra-cabeça que, à medida em que a obra vai oferecendo peças, revela-se um texto forte e convicto que pretende pôr em discussão vários aspectos subjetivos em aberto. Através da abertura inserimos a investigação de temas como o jogo, o simulacro, o inacabado, a consciência de imperfeição, a morte, o erotismo e o sagrado enquanto elementos que afastaram a estética barroca do Renascimento conviveram com o maneirismo e perpassaram o tempo e o continente europeu aportando nas Américas. Essa mudança para o Novo Mundo implicou em acréscimos e na formação do conceito de Barroco mineiro, fonte na qual beberam nossos modernistas ao buscarem a origem da nossa arte no Barroco e Daibert como herdeiro dessa corrente de artistas entrelaça artes plásticas e literatura numa espiral que ruma ao infinito.The present dissertation establishes a reading between Arlindo Daibert’s work and Baroque as a comprehensive concept. The language of Daibert’s work combines drawing, literature, painting, collages, in an articulated discourse in which the construction of meanings is similar to the assembling of a puzzle that offers pieces and reveals itself as a strong and convincing text. His work intends to discuss several subjective open aspects through which we insert the investigation of themes such as the game, the simulacrum, the unfinished, the awareness of imperfection, death, eroticism and the sacred as elements that withdrew the Baroque aesthetic from the Renaissance, but at the same time coexisted with mannerism and survived through time in Europe, landing in the Americas. This moving to the New World implied additions and the creation of the concept of the Baroque of Minas Gerais, a source from which our modernists drank when searching for the origin of our art in Baroque. Arlindo Daibert, as an heir to this chain of artists, intertwines Plastic Art and literature in a spiraling course to infinity.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESArlindo DaibertBarrocoModernismoVida/morteErotismoArlindo DaibertLife/deathEroticismBaroqueModernismElipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibertinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmiriamribeirodias.pdfmiriamribeirodias.pdfapplication/pdf7963330https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/1/miriamribeirodias.pdf1430e40dce73c2a538975e85bb8d68f4MD51TEXTmiriamribeirodias.pdf.txtmiriamribeirodias.pdf.txtExtracted texttext/plain416263https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/4/miriamribeirodias.pdf.txtfa053aea307b7154d3dcb5e4814a90b6MD54THUMBNAILmiriamribeirodias.pdf.jpgmiriamribeirodias.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1109https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/5/miriamribeirodias.pdf.jpg10a687d8b74bc219a396df41ee41241dMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/2/license_rdfc4c98de35c20c53220c07884f4def27cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ufjf/120962020-12-23 04:07:39.948oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2020-12-23T06:07:39Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert |
title |
Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert |
spellingShingle |
Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert Dias, Miriam Ribeiro CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Arlindo Daibert Barroco Modernismo Vida/morte Erotismo Arlindo Daibert Life/death Eroticism Baroque Modernism |
title_short |
Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert |
title_full |
Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert |
title_fullStr |
Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert |
title_full_unstemmed |
Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert |
title_sort |
Elipses e volutas: a escritura oblíqua das imagens de Arlindo Daibert |
author |
Dias, Miriam Ribeiro |
author_facet |
Dias, Miriam Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Enilce do Carmo Albergaria |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6909251671987785 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Vale, Vanda Arantes do |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6549422750779559 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Cristofaro, Valéria de Faria |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4671479643525292 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Cristofaro, Ricardo de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1919979092366737 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Guimarães, Júlio César Castañon |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2118892725084333 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Coelho, Gislene Teixeira |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9754351616605286 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Miriam Ribeiro |
contributor_str_mv |
Rocha, Enilce do Carmo Albergaria Vale, Vanda Arantes do Cristofaro, Valéria de Faria Cristofaro, Ricardo de Guimarães, Júlio César Castañon Coelho, Gislene Teixeira |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Arlindo Daibert Barroco Modernismo Vida/morte Erotismo Arlindo Daibert Life/death Eroticism Baroque Modernism |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arlindo Daibert Barroco Modernismo Vida/morte Erotismo Arlindo Daibert Life/death Eroticism Baroque Modernism |
description |
Esta tese estabelece uma leitura entre a obra de Arlindo Daibert e o Barroco enquanto conceito abrangente. A linguagem da obra de Daibert acopla desenho, literatura, pintura, colagens e outros num discurso articulado, no qual, a construção de sentidos se assemelha à montagem de um quebra-cabeça que, à medida em que a obra vai oferecendo peças, revela-se um texto forte e convicto que pretende pôr em discussão vários aspectos subjetivos em aberto. Através da abertura inserimos a investigação de temas como o jogo, o simulacro, o inacabado, a consciência de imperfeição, a morte, o erotismo e o sagrado enquanto elementos que afastaram a estética barroca do Renascimento conviveram com o maneirismo e perpassaram o tempo e o continente europeu aportando nas Américas. Essa mudança para o Novo Mundo implicou em acréscimos e na formação do conceito de Barroco mineiro, fonte na qual beberam nossos modernistas ao buscarem a origem da nossa arte no Barroco e Daibert como herdeiro dessa corrente de artistas entrelaça artes plásticas e literatura numa espiral que ruma ao infinito. |
publishDate |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-22T11:04:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-22 2020-12-22T11:04:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-11-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12096 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12096 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/1/miriamribeirodias.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/4/miriamribeirodias.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/5/miriamribeirodias.pdf.jpg https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12096/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1430e40dce73c2a538975e85bb8d68f4 fa053aea307b7154d3dcb5e4814a90b6 10a687d8b74bc219a396df41ee41241d c4c98de35c20c53220c07884f4def27c 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661271902257152 |