"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14119 |
Resumo: | Este trabalho investiga a articulação do tempo-espaço a partir da desdramatização e de elementos estilísticos no filme Toute une Nuit, realizado em 1982 pela cineasta belga Chantal Akerman. Primeiramente é feito um breve levantamento das discussões sobre o filme da diretora, passando pelo feminismo e a autoinscrição. Em seguida, aborda alguns de seus trabalhos hiper-realistas e minimalistas dos anos 1970 e 1980, buscando estabelecer relações entre as obras. Após, se concentra no longa-metragem Toute une nuit, passando pelas notas de intenção escritas por Akerman, adentrando em uma análise de sua temática, som e estrutura. A presente pesquisa se debruça em questões acerca do cotidiano e a captação temporal, tendo como ponto de partida as pinturas desdramatizadas de Hopper e o esvaziamento da ação dramática proposta pela dramaturgia moderna, refletindo-se na fragmentação ou extensão do tempo. É examinado, também, como esses acontecimentos mínimos são inseridos e desestabilizados no longa-metragem pelo excesso ou escassez das falas e os gestos das personagens. |
id |
UFJF_1989b03d395571562492a333c76b86d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/14119 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Puccini, Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576Brum, Alessandrahttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933Oliveira Júnior, Luiz Carloshttp://lattes.cnpq.br/6985782589830684http://lattes.cnpq.br/2620550904352764Menezes, Danielle de Souza2022-05-25T12:32:12Z2022-05-25T12:32:12Z2022-02-24https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14119Este trabalho investiga a articulação do tempo-espaço a partir da desdramatização e de elementos estilísticos no filme Toute une Nuit, realizado em 1982 pela cineasta belga Chantal Akerman. Primeiramente é feito um breve levantamento das discussões sobre o filme da diretora, passando pelo feminismo e a autoinscrição. Em seguida, aborda alguns de seus trabalhos hiper-realistas e minimalistas dos anos 1970 e 1980, buscando estabelecer relações entre as obras. Após, se concentra no longa-metragem Toute une nuit, passando pelas notas de intenção escritas por Akerman, adentrando em uma análise de sua temática, som e estrutura. A presente pesquisa se debruça em questões acerca do cotidiano e a captação temporal, tendo como ponto de partida as pinturas desdramatizadas de Hopper e o esvaziamento da ação dramática proposta pela dramaturgia moderna, refletindo-se na fragmentação ou extensão do tempo. É examinado, também, como esses acontecimentos mínimos são inseridos e desestabilizados no longa-metragem pelo excesso ou escassez das falas e os gestos das personagens.This work investigates the articulation of time and space through de-dramatization and stylistic elements in the film Toute une Nuit, made in 1982 by the belgian director Chantal Akerman. First, a brief survey of the discussions about the director's film is made, passing through feminism and self-enrollment. It then approaches some of her hyper-realistic and minimalist works from the 1970s and the 1980s, seeking to establish relationships between the films. Afterwards, it focus on the feature film Toute une nuit, going through the notes of intent written by Akerman, entering an analysis of its theme, sound and structure. The present research focuses on questions about everyday life and time capturing, having as a starting point Hopper's dedramatized paintings and the emptying of the dramatic action proposed by modern dramaturgy, reflected in the fragmentation or extension of time. It is also examined how these minimal events are inserted and destabilized in the feature film by the excess or scarcity of the characters' lines and gestures.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e Designhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCotidianoDrama esvaziadoToute une nuitEdward HopperChantal AkermanEveryday lifeEmptied drama"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akermaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53ORIGINALdanielledesouzamenezes.pdfdanielledesouzamenezes.pdfPDF/Aapplication/pdf516594https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/1/danielledesouzamenezes.pdfb464e5aa39261ececda78f4c7b291697MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTdanielledesouzamenezes.pdf.txtdanielledesouzamenezes.pdf.txtExtracted texttext/plain94721https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/4/danielledesouzamenezes.pdf.txtbd3ee0273cef6e030ede0e8718b7e332MD54THUMBNAILdanielledesouzamenezes.pdf.jpgdanielledesouzamenezes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1142https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/5/danielledesouzamenezes.pdf.jpg3861ad9a1a6fb4c4449f9c8731f09d1eMD55ufjf/141192022-05-26 03:08:25.145oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-05-26T06:08:25Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman |
title |
"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman |
spellingShingle |
"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman Menezes, Danielle de Souza CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Cotidiano Drama esvaziado Toute une nuit Edward Hopper Chantal Akerman Everyday life Emptied drama |
title_short |
"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman |
title_full |
"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman |
title_fullStr |
"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman |
title_full_unstemmed |
"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman |
title_sort |
"No fundo são fragmentos”: uma análise de Toute une nuit de Chantal Akerman |
author |
Menezes, Danielle de Souza |
author_facet |
Menezes, Danielle de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Puccini, Sérgio |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4655183042367576 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Brum, Alessandra |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6709799947477933 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Oliveira Júnior, Luiz Carlos |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6985782589830684 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2620550904352764 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Danielle de Souza |
contributor_str_mv |
Puccini, Sérgio Brum, Alessandra Oliveira Júnior, Luiz Carlos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Cotidiano Drama esvaziado Toute une nuit Edward Hopper Chantal Akerman Everyday life Emptied drama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano Drama esvaziado Toute une nuit Edward Hopper Chantal Akerman Everyday life Emptied drama |
description |
Este trabalho investiga a articulação do tempo-espaço a partir da desdramatização e de elementos estilísticos no filme Toute une Nuit, realizado em 1982 pela cineasta belga Chantal Akerman. Primeiramente é feito um breve levantamento das discussões sobre o filme da diretora, passando pelo feminismo e a autoinscrição. Em seguida, aborda alguns de seus trabalhos hiper-realistas e minimalistas dos anos 1970 e 1980, buscando estabelecer relações entre as obras. Após, se concentra no longa-metragem Toute une nuit, passando pelas notas de intenção escritas por Akerman, adentrando em uma análise de sua temática, som e estrutura. A presente pesquisa se debruça em questões acerca do cotidiano e a captação temporal, tendo como ponto de partida as pinturas desdramatizadas de Hopper e o esvaziamento da ação dramática proposta pela dramaturgia moderna, refletindo-se na fragmentação ou extensão do tempo. É examinado, também, como esses acontecimentos mínimos são inseridos e desestabilizados no longa-metragem pelo excesso ou escassez das falas e os gestos das personagens. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-05-25T12:32:12Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-05-25T12:32:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-02-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14119 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/14119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
IAD – Instituto de Artes e Design |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/1/danielledesouzamenezes.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/4/danielledesouzamenezes.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/14119/5/danielledesouzamenezes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 b464e5aa39261ececda78f4c7b291697 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 bd3ee0273cef6e030ede0e8718b7e332 3861ad9a1a6fb4c4449f9c8731f09d1e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661393358815232 |