O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência
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Data de Publicação: | 2016 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160077 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7402 |
Resumo: | Objetivo: Compreender os significados atribuídos ao grupo operativo por mães que cuidam do filho com deficiência. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, com oito mães participantes de grupos operativos, cujos filhos são acompanhados em um programa especializado, de Minas Gerais. Os dados foram coletados, em 2013, por meio de entrevista com questões abertas, e submetidos à análise de conteúdo, sendo interpretados à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Da análise, emergiram as categorias "Espaço de acolhimento, trocas e ressignificações" e "Estratégia indutora do cuidado de si e do filho". Os resultados trazem à tona a importância do grupo operativo no cotidiano das participantes, o que evidencia o valor que esta atividade educativa agrega à experiência de cuidado dessas mães. Conclusão: O grupo operativo constituiu um instrumento de aprendizagem de cuidado, o que sinaliza a necessidade de os serviços de saúde investirem na oferta de atividades grupais destinadas aos cuidadores de pessoas com deficiência. |
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2018-09-10T19:37:04Z2018-09-102018-09-10T19:37:04Z2016-06-14203http://dx.doi.org/10.5935/1414-8145.20160077https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7402Objetivo: Compreender os significados atribuídos ao grupo operativo por mães que cuidam do filho com deficiência. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, com oito mães participantes de grupos operativos, cujos filhos são acompanhados em um programa especializado, de Minas Gerais. Os dados foram coletados, em 2013, por meio de entrevista com questões abertas, e submetidos à análise de conteúdo, sendo interpretados à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Da análise, emergiram as categorias "Espaço de acolhimento, trocas e ressignificações" e "Estratégia indutora do cuidado de si e do filho". Os resultados trazem à tona a importância do grupo operativo no cotidiano das participantes, o que evidencia o valor que esta atividade educativa agrega à experiência de cuidado dessas mães. Conclusão: O grupo operativo constituiu um instrumento de aprendizagem de cuidado, o que sinaliza a necessidade de os serviços de saúde investirem na oferta de atividades grupais destinadas aos cuidadores de pessoas com deficiência.Objective: To understand the meaning attached to the operative group technique by mothers that take care of children with disabilities. Methods: Qualitative research with eight mothers who participate in operative groups, whose children are treated at a specialized program in Minas Gerais. Data were collected through interviews with discursive questions, in 2013, and analyzed using content analysis, interpreted in light of Pichon-Rivière. Results: The study led to the creation of the categories "Embracement space, exchanges and new meanings" and "Inducing strategy for caring for yourself and your child". The results reveal the importance of the operative group in the daily life of the participants, which highlights the contributions that such educational practice brings to the care experience of these mothers. Conclusion: The operative group was a care learning tool, which suggests the need for health services to invest in offering group activities for caregivers of people with disabilities.por--BrasilEscola Anna Nery-EnfermagemPessoas com deficiênciaProcessos grupaisRelações mãe-filhoPesquisa qualitativaNursingDisabled personsGroup processesMother-child relationsQualitative researchO grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiênciaEl grupo operativo como instrumento de aprendizaje del cuidado por madres de hijos con deficienciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleOliveira, Deíse Moura deRena, Pamela Brustolini OliveiraMendonça, Erica Toledo dePereira, Eveline TorresJesus, Maria Cristina Pinto deMerighi, Miriam Aparecida Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILO grupo operativo como instrumento de aprendizagem.pdf.jpgO grupo operativo como instrumento de aprendizagem.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1557https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7402/4/O%20grupo%20operativo%20como%20instrumento%20de%20aprendizagem.pdf.jpgefaa141af7363bacbc3ead87b3dfe744MD54ORIGINALO grupo operativo como instrumento de aprendizagem.pdfO grupo operativo como instrumento de aprendizagem.pdfapplication/pdf394887https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7402/1/O%20grupo%20operativo%20como%20instrumento%20de%20aprendizagem.pdf12bc5c06f58536d8b837b3c672fbca74MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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