O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Escola Anna Nery |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300221 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: Compreender os significados atribuídos ao grupo operativo por mães que cuidam do filho com deficiência. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, com oito mães participantes de grupos operativos, cujos filhos são acompanhados em um programa especializado, de Minas Gerais. Os dados foram coletados, em 2013, por meio de entrevista com questões abertas, e submetidos à análise de conteúdo, sendo interpretados à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Da análise, emergiram as categorias "Espaço de acolhimento, trocas e ressignificações" e "Estratégia indutora do cuidado de si e do filho". Os resultados trazem à tona a importância do grupo operativo no cotidiano das participantes, o que evidencia o valor que esta atividade educativa agrega à experiência de cuidado dessas mães. Conclusão: O grupo operativo constituiu um instrumento de aprendizagem de cuidado, o que sinaliza a necessidade de os serviços de saúde investirem na oferta de atividades grupais destinadas aos cuidadores de pessoas com deficiência. |
id |
UFRJ-4_896ea5f389872e3c91c42b1b22407a77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1414-81452016000300221 |
network_acronym_str |
UFRJ-4 |
network_name_str |
Escola Anna Nery |
repository_id_str |
|
spelling |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiênciaEnfermagemPessoas com DeficiênciaProcessos GrupaisRelações Mãe-FilhoPesquisa QualitativaRESUMO Objetivo: Compreender os significados atribuídos ao grupo operativo por mães que cuidam do filho com deficiência. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, com oito mães participantes de grupos operativos, cujos filhos são acompanhados em um programa especializado, de Minas Gerais. Os dados foram coletados, em 2013, por meio de entrevista com questões abertas, e submetidos à análise de conteúdo, sendo interpretados à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Da análise, emergiram as categorias "Espaço de acolhimento, trocas e ressignificações" e "Estratégia indutora do cuidado de si e do filho". Os resultados trazem à tona a importância do grupo operativo no cotidiano das participantes, o que evidencia o valor que esta atividade educativa agrega à experiência de cuidado dessas mães. Conclusão: O grupo operativo constituiu um instrumento de aprendizagem de cuidado, o que sinaliza a necessidade de os serviços de saúde investirem na oferta de atividades grupais destinadas aos cuidadores de pessoas com deficiência.Universidade Federal do Rio de Janeiro2016-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300221Escola Anna Nery v.20 n.3 2016reponame:Escola Anna Neryinstname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)instacron:UFRJ10.5935/1414-8145.20160077info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira,Deíse Moura deRena,Pamela Brustolini OliveiraMendonça,Erica Toledo dePereira,Eveline TorresJesus,Maria Cristina Pinto deMerighi,Miriam Aparecida Barbosapor2016-06-08T00:00:00Zoai:scielo:S1414-81452016000300221Revistahttps://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1414-8145ONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpannaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com2177-94651414-8145opendoar:2016-06-08T00:00Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência |
title |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência |
spellingShingle |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência Oliveira,Deíse Moura de Enfermagem Pessoas com Deficiência Processos Grupais Relações Mãe-Filho Pesquisa Qualitativa |
title_short |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência |
title_full |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência |
title_fullStr |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência |
title_full_unstemmed |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência |
title_sort |
O grupo operativo como instrumento de aprendizagem do cuidado por mães de filhos com deficiência |
author |
Oliveira,Deíse Moura de |
author_facet |
Oliveira,Deíse Moura de Rena,Pamela Brustolini Oliveira Mendonça,Erica Toledo de Pereira,Eveline Torres Jesus,Maria Cristina Pinto de Merighi,Miriam Aparecida Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Rena,Pamela Brustolini Oliveira Mendonça,Erica Toledo de Pereira,Eveline Torres Jesus,Maria Cristina Pinto de Merighi,Miriam Aparecida Barbosa |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira,Deíse Moura de Rena,Pamela Brustolini Oliveira Mendonça,Erica Toledo de Pereira,Eveline Torres Jesus,Maria Cristina Pinto de Merighi,Miriam Aparecida Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Pessoas com Deficiência Processos Grupais Relações Mãe-Filho Pesquisa Qualitativa |
topic |
Enfermagem Pessoas com Deficiência Processos Grupais Relações Mãe-Filho Pesquisa Qualitativa |
description |
RESUMO Objetivo: Compreender os significados atribuídos ao grupo operativo por mães que cuidam do filho com deficiência. Métodos: Pesquisa de abordagem qualitativa, com oito mães participantes de grupos operativos, cujos filhos são acompanhados em um programa especializado, de Minas Gerais. Os dados foram coletados, em 2013, por meio de entrevista com questões abertas, e submetidos à análise de conteúdo, sendo interpretados à luz de Pichon-Rivière. Resultados: Da análise, emergiram as categorias "Espaço de acolhimento, trocas e ressignificações" e "Estratégia indutora do cuidado de si e do filho". Os resultados trazem à tona a importância do grupo operativo no cotidiano das participantes, o que evidencia o valor que esta atividade educativa agrega à experiência de cuidado dessas mães. Conclusão: O grupo operativo constituiu um instrumento de aprendizagem de cuidado, o que sinaliza a necessidade de os serviços de saúde investirem na oferta de atividades grupais destinadas aos cuidadores de pessoas com deficiência. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300221 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452016000300221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.5935/1414-8145.20160077 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
Escola Anna Nery v.20 n.3 2016 reponame:Escola Anna Nery instname:Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) instacron:UFRJ |
instname_str |
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
instacron_str |
UFRJ |
institution |
UFRJ |
reponame_str |
Escola Anna Nery |
collection |
Escola Anna Nery |
repository.name.fl_str_mv |
Escola Anna Nery - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
annaneryrevista@gmail.com||eean_revista@eean.ufrj.br||icabral444@gmail.com |
_version_ |
1750128123172618240 |