Caos no design: o olhar pós-modernista de Rogério Duarte sobre os cartazes do cinema brasileiro moderno
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15309 |
Resumo: | Apesar de não haver consenso sobre sua origem, o design como conhecemos hoje é recente no Brasil. A Semana de Arte Moderna de 22 acaba de completar 100 anos e a primeira escola de ensino superior em design tem poucas décadas. Neste trabalho, estudaremos o início da institucionalização do design no Brasil, suas influências alemãs e a tentativa de formação de uma identidade brasileira através dos encontros de diversos campos de conhecimento. Nosso protagonista, Rogério Duarte, ainda é desconhecido por muitos da área do design, mesmo que alguns de seus trabalhos para o cinema e a música brasileira tenham se tornado eternos. Ao longo de sua carreira, Rogério teve formação racional-funcionalista e pôde trabalhar com grandes nomes desse estilo no Brasil. No entanto, é do seu encontro com o cinema, a música e a política que nasce Rogério Caos, como era carinhosamente chamado por seus colegas da União Nacional dos Estudantes (UNE). Suas peças para o Cinema Novo e para a Tropicália são disruptivas e têm identidade própria, sendo muitas das vezes classificadas como pós-modernas, mesmo para a década de 1960. Neste trabalho, desvendaremos como o encontro de Cinema Brasileiro Moderno com Rogério Duarte tornou fértil o solo das ideias para que o designer pudesse romper com o modernismo e criar peças que são a cara do Brasil. |
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No entanto, é do seu encontro com o cinema, a música e a política que nasce Rogério Caos, como era carinhosamente chamado por seus colegas da União Nacional dos Estudantes (UNE). Suas peças para o Cinema Novo e para a Tropicália são disruptivas e têm identidade própria, sendo muitas das vezes classificadas como pós-modernas, mesmo para a década de 1960. Neste trabalho, desvendaremos como o encontro de Cinema Brasileiro Moderno com Rogério Duarte tornou fértil o solo das ideias para que o designer pudesse romper com o modernismo e criar peças que são a cara do Brasil.Although there is no consensus on its origin, the design as used today is recent in Brazil. The Semana de Arte Moderna de 22 has just completed 100 years old and the first higher education design school in few is decades old. In this work, it will be studied the institutionalization beginning of design in Brazil, its German influences, and the attempt to form a Brazilian identity through the encounters of different fields of knowledge. Our protagonist, Rogério Duarte, is still unknown by many in the design field, even though some of his works for cinema and Brazilian music have become eternal. Throughout his career, Rogério had a rational-functionalist background and was able to work with big names in this style in Brazil. However, it is from his encounter with cinema, music, and politics that Rogério Caos, as he was affectionately called by his colleagues from the National Union of Students (UNE), was born. His pieces for Cinema Novo and Tropicália are disruptive and have their own identity, often being classified as postmodern, even for the 1960s. The ground of ideas was faithful so that the designer could break up with modernism and create pieces that are the face of Brazil.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)UFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALDesignDesignCartaz de filmeMovie posterPós-modernismoPostmodernismRogério DuarteRogério DuarteCaos no design: o olhar pós-modernista de Rogério Duarte sobre os cartazes do cinema brasileiro modernoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALmariaisabelarabellomendes.pdfmariaisabelarabellomendes.pdfPDF/Aapplication/pdf1934206https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15309/1/mariaisabelarabellomendes.pdf33a91e8601d4101a4408604a8e280d73MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15309/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15309/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTmariaisabelarabellomendes.pdf.txtmariaisabelarabellomendes.pdf.txtExtracted texttext/plain104800https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15309/4/mariaisabelarabellomendes.pdf.txt13c281b8eb76dc3340fccc3d7c85603bMD54THUMBNAILmariaisabelarabellomendes.pdf.jpgmariaisabelarabellomendes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/15309/5/mariaisabelarabellomendes.pdf.jpgc5ebf5ab11aabd0fa76608ec967775e9MD55ufjf/153092023-04-26 03:11:22.962oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2023-04-26T06:11:22Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
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