Nível de conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto entre os estudantes de medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Saulo Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendes, Marcos Henrique, Guedes, Ricardo Augusto Paletta, Guedes, Vanessa Maria Paletta, Chaoubah, Alfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.5935/0034-7280.20140064
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/7624
Resumo: Objetivo: Avaliar o conhecimento dos alunos de graduação do curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora em relação ao glaucoma primário de ângulo aberto. Métodos: Neste estudo transversal, aplicou-se aos alunos dos 5º e 6º ano um questionário contendo 11 questões referentes a epidemiologia, fatores de risco, sintomas, diagnóstico, tratamento, consequências do glaucoma e por último se consideram os conhecimentos adquiridos na universidade como suficientes. Características dos alunos (idade, sexo, especialidade pretendida) foram identificadas. Resultados: Entre os estudantes, 52,9% eram mulheres. A origem genética da doença foi identificada por 22,5%. Quase a metade (46,1%) não sabia que o glaucoma na maioria das vezes é assintomático. Aproximadamente 1 em cada 3 alunos não sabia que a cegueira do glaucoma era irreversível. A grande maioria (91,2%) identificou corretamente que a tonometria era um exame importante na avaliação do glaucoma e que o tratamento poderia ser clínico (70,6%) ou cirúrgico (71,6%). Porém, poucos alunos deram a real importância para os exames de fundoscopia (35,3%) e campimetria (28,7%). Quase a totalidade (95,1%) dos entrevistados considerou o próprio conhecimento como insuficiente. Conclusão: A maioria dos entrevistados acha que o conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto adquirido na graduação é insuficiente. Tal desconhecimento pode levar a oportunidades de diagnóstico perdidas e gerar consequências graves tanto do ponto de vista individual (cegueira) quanto do ponto de vista coletivo (impacto para o sistema de saúde e sociedade).
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Aproximadamente 1 em cada 3 alunos não sabia que a cegueira do glaucoma era irreversível. A grande maioria (91,2%) identificou corretamente que a tonometria era um exame importante na avaliação do glaucoma e que o tratamento poderia ser clínico (70,6%) ou cirúrgico (71,6%). Porém, poucos alunos deram a real importância para os exames de fundoscopia (35,3%) e campimetria (28,7%). Quase a totalidade (95,1%) dos entrevistados considerou o próprio conhecimento como insuficiente. Conclusão: A maioria dos entrevistados acha que o conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto adquirido na graduação é insuficiente. Tal desconhecimento pode levar a oportunidades de diagnóstico perdidas e gerar consequências graves tanto do ponto de vista individual (cegueira) quanto do ponto de vista coletivo (impacto para o sistema de saúde e sociedade).Objective: To assess the knowledge of primary open-angle glaucoma among medical students from Federal University of Juiz de Fora. Methods: In this cross sectional study, we conducted a survey among students attending the last two years of Medical School. The questionnaire consisted in 11 questions about epidemiology, risk factors, symptoms, diagnosis, treatment and primary open-angle glaucoma (POAG) consequences. The students were also asked if they considered their knowledge about POAG sufficient. Students’ characteristics (age, sex and intended area of specialization) were identified. Results: Women comprised 52.9% of the students. Only 22.5% identified POAG as having a genetic origin. Almost half of them (46.1%) did not know that POAG is asymptomatic and 1 out of 3 students did not know that glaucoma blindness is irreversible. The great majority (91.2%) correctly identified tonometry as an important tool for diagnosis and that glaucoma can be treated through medications (70.6%) or surgery (71.6%). However, few students identified fundoscopy (35.3%) and perimetry (28.7%) as important tools for glaucoma assessment. Almost everyone (95.1%) considered their knowledge insufficient. Conclusion: The majority of the participants believe that their knowledge of POAG is insufficient. This gap can lead to some serious consequences from both individual (blindness) and collective (negative impact in health system and society) perspectives.por--BrasilRevista Brasileira de Oftalmologia-Glaucoma de ângulo aberto/diagnósticoGlaucoma de ângulo aberto/prevenção & controleOftalmologia/educaçãoEstudantes de MedicinaEducação em graduação de MedicinaGlaucoma, open-angle/diagnosisGlaucoma, open-angle/prevention & controlOphthalmology/educationMedical, studentsEducation, medicalNível de conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto entre os estudantes de medicinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleMartins, Saulo CostaMendes, Marcos HenriqueGuedes, Ricardo Augusto PalettaGuedes, Vanessa Maria PalettaChaoubah, Alfredoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTHUMBNAILNível de conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto.pdf.jpgNível de conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1705https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7624/4/N%c3%advel%20de%20conhecimento%20sobre%20glaucoma%20prim%c3%a1rio%20de%20%c3%a2ngulo%20aberto.pdf.jpgc3d7908fcb10682b7adeb191916dde78MD54ORIGINALNível de conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto.pdfNível de conhecimento sobre glaucoma primário de ângulo aberto.pdfapplication/pdf602308https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/7624/1/N%c3%advel%20de%20conhecimento%20sobre%20glaucoma%20prim%c3%a1rio%20de%20%c3%a2ngulo%20aberto.pdf167db974a6dd1a552160d26b72cfe43dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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