Imagens de uma busca: genocídio e representação nos documentários de Rithy Panh

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Andressa Caires
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11905
Resumo: Revisitar o passado, buscar por vestígios, permitir ressignificar experiências dolorosas, aprender com elas, retomar a palavra, o gesto, a sensibilidade. Ao longo deste processo de ruptura cheio de dificuldades, o resultado é a construção de uma nova morada e a abertura para novas possibilidades. Esta é a mensagem de Rithy Panh em suas narrativas cinematográficas nas quais realiza todas estas coisas e ainda deixa um legado de resistência ao autoritarismo e ao cerceamento das liberdades a partir da instituição do Eu, da perseverança em reencontrar-se por outros caminhos e da concepção de que a realidade pode ser o que se faz dela. O objetivo desta pesquisa é acompanhar esta trajetória através dos documentários S21 - A Máquina de Morte do Khmer Vermelho (2003) e A Imagem que Falta (2013), do realizador, com o intuito de investigar as condições determinantes do regime totalitário do Khmer Vermelho (1975-79) e os impactos do genocídio para as representações cinematográficas. Ao seguir as transgressões do diretor, este trabalho busca discutir a respeito da eficiência do arquivo, do testemunho e da imagem para a inscrição das catástrofes históricas de forma a conceber uma compreensão ética sobre o contexto de aniquilação, o irrepresentável, os traumas e sobre o acúmulo de violência nos modos de representação. Assim, diante do tema das catástrofes históricas, visa-se, por fim, analisar conceitos como metaficção, metaimagem e reflexividade - por serem resultantes do caráter de interrupção que constitui tal contexto. Parte-se do entendimento de que tais conceitos fundam-se epistemologicamente a partir da hibridização entre ficção e realidade nas representações cinematográficas, e que, por conseguinte, traduzem a forma com que o realizador elabora o passado totalitário e a dinâmica da experiência no sistema carcerário e concentracionário. Genocídio e representação são, assim, tomados como partes interdependentes nos revisionismos históricos através do dispositivo cinematográfico.
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Esta é a mensagem de Rithy Panh em suas narrativas cinematográficas nas quais realiza todas estas coisas e ainda deixa um legado de resistência ao autoritarismo e ao cerceamento das liberdades a partir da instituição do Eu, da perseverança em reencontrar-se por outros caminhos e da concepção de que a realidade pode ser o que se faz dela. O objetivo desta pesquisa é acompanhar esta trajetória através dos documentários S21 - A Máquina de Morte do Khmer Vermelho (2003) e A Imagem que Falta (2013), do realizador, com o intuito de investigar as condições determinantes do regime totalitário do Khmer Vermelho (1975-79) e os impactos do genocídio para as representações cinematográficas. Ao seguir as transgressões do diretor, este trabalho busca discutir a respeito da eficiência do arquivo, do testemunho e da imagem para a inscrição das catástrofes históricas de forma a conceber uma compreensão ética sobre o contexto de aniquilação, o irrepresentável, os traumas e sobre o acúmulo de violência nos modos de representação. Assim, diante do tema das catástrofes históricas, visa-se, por fim, analisar conceitos como metaficção, metaimagem e reflexividade - por serem resultantes do caráter de interrupção que constitui tal contexto. Parte-se do entendimento de que tais conceitos fundam-se epistemologicamente a partir da hibridização entre ficção e realidade nas representações cinematográficas, e que, por conseguinte, traduzem a forma com que o realizador elabora o passado totalitário e a dinâmica da experiência no sistema carcerário e concentracionário. Genocídio e representação são, assim, tomados como partes interdependentes nos revisionismos históricos através do dispositivo cinematográfico.Revisit the past, search for traces, reframe painful experiences, learn from them, resume the word, the gesture, the sensitivity and, throughout this process of rupture fulled with difficulties, the result is the construction of a new home and the opening for new possibilities. That is the message of Rithy Panh in his cinematographic narratives that accomplishes all of those things and still leaves a legacy of resistance against authoritarianism, against the retrenchment of freedoms through the institution of the self, the perseverance of encountering into another paths and the conception that reality can be what one makes out of it. The purpose of this research is to accompany his trajectory through the documentary films S21 - The Killing Machine of the Khmer Rouge (2003) and The Missing Picture (2013) produced with the intent of investigating the determining conditions of the Khmer Rouge totalitarian regime (1975-79) and the genocide impacts to cinematographic representations. By following the filmmaker transgressions, these discussions will address to the efficiency of the archive documents, the testimony and the image to inscribe historical catastrophes as a way to conceive an ethical understanding about its annihilation context, the unrepresentable, the traumas and the accumulation of violence in his representational methods. Thus, in reviewing the theme of historical catastrophes, this thesis aims to analyze concepts such as metafiction, metaimages and reflexivity due to the interruption conditions that constitute its context. It departs from the notion that such concepts are founded epistemologically by the hybridization between fiction and reality in cinematographic representations, and therefore, translates the strategies with which the director elaborates on the totalitarian past and the dynamic experience in prison and concentration camps. Genocide and representation are taken as interdependent parts in historical revisions through the cinematographic device.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em ArtesUFJFBrasilIAD – Instituto de Artes e DesignAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESGenocídioRepresentaçãoRithy PanhCinema asiáticoGenocideRepresentationAsian cinemaMetaimagesImagens de uma busca: genocídio e representação nos documentários de Rithy Panhinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11905/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11905/1/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD51ORIGINALandressacairespinto.pdfandressacairespinto.pdfapplication/pdf10401950https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11905/3/andressacairespinto.pdf006e5a5d8a9c1cfedfd2923be64ad4c3MD53TEXTandressacairespinto.pdf.txtandressacairespinto.pdf.txtExtracted texttext/plain505208https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11905/4/andressacairespinto.pdf.txt5fa8391c6673b7a3f976d438e26cdb93MD54THUMBNAILandressacairespinto.pdf.jpgandressacairespinto.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1163https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/11905/5/andressacairespinto.pdf.jpg952d2bc83a38a2716ccd359467889113MD55ufjf/119052022-02-03 04:15:34.791oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2022-02-03T06:15:34Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
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