A Carta aberta como instrumento de exercício para a cidadania: o trabalho com operadores argumentativos nos anos finais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00141 https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13148 |
Resumo: | Este trabalho, desenvolvido no âmbito do mestrado profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a perspectiva da pesquisa-ação, vale-se de problemas identificados no contexto das aulas de língua portuguesa de uma turma de 9º ano, da escola estadual Márcio Nicolato, na cidade de Rodeiro, do estado de Minas Gerais, para propor uma intervenção pedagógica nas aulas de língua portuguesa. Nesse cenário a análise de ações desenvolvidas em sala de aula no ano de 2019, as produções iniciais escritas dos alunos e o contexto eleitoral de 2020 fizeram com que este trabalho assumisse como objetivo abordar o gênero carta aberta como forma de incentivo à mobilização cidadã, guiando os alunos no conhecimento do gênero, das peculiaridades linguísticas envolvidas em sua estruturação, com ênfase na relevância de uso dos operadores argumentativos nesse gênero. Por meio de um trabalho pautado na leitura e produção de gêneros argumentativos, em especial, a carta aberta, seria possível trabalhar de forma bastante contextualizada os operadores argumentativos, tendo em vista sua relevância para o gênero em tela, fato que poderia favorecer situações de reflexão e aprendizado da língua. A temática abordada na produção da carta aberta tratou da valorização da cidade de Rodeiro, Minas Gerais, e da realidade em que os alunos estão inseridos, cuja demanda de produção escrita inicial foi a de denunciar situações e problemas vividos no cotidiano do município e reivindicar soluções mediante os órgãos municipais, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento do senso crítico e para o exercício da cidadania. Este trabalho final é composto por um documento de caráter predominantemente teórico (a dissertação) e de um documento de finalidade mais prática - em que se inserem os textos e atividades abordados com os alunos, qual seja, o caderno pedagógico. Sob o movimento metodológico da pesquisa ação (THIOLLENT, 2011 ), a prática interventiva ocorreu, pautando-se na perspectiva da prática de análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006), de conhecimentos advindos da Linguística Textual, quanto aos operadores argumentativos (KOCH, 1989, 1933, 2002; ANTUNES, 2010; KOCH e ELIAS, 2016), dos gêneros textuais (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) e da carta aberta (SILVA, 2002; OLIVEIRA, 2018; MATOS, 2018). A sequência didática foi constituída, inicialmente, com base na observação da sala de aula e dos dados obtidos na proposta de produção inicial, empregando-se princípios da sequência didática para tal (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; COSTA-HUBES; SIMIONI, 2014). Nesse contexto, o corpus de análise para a elaboração da intervenção e para observação dos progressos dos estudantes quanto ao gênero e às suas características linguísticas foi composto pelas produções de texto iniciais e finais. Após a análise da reescrita, comparada à produção inicial, os dados revelaram um desenvolvimento significativo no que tange à carta aberta, um avanço na variedade e na sofisticação dos operadores argumentativos, uma ampliação do conhecimento sobre a cidade, explicitada através da argumentação, e o desenvolvimento crítico e a mobilização deles como cidadãos. Podemos destacar, ainda, que o maior ganho da intervenção está no aspecto social, já que o trabalho pautado no gênero carta aberta favoreceu para dar voz ao aluno, desenvolver sua autonomia e incentivá-lo à prática cidadã. A intervenção em sala de aula foi iniciada em fevereiro de 2020, porém interrompida com a suspensão das aulas em março devido à pandemia da Covid-19, retomada em outubro do mesmo ano e concluída em janeiro de 2021. |
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Sigiliano, Natália Sathlerhttp://lattes.cnpq.br/4593753995807422Nogueira, Elza de Sáhttp://lattes.cnpq.br/7608248371335528Silva, Wagner Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/http://lattes.cnpq.br/6310104195545325Andrade, Roberta Baffa2021-08-10T14:20:12Z2021-08-102021-08-10T14:20:12Z2021-05-20https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00141https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13148Este trabalho, desenvolvido no âmbito do mestrado profissional em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob a perspectiva da pesquisa-ação, vale-se de problemas identificados no contexto das aulas de língua portuguesa de uma turma de 9º ano, da escola estadual Márcio Nicolato, na cidade de Rodeiro, do estado de Minas Gerais, para propor uma intervenção pedagógica nas aulas de língua portuguesa. Nesse cenário a análise de ações desenvolvidas em sala de aula no ano de 2019, as produções iniciais escritas dos alunos e o contexto eleitoral de 2020 fizeram com que este trabalho assumisse como objetivo abordar o gênero carta aberta como forma de incentivo à mobilização cidadã, guiando os alunos no conhecimento do gênero, das peculiaridades linguísticas envolvidas em sua estruturação, com ênfase na relevância de uso dos operadores argumentativos nesse gênero. Por meio de um trabalho pautado na leitura e produção de gêneros argumentativos, em especial, a carta aberta, seria possível trabalhar de forma bastante contextualizada os operadores argumentativos, tendo em vista sua relevância para o gênero em tela, fato que poderia favorecer situações de reflexão e aprendizado da língua. A temática abordada na produção da carta aberta tratou da valorização da cidade de Rodeiro, Minas Gerais, e da realidade em que os alunos estão inseridos, cuja demanda de produção escrita inicial foi a de denunciar situações e problemas vividos no cotidiano do município e reivindicar soluções mediante os órgãos municipais, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento do senso crítico e para o exercício da cidadania. Este trabalho final é composto por um documento de caráter predominantemente teórico (a dissertação) e de um documento de finalidade mais prática - em que se inserem os textos e atividades abordados com os alunos, qual seja, o caderno pedagógico. Sob o movimento metodológico da pesquisa ação (THIOLLENT, 2011 ), a prática interventiva ocorreu, pautando-se na perspectiva da prática de análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006), de conhecimentos advindos da Linguística Textual, quanto aos operadores argumentativos (KOCH, 1989, 1933, 2002; ANTUNES, 2010; KOCH e ELIAS, 2016), dos gêneros textuais (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) e da carta aberta (SILVA, 2002; OLIVEIRA, 2018; MATOS, 2018). A sequência didática foi constituída, inicialmente, com base na observação da sala de aula e dos dados obtidos na proposta de produção inicial, empregando-se princípios da sequência didática para tal (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; COSTA-HUBES; SIMIONI, 2014). Nesse contexto, o corpus de análise para a elaboração da intervenção e para observação dos progressos dos estudantes quanto ao gênero e às suas características linguísticas foi composto pelas produções de texto iniciais e finais. Após a análise da reescrita, comparada à produção inicial, os dados revelaram um desenvolvimento significativo no que tange à carta aberta, um avanço na variedade e na sofisticação dos operadores argumentativos, uma ampliação do conhecimento sobre a cidade, explicitada através da argumentação, e o desenvolvimento crítico e a mobilização deles como cidadãos. Podemos destacar, ainda, que o maior ganho da intervenção está no aspecto social, já que o trabalho pautado no gênero carta aberta favoreceu para dar voz ao aluno, desenvolver sua autonomia e incentivá-lo à prática cidadã. A intervenção em sala de aula foi iniciada em fevereiro de 2020, porém interrompida com a suspensão das aulas em março devido à pandemia da Covid-19, retomada em outubro do mesmo ano e concluída em janeiro de 2021.This work, developed within the scope of the professional master's degree in Letters from the Federal University of Juiz de Fora, under the perspective of action research, makes use of problems identified within the scope of the Portuguese language classes of a 9th grade class, from the state school Márcio Nicolato, in the city of Rodeiro, in the state of Minas Gerais, to propose a pedagogical intervention in Portuguese language classes. In this context, the analysis of actions developed in the classroom in 2019, the initial written productions of the students and the electoral context of 2020 made this work assume the objective of addressing the open letter genre as a way of encouraging citizen mobilization, guiding students in the knowledge of the genre, of the linguistic peculiarities involved in its structuring, with emphasis on the relevance of the use of argumentative operators in this genre. Through a work based on the reading and production of argumentative genres, in particular, the open letter, it would be possible to work in a very contextualized manner with the argumentative operators, in view of their relevance to the genre on screen, a fact that could favor situations of reflection and language learning. The theme addressed in the production of the open letter concerned the appreciation of the city of Rodeiro, Minas Gerais, and the reality in which the students are inserted, whose initial written production demand was to denounce situations and problems experienced in the daily life of the municipality and claim solutions through municipal organs, thus contributing to the development of critical thinking and the exercise of citizenship. This final work consists of a document of a predominantly theoretical character (the dissertation) and a document with a more practical purpose - in which the texts and activities discussed with the students are inserted, namely, the pedagogical notebook. Under the methodological movement of action research (THIOLLENT, 2011), the interventional practice occurred, based on the perspective of the practice of linguistic analysis (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006), of knowledge arising from Textual Linguistics, as to the argumentative operators (KOCH, 1989, 1933, 2002; ANTUNES, 2010; KOCH and ELIAS, 2016), textual genres (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) and open letter (SILVA, 2002; OLIVEIRA, 2018; MATOS, 2018). The didactic unit was constituted, initially, based on the observation of the classroom and the data obtained in the initial production proposal, using principles of the didactic sequence for this (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004; COSTAHUBES; SIMIONI, 2014). In this context, the corpus of analysis for the elaboration of the intervention and for the observation of the students' progress regarding gender and its linguistic characteristics was composed of the initial and final text productions. After analyzing the rewriting, compared to the initial production, the data revealed a significant development with regard to the open letter, an advance in the variety and sophistication of the argumentative operators, an expansion of knowledge about the city, made explicit through the argumentation, and the critical development and their mobilization as citizens. We can also highlight that the greatest gain of the intervention is in the social aspect, since the work based on the open letter genre favored giving the student a voice, developing his autonomy and encouraging him to practice citizenship. The classroom intervention started in February 2020, but was interrupted with the suspension of classes in March due to the Covid-19 pandemic, which resumed in October of the same year and concluded in January 2021.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)UFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESCarta abertaOperadores argumentativosAnálise linguísticaCidadaniaOpen letterArgumentative operatorsLinguistic analysisCitizenshipA Carta aberta como instrumento de exercício para a cidadania: o trabalho com operadores argumentativos nos anos finais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALrobertabaffaandrade.pdfrobertabaffaandrade.pdfPDF/Aapplication/pdf2763778https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13148/1/robertabaffaandrade.pdf296243c72c4e1c8eaf0e9e54e1d4dd9dMD51robertabaffaandrade-cadernopedagogico.pdfrobertabaffaandrade-cadernopedagogico.pdfPDF/Aapplication/pdf1561790https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/13148/2/robertabaffaandrade-cadernopedagogico.pdfc602ec12e64097436a2717d2ddc57b80MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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