A álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos Planos de Estudos Tutorados de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narciso, Ana Lucia do Carmo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12758
Resumo: Busca-se no espaço desta investigação discutir aspectos inerentes ao ensino de conceitos e conteúdos algébricos nos anos iniciais do ensino fundamental, a fim de aprofundar o conhecimento sobre o ensino da álgebra nesse nível escolar. Tem-se como questões de pesquisa: Quais conteúdos e conceitos algébricos são abordados pelos Planos de Estudos Tutorados? Quais atividades são propostas nesse material para o ensino e aprendizagem de álgebra nos anos iniciais? O objetivo geral desta pesquisa é: Investigar a proposta de trabalho presente nos Planos de Estudos Tutorados para os anos iniciais do Ensino Fundamental. E como objetivos específicos temos: Identificar conceitos e conteúdos do ensino de álgebra presentes nos Planos de Estudos Tutorados dos anos iniciais do ensino fundamental; Analisar as atividades presentes nos Planos de Estudos Tutorados e; Contribuir para as discussões sobre o ensino e aprendizagem da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa justifica-se na medida em que constatamos a escassez de trabalhos voltados para compreender a formação do professor para o ensino de álgebra e também sobre o ensino e a aprendizagem da álgebra. Além disso, pauta-se no fato de que o movimento Early Algebra vem ganhando destaque nos últimos anos, por voltar o olhar para compreender como os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental constroem habilidades de pensar algebricamente. Dotada de uma metodologia qualitativa para análise dos dados obtidos, teve como principal fonte de produção de dados os Planos de Estudos Tutorados que abordam conceitos e conteúdos algébricos nos anos iniciais do ensino fundamental e que foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais em 2020 para tentar chegar até os estudantes no período de fechamento das escolas e de isolamento social devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus. Para tanto, conduzimos uma pesquisa qualitativa pautada na análise documental. Com base em nossas investigações, pôde ser verificada uma preocupação em estimular a capacidade de reconhecer padrões, estabelecer generalizações, compreender as ideias matemáticas que sustentam a generalização e os conteúdos algébricos em níveis de ensino posteriores, da habilidade de levantar hipóteses e justifica-las por meio da linguagem, e em levar ao estabelecimento de relações entre as quatro operações. A partir dessa observação foi possível constatar que existe um direcionamento das atividades propostas nos Planos de Estudos Tutorados analisados, no sentido das ideias centrais da Early Algebra, que caracteriza o trabalho com os tópicos mencionados como aspectos intrinsecamente ligados ao desenvolvimento do pensamento algébrico. Contudo, observamos também a ausência de orientações para os pais e responsáveis auxiliarem as crianças no desenvolvimento das atividades, links que não estavam ativos e também poucas atividades referentes à álgebra. Ainda, o produto educacional desenvolvido foi uma sequência didática que aborda tarefas para o ensino de álgebra nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
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E como objetivos específicos temos: Identificar conceitos e conteúdos do ensino de álgebra presentes nos Planos de Estudos Tutorados dos anos iniciais do ensino fundamental; Analisar as atividades presentes nos Planos de Estudos Tutorados e; Contribuir para as discussões sobre o ensino e aprendizagem da álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta pesquisa justifica-se na medida em que constatamos a escassez de trabalhos voltados para compreender a formação do professor para o ensino de álgebra e também sobre o ensino e a aprendizagem da álgebra. Além disso, pauta-se no fato de que o movimento Early Algebra vem ganhando destaque nos últimos anos, por voltar o olhar para compreender como os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental constroem habilidades de pensar algebricamente. 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These are the research questions: What are the algebraic contents and concepts defined by the Tutored Study Plans? What activities are proposed in this material for teaching and learning algebra in the early years? The general objective of this research is: To investigate the proposal of work present in the Tutored Study Plans for the early years of elementary school. And as specific objectives we have: To identify concepts and contents of the teaching of algebra present in the Tutored Study Plans of the initial years of elementary school; Analyze the activities present in the Tutored Study Plans and; Contribute to discussions about teaching and learning algebra in the early years of elementary school. This research is justified to the extent that we find the scarcity of works aimed at understanding the teacher education for teaching algebra and also on the teaching and learning of mathematics. In addition, it is based on the fact that the Early Algebra movement has been gaining prominence in recent years, by looking back to understand how students in the early years of elementary school build thinking skills algebraically. Endowed with a qualitative methodology for analyzing the data obtained, its main source of data production was the Tutored Study Plans that address algebraic concepts and content in the early years of elementary school and which were made available by the Minas Gerais State Department of Education in 2020 to try to reach students in the period of school closure and social isolation due to the pandemic caused by the new coronavirus. To this end, we conducted a qualitative research based on documentary analysis. Based on our investigations, we see a concern to stimulate the ability to recognize patterns, establish generalizations, understand the mathematical ideas that support generalization and algebraic content at later levels of education, the ability to raise hypotheses and justify them by language, and to lead to the establishment of relationships between the four operations. From this observation it was possible to verify that there is a direction of the activities proposed in the Tutored Study Plans analyzed, in the sense of the central ideas of Early Algebra, which characterizes the work with the mentioned topics as aspects intrinsically linked to the development of algebraic thinking. However, we also observed the absence of guidelines for parents and guardians to assist children in the development of activities, links that were not active and also few activities related to algebra. Also, the educational product developed was a didactic sequence that addresses tasks for teaching algebra in the early years of elementary school.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Educação MatemáticaUFJFBrasilICE – Instituto de Ciências ExatasAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRAEducação MatemáticaÁlgebraAnos iniciais do ensino fundamentalMathematical educationAlgebraEarly years of elementary schoolA álgebra nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise dos Planos de Estudos Tutorados de Minas Geraisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALanaluciadocarmonarciso.pdfanaluciadocarmonarciso.pdfapplication/pdf2263602https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12758/1/analuciadocarmonarciso.pdf0e418f5a023f0bf32d3ffaa0e2cd665bMD51analuciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdfanaluciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdfapplication/pdf1185425https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12758/2/analuciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdf7cbd0b755a8c72286efc49500673c61dMD52TEXTanaluciadocarmonarciso.pdf.txtanaluciadocarmonarciso.pdf.txtExtracted texttext/plain889https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12758/5/analuciadocarmonarciso.pdf.txtb49221451ad3250904a3cb2f8f2f6f81MD55analuciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdf.txtanaluciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdf.txtExtracted texttext/plain133161https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12758/7/analuciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdf.txtbfe33d7c5c371b837c32950af9bfe776MD57THUMBNAILanaluciadocarmonarciso.pdf.jpganaluciadocarmonarciso.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1174https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12758/6/analuciadocarmonarciso.pdf.jpgcd1744397c27d63e3196c3bf6638ef9dMD56analuciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdf.jpganaluciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1216https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/12758/8/analuciadocarmonarciso-produtoeducacional.pdf.jpgf96d480123d970caf558e8837ae805ccMD58CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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