Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Francisco Maia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/226
Resumo: Esta pesquisa propõe mapear e analisar um modelo específico de publicidade nos jogos eletrônicos e as repercussões dessa estratégia no comportamento dos jogadores. Entre as classificações existentes, será trabalhado o in-game advertising – correspondente à inserção de um dado produto ou marca em um jogo desenvolvido por uma produtora sem vínculos diretos com os anunciantes. O nível de conexão entre a publicidade e o contexto do jogo (congruência) pode causar diferentes efeitos na memória do usuário, influenciando sua afinidade com a marca, intenção de compra, entre outros aspectos. O pragmaticismo de Peirce e suas ferramentas metodológicas nortearão a realização deste trabalho, amparado por autores como Huizinga, Santaella, Jenkins, Edery, Mollick e outros. A fim de testar a eficácia do in-game advertising foi conduzida uma pesquisa qualitativa com um grupo de jogadores entusiastas para avaliar os possíveis efeitos da publicidade congruente no ciberespaço de um jogo eletrônico. O jogo 2014 FIFA World Cup Brazil, da Electronic Arts, foi escolhido para este propósito por conter in-game advertising e publicidade congruente com o contexto do game. Em suma, busca-se com este trabalho compreender a eficácia comunicacional de mensagens publicitárias congruentes com o contexto de um jogo eletrônico, avaliando a perspectiva da recepção.
id UFJF_387f93e2c781b59e71744cf419e1eecd
oai_identifier_str oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/226
network_acronym_str UFJF
network_name_str Repositório Institucional da UFJF
repository_id_str
spelling Pimenta, Francisco José Paoliellohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9Caravela, Gabriela Borges Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6Pinheiro, Cristiano Max Pereirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751432P6http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4970871P8Rodrigues, Francisco Maia2015-12-15T15:46:07Z2015-12-152015-12-15T15:46:07Z2015-03-27https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/226Esta pesquisa propõe mapear e analisar um modelo específico de publicidade nos jogos eletrônicos e as repercussões dessa estratégia no comportamento dos jogadores. Entre as classificações existentes, será trabalhado o in-game advertising – correspondente à inserção de um dado produto ou marca em um jogo desenvolvido por uma produtora sem vínculos diretos com os anunciantes. O nível de conexão entre a publicidade e o contexto do jogo (congruência) pode causar diferentes efeitos na memória do usuário, influenciando sua afinidade com a marca, intenção de compra, entre outros aspectos. O pragmaticismo de Peirce e suas ferramentas metodológicas nortearão a realização deste trabalho, amparado por autores como Huizinga, Santaella, Jenkins, Edery, Mollick e outros. A fim de testar a eficácia do in-game advertising foi conduzida uma pesquisa qualitativa com um grupo de jogadores entusiastas para avaliar os possíveis efeitos da publicidade congruente no ciberespaço de um jogo eletrônico. O jogo 2014 FIFA World Cup Brazil, da Electronic Arts, foi escolhido para este propósito por conter in-game advertising e publicidade congruente com o contexto do game. Em suma, busca-se com este trabalho compreender a eficácia comunicacional de mensagens publicitárias congruentes com o contexto de um jogo eletrônico, avaliando a perspectiva da recepção.This research proposes to map and analyze a specific model of advertising in video games and the impact of this strategy on the behavior of players. Among the existing classifications, we will be working with the “in-game advertising” - corresponding to the insertion of a product or brand in a game developed by a producer without direct links to advertisers. The level of connection between advertising and the game context (congruency) can cause different effects in user memory, influencing their affinity with the brand, purchase intention, among other elements. Peirce’s pragmaticism and it’s methodological tools will guide this work, supported by authors such as Huizinga, Santaella, Jenkins, Edery, Mollick and others. In order to test the effectiveness of ingame advertising it was conducted a qualitative research with a group of enthusiastic players to assess the possible effects of consistent advertising in cyberspace of a video game. The FIFA World Cup Brazil 2014 game, developed by Electronic Arts, was chosen for this purpose because it contains in-game advertising and advertising congruent with the game context. In short, with this work we aim to understand the communication effectiveness of advertising congruent with the context of a video game, assessing the perspective of the consumers.porUniversidade Federal de Juiz de ForaPrograma de Pós-graduação em ComunicaçãoUFJFBrasilFaculdade de Comunicação SocialCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOPublicidadeIn-game advertisingJogos eletrônicosCongruênciaAdvertisingIn-game advertisingVideogamesCongruencyJogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertisinginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFTEXTfranciscomaiarodrigues.pdf.txtfranciscomaiarodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain222503https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/226/3/franciscomaiarodrigues.pdf.txt4b91fdf0e5e52430d23a0519f4d0d496MD53THUMBNAILfranciscomaiarodrigues.pdf.jpgfranciscomaiarodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/226/4/franciscomaiarodrigues.pdf.jpgee0712cea06b211460dff529fc166294MD54ORIGINALfranciscomaiarodrigues.pdffranciscomaiarodrigues.pdfapplication/pdf1846109https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/226/1/franciscomaiarodrigues.pdf585d20660c34a3131b4bc290677d0eb3MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82136https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/226/2/license.txtffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1MD52ufjf/2262019-11-07 11:34:48.291oai:hermes.cpd.ufjf.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-11-07T13:34:48Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising
title Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising
spellingShingle Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising
Rodrigues, Francisco Maia
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade
In-game advertising
Jogos eletrônicos
Congruência
Advertising
In-game advertising
Videogames
Congruency
title_short Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising
title_full Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising
title_fullStr Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising
title_full_unstemmed Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising
title_sort Jogos eletrônicos como estratégia de comunicação: efeitos da congruência do in-game advertising
author Rodrigues, Francisco Maia
author_facet Rodrigues, Francisco Maia
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pimenta, Francisco José Paoliello
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Caravela, Gabriela Borges Martins
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pinheiro, Cristiano Max Pereira
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4751432P6
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4970871P8
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Francisco Maia
contributor_str_mv Pimenta, Francisco José Paoliello
Caravela, Gabriela Borges Martins
Pinheiro, Cristiano Max Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Publicidade
In-game advertising
Jogos eletrônicos
Congruência
Advertising
In-game advertising
Videogames
Congruency
dc.subject.por.fl_str_mv Publicidade
In-game advertising
Jogos eletrônicos
Congruência
Advertising
In-game advertising
Videogames
Congruency
description Esta pesquisa propõe mapear e analisar um modelo específico de publicidade nos jogos eletrônicos e as repercussões dessa estratégia no comportamento dos jogadores. Entre as classificações existentes, será trabalhado o in-game advertising – correspondente à inserção de um dado produto ou marca em um jogo desenvolvido por uma produtora sem vínculos diretos com os anunciantes. O nível de conexão entre a publicidade e o contexto do jogo (congruência) pode causar diferentes efeitos na memória do usuário, influenciando sua afinidade com a marca, intenção de compra, entre outros aspectos. O pragmaticismo de Peirce e suas ferramentas metodológicas nortearão a realização deste trabalho, amparado por autores como Huizinga, Santaella, Jenkins, Edery, Mollick e outros. A fim de testar a eficácia do in-game advertising foi conduzida uma pesquisa qualitativa com um grupo de jogadores entusiastas para avaliar os possíveis efeitos da publicidade congruente no ciberespaço de um jogo eletrônico. O jogo 2014 FIFA World Cup Brazil, da Electronic Arts, foi escolhido para este propósito por conter in-game advertising e publicidade congruente com o contexto do game. Em suma, busca-se com este trabalho compreender a eficácia comunicacional de mensagens publicitárias congruentes com o contexto de um jogo eletrônico, avaliando a perspectiva da recepção.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T15:46:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-12-15
2015-12-15T15:46:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/226
url https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFJF
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Juiz de Fora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFJF
instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron:UFJF
instname_str Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
instacron_str UFJF
institution UFJF
reponame_str Repositório Institucional da UFJF
collection Repositório Institucional da UFJF
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/226/3/franciscomaiarodrigues.pdf.txt
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/226/4/franciscomaiarodrigues.pdf.jpg
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/226/1/franciscomaiarodrigues.pdf
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/226/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4b91fdf0e5e52430d23a0519f4d0d496
ee0712cea06b211460dff529fc166294
585d20660c34a3131b4bc290677d0eb3
ffbb04eaab5e689eb178ff1cf915d0d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801661398004006912