It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, João Francisco Moraes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/169521
Resumo: Este trabalho se propõe a analisar, de forma comparativa, a utilização da publicidade in-game em games da série de simuladores de futebol FIFA. Seus objetivos específicos são identificar a presença de publicidade durante os games da série FIFA e relacionar o seu uso de publicidade in-game com o avanço tecnológico dos games. Como embasamento teórico, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema de games, publicidade e publicidade em games. Também realizamos levantamento documental para exemplificar as teorias e coletar dados do objeto de estudos. Construímos uma matriz de análise como metodologia para verificar os dados coletados, utilizando referências da pesquisa para construir seus parâmetros. Ao final do trabalho, identificamos uma muito importante evolução da utilização das técnicas de comunicação social na série FIFA e conseguimos relacionar esse avanço com o desenvolvimento tecnológico dos games.
id UFRGS-2_66bc6e57c294ba7199adc9bfecb67f76
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169521
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, João Francisco Moraes deKowarick, Adriana Coelho Borges2017-10-18T05:36:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/169521001048858Este trabalho se propõe a analisar, de forma comparativa, a utilização da publicidade in-game em games da série de simuladores de futebol FIFA. Seus objetivos específicos são identificar a presença de publicidade durante os games da série FIFA e relacionar o seu uso de publicidade in-game com o avanço tecnológico dos games. Como embasamento teórico, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema de games, publicidade e publicidade em games. Também realizamos levantamento documental para exemplificar as teorias e coletar dados do objeto de estudos. Construímos uma matriz de análise como metodologia para verificar os dados coletados, utilizando referências da pesquisa para construir seus parâmetros. Ao final do trabalho, identificamos uma muito importante evolução da utilização das técnicas de comunicação social na série FIFA e conseguimos relacionar esse avanço com o desenvolvimento tecnológico dos games.This work intends to analyze, in a comparative way, the use of in-game advertising in games of the soccer simulator FIFA series. Its specific objectives are to identify the presence of advertising during the FIFA series’ games and to relate its use of in-game advertising to the technological advancement of games. As a theoretical basis, we perform bibliographic research on the topic of games, advertising and advertising in games. We also conduct a documentary survey to exemplify theories and collect data from the study object. We construct an analysis matrix as a methodology to verify the collected data, using research references to construct its parameters. At the end of the work, we identified a very important evolution of the use of media techniques in the FIFA series and we manage to relate this advance with the technological development of games.application/pdfporJogos eletrônicosPublicidadeAdvertisingFIFAVideogamesGamesIt’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadegraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001048858.pdf001048858.pdfTexto completoapplication/pdf6053524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/1/001048858.pdf8607f19399b7b5b4cc4e9323a6ca9d99MD51TEXT001048858.pdf.txt001048858.pdf.txtExtracted Texttext/plain184058http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/2/001048858.pdf.txtec0f5a9b8292f30543df1ebcc9b8a2e1MD52THUMBNAIL001048858.pdf.jpg001048858.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/3/001048858.pdf.jpgab35dbdccd066c3a10f48a8168ec9c07MD5310183/1695212018-10-29 09:06:13.572oai:www.lume.ufrgs.br:10183/169521Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T12:06:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
title It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
spellingShingle It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
Freitas, João Francisco Moraes de
Jogos eletrônicos
Publicidade
Advertising
FIFA
Videogames
Games
title_short It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
title_full It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
title_fullStr It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
title_full_unstemmed It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
title_sort It’s in the game: análise da publicidade in-game presente na série FIFA
author Freitas, João Francisco Moraes de
author_facet Freitas, João Francisco Moraes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, João Francisco Moraes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
contributor_str_mv Kowarick, Adriana Coelho Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos
Publicidade
topic Jogos eletrônicos
Publicidade
Advertising
FIFA
Videogames
Games
dc.subject.eng.fl_str_mv Advertising
FIFA
Videogames
Games
description Este trabalho se propõe a analisar, de forma comparativa, a utilização da publicidade in-game em games da série de simuladores de futebol FIFA. Seus objetivos específicos são identificar a presença de publicidade durante os games da série FIFA e relacionar o seu uso de publicidade in-game com o avanço tecnológico dos games. Como embasamento teórico, realizamos pesquisa bibliográfica sobre o tema de games, publicidade e publicidade em games. Também realizamos levantamento documental para exemplificar as teorias e coletar dados do objeto de estudos. Construímos uma matriz de análise como metodologia para verificar os dados coletados, utilizando referências da pesquisa para construir seus parâmetros. Ao final do trabalho, identificamos uma muito importante evolução da utilização das técnicas de comunicação social na série FIFA e conseguimos relacionar esse avanço com o desenvolvimento tecnológico dos games.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-18T05:36:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/169521
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001048858
url http://hdl.handle.net/10183/169521
identifier_str_mv 001048858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/1/001048858.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/2/001048858.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/169521/3/001048858.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8607f19399b7b5b4cc4e9323a6ca9d99
ec0f5a9b8292f30543df1ebcc9b8a2e1
ab35dbdccd066c3a10f48a8168ec9c07
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224539001061376