Práticas curriculares em alfabetização na educação de jovens e adultos nos diversos tempos da pandemia de Covid-19: um estudo na escola Dr. Geraldo Moutinho – CEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Heloisa Feliciano de Almeida
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFJF
Texto Completo: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16623
Resumo: A reflexão sobre as práticas de alfabetização das educadoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nos anos iniciais nos diferentes tempos da pandemia de Covid-19, instigamnos a questionar quais desafios foram enfrentados e quais estratégias e redes de apoio foram produzidas no intento de buscar garantir o vínculo do público da EJA e suas aprendizagens nesse período tão difícil e de condições ainda mais adversas para a escolarização no contexto da modalidade. Do mesmo modo que é significativo compreender que repercussões as vivências pedagógicas e humanas durante o ensino remoto emergencial inscreveram-se nos modos de alfabetizar na EJA após o retorno das atividades presenciais na escola. Diante disso, o estudo visa compreender que reorganizações curriculares aconteceram durante o tempo do ensino remoto e do retorno presencial, conferindo especial atenção a questão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas em alfabetização na EJA. Assim, focamos nossa atenção no fazer curricular das educadoras alfabetizadoras, investigando quais foram as práticas curriculares voltadas a alfabetização nos anos iniciais na modalidade, em uma escola de oferta prioritária de EJA da rede municipal de Juiz de Fora. Objetivando desvendar as questões apontadas, a pesquisa se sustenta teórico metodologicamentente na interface entre os campos da EJA, da alfabetização e do Currículo, alinhando-se a partir das contribuições de autores como, Paulo Freire, Magda Soares, Ivor Goodson, Sacristán e Miguel Arroyo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracteriza por um estudo de abordagem qualitativa, com enfoque no trabalho desenvolvido por três alfabetizadoras. A base empírica produzida foi a realização de sete entrevistas e a análise de documentos curriculares fornecidos pelas partícipes da pesquisa. Por meio da análise cruzada entre as entrevistas realizadas e os documentos curriculares inventariados, foi possível constatar que as práticas curriculares no formato online interditaram o processo de alfabetização dos estudantes, evidenciando a relevância da relação dialógica que se estabelece na presencialidade da escola para garantir a escolarização dos educandos que se encontram nessa etapa de sua formação. Desta maneira, chegamos à conclusão que diante de inúmeros desafios, resistências e limites objetivos e subjetivos, as práticas curriculares das partícipes da pesquisa, voltadas a alfabetizar, foram afetadas. Os resultados da pesquisa revelam que a inserção das TDICs nas práticas curriculares da EJA necessita ser compreendida não apenas como processo de instrumentalização do educador e do educando na perspectiva do letramento digital. Ela necessita ser apreendida no contexto do direito legal, no âmbito das funções reparadoras, equalizadoras e qualificadoras definidas à EJA, sendo agregada na construção curricular como uma necessidade da educação na EJA.
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Do mesmo modo que é significativo compreender que repercussões as vivências pedagógicas e humanas durante o ensino remoto emergencial inscreveram-se nos modos de alfabetizar na EJA após o retorno das atividades presenciais na escola. Diante disso, o estudo visa compreender que reorganizações curriculares aconteceram durante o tempo do ensino remoto e do retorno presencial, conferindo especial atenção a questão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas em alfabetização na EJA. Assim, focamos nossa atenção no fazer curricular das educadoras alfabetizadoras, investigando quais foram as práticas curriculares voltadas a alfabetização nos anos iniciais na modalidade, em uma escola de oferta prioritária de EJA da rede municipal de Juiz de Fora. Objetivando desvendar as questões apontadas, a pesquisa se sustenta teórico metodologicamentente na interface entre os campos da EJA, da alfabetização e do Currículo, alinhando-se a partir das contribuições de autores como, Paulo Freire, Magda Soares, Ivor Goodson, Sacristán e Miguel Arroyo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracteriza por um estudo de abordagem qualitativa, com enfoque no trabalho desenvolvido por três alfabetizadoras. A base empírica produzida foi a realização de sete entrevistas e a análise de documentos curriculares fornecidos pelas partícipes da pesquisa. Por meio da análise cruzada entre as entrevistas realizadas e os documentos curriculares inventariados, foi possível constatar que as práticas curriculares no formato online interditaram o processo de alfabetização dos estudantes, evidenciando a relevância da relação dialógica que se estabelece na presencialidade da escola para garantir a escolarização dos educandos que se encontram nessa etapa de sua formação. Desta maneira, chegamos à conclusão que diante de inúmeros desafios, resistências e limites objetivos e subjetivos, as práticas curriculares das partícipes da pesquisa, voltadas a alfabetizar, foram afetadas. Os resultados da pesquisa revelam que a inserção das TDICs nas práticas curriculares da EJA necessita ser compreendida não apenas como processo de instrumentalização do educador e do educando na perspectiva do letramento digital. Ela necessita ser apreendida no contexto do direito legal, no âmbito das funções reparadoras, equalizadoras e qualificadoras definidas à EJA, sendo agregada na construção curricular como uma necessidade da educação na EJA.Reflecting on the literacy practices of EJA educators in the initial years at different times of the Covid-19 pandemic, encourages us to question what challenges were faced and what strategies and support networks were produced in an attempt to ensure the bond of public of EJA and their learning in this very difficult period and with even more adverse conditions for schooling in the context of the modality. In the same way, it is significant to understand what repercussions the pedagogical and human experiences during emergency remote teaching had on the ways of teaching literacy in EJA after the return of face-to-face activities at school. Given this, the study aims to understand what curricular reorganizations took place during the time of remote teaching and the return in person, paying special attention to the issue of TDICs in literacy practices at EJA. Thus, we focused our attention on the curricular work of literacy educators, investigating what curricular practices were aimed at literacy in the Early Years in this modality, in a school with a priority provision of EJA in the municipal network of Juiz de Fora. Aiming to unravel the issues raised, the research is theoretically methodologically based on the interface between the fields of EJA, Literacy and Curriculum, aligned with the contributions of authors such as Paulo Freire, Magda Soares, Ivor Goodson, Sacristán and Miguel Arroyo. From a methodological point of view, the research is characterized by a qualitative study, focusing on the work carried out by three literacy teachers. The empirical basis produced was the carrying out of seven interviews and the analysis of curricular documents provided by the research participants. Through the cross-analysis between the interviews carried out and the curricular documents inventoried, it was possible to verify that curricular practices in the online format prohibited the process of literacy of students, highlighting the relevance of the dialogical relationship that is established in the presence of the school to guarantee the schooling of students who are at this stage of their training. In this way, we came to the conclusion that faced with countless challenges, resistance and objective and subjective limits, the curricular practices of the research participants, aimed at teaching literacy, were affected. The research results reveal that the inclusion of TDIC in EJA curricular practices needs to be understood not only as a process of instrumentalizing the educator and the student from the perspective of digital literacy. It needs to be understood in the context of legal law, within the scope of the reparative, equalizing and qualifying functions defined to EJA, being added to the curricular construction as a need for education in EJA.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em EducaçãoUFJFBrasilFaculdade de EducaçãoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCurrículoAlfabetizaçãoTDICEducadoras da EJAPandemia de Covid-19CurriculumLiteracyPráticas curriculares em alfabetização na educação de jovens e adultos nos diversos tempos da pandemia de Covid-19: um estudo na escola Dr. Geraldo Moutinho – CEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/16623/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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