A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFJF |
Texto Completo: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10857 |
Resumo: | Esta pesquisa propõe uma investigação acerca do silêncio em alguns poemas de Marina Tsvetáeva. A partir de um olhar estrutural e social, o estudo busca, mais especificamente, pensar de que maneira o silenciamento poético se manifesta nos poemas, além de verificar se há alguma ressonância entre o prisma histórico dos períodos de exceção e a prática literária de Marina Tsvetáeva, considerando alguns fatores-chave como o poder de concisão da língua russa e a flexão de outros elementos formais e sociais no texto poético. Do ponto de vista teórico, a pesquisa conta com dois caminhos críticos (ou capítulos) que muito se acentuam na obra da poeta: a cidade e a memória. O primeiro, pensando na produtiva relação de interface entre a Moscou da infância e a capital pré-revolucionária da segunda década do século XX, tendo como base o suporte de Hamburger (2007), Agamben (2004), Ehrenburg (1964) e Gomes (2008). O segundo viés teórico lança mão da memória, dessa vez não apenas da cidade, mas oriunda de outros fractais, pensada nas múltiplas relações mnemônicas que os poemas coligidos exploram através de seus gatilhos e vestígios diversos, resgatando temas como nascimento, predestinação, infância e relacionamento familiar, caros à Tsvetáeva como um todo. Nesse segundo momento, contribuíram os autores Halbwachs (1968), Lopes (2012), Seligmann-Silva (1999) e Nora (1993). Por fim, a pesquisa se encerra com um terceiro e último capítulo que analisa, de maneira geral, a recepção da literatura russa no Ocidente (mais especificamente, na França) e discute como Marina Tsvetáeva foi e continua sendo bastante lida através da chancela de sua trágica biografia. O capítulo relativiza, baseando-se nas obras de Gomide (2004), Feiler (1994) e Butler (2016), o poder do mercado na recepção das obras literárias, o papel central do gênero e o efeito da tragédia na biografia das escritoras suicidas. |
id |
UFJF_42725aa68ed1c6aec5e490cb577a6697 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:hermes.cpd.ufjf.br:ufjf/10857 |
network_acronym_str |
UFJF |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFJF |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeidahttp://lattes.cnpq.br/Furtado, Fernando Fábio FioreseAmérico, Ekaterina Volkovahttp://lattes.cnpq.br/Arantes, Igôr Werneck2019-09-24T13:29:15Z2019-09-192019-09-24T13:29:15Z2019-06-17https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10857Esta pesquisa propõe uma investigação acerca do silêncio em alguns poemas de Marina Tsvetáeva. A partir de um olhar estrutural e social, o estudo busca, mais especificamente, pensar de que maneira o silenciamento poético se manifesta nos poemas, além de verificar se há alguma ressonância entre o prisma histórico dos períodos de exceção e a prática literária de Marina Tsvetáeva, considerando alguns fatores-chave como o poder de concisão da língua russa e a flexão de outros elementos formais e sociais no texto poético. Do ponto de vista teórico, a pesquisa conta com dois caminhos críticos (ou capítulos) que muito se acentuam na obra da poeta: a cidade e a memória. O primeiro, pensando na produtiva relação de interface entre a Moscou da infância e a capital pré-revolucionária da segunda década do século XX, tendo como base o suporte de Hamburger (2007), Agamben (2004), Ehrenburg (1964) e Gomes (2008). O segundo viés teórico lança mão da memória, dessa vez não apenas da cidade, mas oriunda de outros fractais, pensada nas múltiplas relações mnemônicas que os poemas coligidos exploram através de seus gatilhos e vestígios diversos, resgatando temas como nascimento, predestinação, infância e relacionamento familiar, caros à Tsvetáeva como um todo. Nesse segundo momento, contribuíram os autores Halbwachs (1968), Lopes (2012), Seligmann-Silva (1999) e Nora (1993). Por fim, a pesquisa se encerra com um terceiro e último capítulo que analisa, de maneira geral, a recepção da literatura russa no Ocidente (mais especificamente, na França) e discute como Marina Tsvetáeva foi e continua sendo bastante lida através da chancela de sua trágica biografia. O capítulo relativiza, baseando-se nas obras de Gomide (2004), Feiler (1994) e Butler (2016), o poder do mercado na recepção das obras literárias, o papel central do gênero e o efeito da tragédia na biografia das escritoras suicidas.This study proposes a research on the silence in some poems by Marina Tsvetaeva. From the structural and social perspective, the study seeks, more specifically, to discuss how poetic silencing is manifested in the poems, as well as to verify if there is any resonance between the historical prism of the States of Exception and Marina Tsvetaeva‘s literary practice, considering some key factors such as the conciseness of the Russian language and the presence of other formal and social elements in the poetic text. From the theoretical point of view, the dissertation consists of two critical paths (or chapters) that are greatly accentuated in the work of the poet: the city and the memory. The first one takes into account the relationship between Marina Tsvetaeva‘s childhood Moscow and the pre-revolutionary city of the second decade of the twentieth century. The first section has as references the works of Hamburger (2007), Agamben (2004), Ehrenburg (1964) and Gomes (2008). The second theoretical direction makes use of memory, this time not only of the city of Moscow, but also of other multiple mnemonic relationships that the collected poems explore through their triggers and vestiges, highlighting themes such as birth, predestination, childhood and family relationship, dear to Tsvetaeva as a whole. In the second chapter, the studies of Halbwachs (1968), Lopes (2012), Seligmann-Silva (1999) and Nora (1993) have been used as a theoretical basis. Finally, the dissertation presents the third and final chapter that argues the response to Russian literature in the West (more specifically in France) and analyzes how Marina Tsvetaeva was and continues to be widely read through the seal of her tragic biography. This final chapter discusses, based on the works of Gomide (2004), Feiler (1994) and Butler (2016), the influence of literary marketing in the response to literary works, the central role of gender, and the effect of tragedy on the biography of suicidal writers.porUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos LiteráriosUFJFBrasilFaculdade de LetrasAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASMarina TsvetáevaSilêncioMemóriaPoesia russaLiteratura russaMarina TsvetaevaSilenceMemoryRussian poetryRussian literatureA palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáevainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFJFinstname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFORIGINALigorwerneckarantes.pdfigorwerneckarantes.pdfapplication/pdf1518591https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/1/igorwerneckarantes.pdfe99824b571f34489b61b0ce40b42f994MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/3/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD53TEXTigorwerneckarantes.pdf.txtigorwerneckarantes.pdf.txtExtracted texttext/plain349547https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/4/igorwerneckarantes.pdf.txtdd509ff1f9196e80f5064c81cbb619e9MD54THUMBNAILigorwerneckarantes.pdf.jpgigorwerneckarantes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1146https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/5/igorwerneckarantes.pdf.jpgf491fcce3a902d9d51c19d1e59587d6dMD55ufjf/108572019-09-25 03:10:50.677oai:hermes.cpd.ufjf.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufjf.br/oai/requestopendoar:2019-09-25T06:10:50Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva |
title |
A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva |
spellingShingle |
A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva Arantes, Igôr Werneck CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Marina Tsvetáeva Silêncio Memória Poesia russa Literatura russa Marina Tsvetaeva Silence Memory Russian poetry Russian literature |
title_short |
A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva |
title_full |
A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva |
title_fullStr |
A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva |
title_full_unstemmed |
A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva |
title_sort |
A palavra e o nada: silêncio, cidade e memória na poesia de Marina Tsvetáeva |
author |
Arantes, Igôr Werneck |
author_facet |
Arantes, Igôr Werneck |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Furtado, Fernando Fábio Fiorese |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Américo, Ekaterina Volkova |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/ |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arantes, Igôr Werneck |
contributor_str_mv |
Pereira, Prisca Rita Agustoni de Almeida Furtado, Fernando Fábio Fiorese Américo, Ekaterina Volkova |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Marina Tsvetáeva Silêncio Memória Poesia russa Literatura russa Marina Tsvetaeva Silence Memory Russian poetry Russian literature |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marina Tsvetáeva Silêncio Memória Poesia russa Literatura russa Marina Tsvetaeva Silence Memory Russian poetry Russian literature |
description |
Esta pesquisa propõe uma investigação acerca do silêncio em alguns poemas de Marina Tsvetáeva. A partir de um olhar estrutural e social, o estudo busca, mais especificamente, pensar de que maneira o silenciamento poético se manifesta nos poemas, além de verificar se há alguma ressonância entre o prisma histórico dos períodos de exceção e a prática literária de Marina Tsvetáeva, considerando alguns fatores-chave como o poder de concisão da língua russa e a flexão de outros elementos formais e sociais no texto poético. Do ponto de vista teórico, a pesquisa conta com dois caminhos críticos (ou capítulos) que muito se acentuam na obra da poeta: a cidade e a memória. O primeiro, pensando na produtiva relação de interface entre a Moscou da infância e a capital pré-revolucionária da segunda década do século XX, tendo como base o suporte de Hamburger (2007), Agamben (2004), Ehrenburg (1964) e Gomes (2008). O segundo viés teórico lança mão da memória, dessa vez não apenas da cidade, mas oriunda de outros fractais, pensada nas múltiplas relações mnemônicas que os poemas coligidos exploram através de seus gatilhos e vestígios diversos, resgatando temas como nascimento, predestinação, infância e relacionamento familiar, caros à Tsvetáeva como um todo. Nesse segundo momento, contribuíram os autores Halbwachs (1968), Lopes (2012), Seligmann-Silva (1999) e Nora (1993). Por fim, a pesquisa se encerra com um terceiro e último capítulo que analisa, de maneira geral, a recepção da literatura russa no Ocidente (mais especificamente, na França) e discute como Marina Tsvetáeva foi e continua sendo bastante lida através da chancela de sua trágica biografia. O capítulo relativiza, baseando-se nas obras de Gomide (2004), Feiler (1994) e Butler (2016), o poder do mercado na recepção das obras literárias, o papel central do gênero e o efeito da tragédia na biografia das escritoras suicidas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-24T13:29:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-09-19 2019-09-24T13:29:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10857 |
url |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/10857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFJF |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Faculdade de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFJF instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFJF |
collection |
Repositório Institucional da UFJF |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/1/igorwerneckarantes.pdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/2/license_rdf https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/3/license.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/4/igorwerneckarantes.pdf.txt https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/10857/5/igorwerneckarantes.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e99824b571f34489b61b0ce40b42f994 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 dd509ff1f9196e80f5064c81cbb619e9 f491fcce3a902d9d51c19d1e59587d6d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801661330163236864 |